sábado, 1 de outubro de 2022

Red Bull em dia de Ferrari


 Charles Leclerc ficou com mais uma pole em 2022, dessa vez em Cingapura, pista de rua que retorna após três anos de for por causa da pandemia. Até aí, nada demais, afinal, foi a nona pole de Charles nessa temporada. Porém, aconteceu muito mais coisas na classificação cingapuriana, inclusive um erro clamoroso da Red Bull que acabou relegando Max Verstappen a um pálido oitavo lugar, quando o neerlandês partia para conseguir uma pole acachapante.

Antigamente quando havia previsão de chuva na F1, todo mundo ficava ouriçado para uma sessão animada e fora da rotina, porém, com a porcaria dos pneus de chuva da Pirelli e um carro com dimensões tão grandes aumentando a área de contato e por consequência o risco de aquaplanagem, hoje a notícia de chuva na F1 causa mais pânico do que regozijo aos fãs. Contudo, a chuva caiu forte em Cingapura apenas no período da tarde, tradicional horário das chuvas naquela região e apenas o terceiro treino livre foi afetado de verdade, mas com uma umidade altíssima, além de vários obstáculos impedindo uma secagem rápida, o treino que definiu o grid teve pista úmida e muita cautela dos pilotos, que preferiram não arriscar e ficaram a maior parte do tempo com pneus intermediários. A primeira grande surpresa foi Ocon ter ficado no Q1, com o ameaçado Mick Schumacher passando por muito pouco ao Q2. Ricciardo não se pode chamar de ameaçado, pois o australiano simplesmente não está fazendo por onde ficar na F1, essa é a triste realidade de Daniel.

Já no Q2 houveram tentativas com pneus slicks por parte da turma da Aston Martin e Zhou, mas mesmo com a pista com mais de 90% seca, as partes molhadas fizeram a diferença e os três ficaram de fora do Q3, porém, ninguém poderia esperar George Russell ficar no Q2. Dessa vez Russell ficou bem abaixo de Hamilton em situações de pista mistas, algo que o jovem inglês tem muito a melhorar. Quando a terceira parte da classificação começou, rapidamente todos foram para os pneus slicks, mesmo com os carros bastante ariscos nas partes lentas e úmidas. É nesse momento que o talento se sobressai e com isso os veteranos Alonso e Hamilton deram um show, marcando os melhores tempos no momento em que os pilotos tateavam na pista. O tempo de Hamilton mais de 2s melhor do que o resto foi assombroso, mas havia muito o que melhorar.

Como é comum nesses casos, ficar na pista pelo maior tempo possível faz a diferença e para isso, tem que ter gasolina para isso. Num erro que poderia muito bem ser da Ferrari, a Red Bull cometeu um erro de cálculo e quando Verstappen vinha para pulverizar o melhor tempo de Leclerc, Max foi chamado aos boxes de última hora. Uma enormidade de palavrões apareceram no rádio, com Verstappen relegado ao oitavo posto numa pista onde ultrapassar é complicado, mesmo já termos visto várias corridas de recuperação do piloto da Red Bull. A turma da Red Bull se enganou no cálculo de combustível e Verstappen teve que ir aos boxes para não ter uma pane seca. A chance de sair de Cingapura como campeão caiu bastante para Verstappen. A briga pela pole foi apertada, com Leclerc conseguindo o primeiro posto, Pérez salvando um pouco a honra da Red Bull e um chateado Hamilton completando o top3. Numa pista que anda bem e marcou uma volta de classificação lendária, Hamilton perdeu a pole por meros cinco centésimos, mostrando o equilíbrio entre eles, mas só estão nessa posição porque o ponto de desequilíbrio foi prejudicado pelo um raro erro da Red Bull. Para amanhã, é esperado também chuva como nesse sábado, resta saber o quão será impactante para a corrida.

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