domingo, 8 de novembro de 2020

Consagrando a família


Na longa história da Nascar, apenas duas famílias tiveram como campeões pai e filho. E são duas famílias famosas. Lee Petty e o grande Richard Petty, além de Ned Jarrett e Dale Jarrett eram os únicos campeões de diferentes gerações. Até hoje. Chase Elliott conseguiu uma vitória convincente em Phoenix nesse começo de noite e igualou ao seu pai Bill, vencedor da categoria principal da Nascar em 1988.

Foi uma corrida onde os quatro contendores lideraram e ocuparam praticamente o tempo todo o top-5 da prova final, com uma ou outra exceção. Nessa bizarra forma de definir seu campeão, a Nascar conseguiu a proeza de alijar da disputa Kevin Harvick, dono de nove vitórias do longo do ano, mas após duas corridas problemáticas, se viu sem chances de título na última etapa da Cup. Algo totalmente surreal, mas isso em nada macula o título de Elliott.

O piloto da Hendrick teve um dia árduo e que não começou da melhor maneira. Enquanto seus três rivais, Joey Logano, Brad Keselowski e Denny Hamlin largavam nas duas primeiras filas, Elliott teve seu carro reprovado em duas inspeções, fazendo-o largar de 38º. Nunca alguém havia vencido largando tão atrás em Phoenix, mas a forma como Chase estava determinado ficou clara quando chegou ao top-10 em trinta voltas. Quando chegou ao pelotão da frente, Elliott teve que lhe dar com a dupla da Penske e Hamlin, porém, se Logano e Keselowki ocuparam ao menos uma vez a ponta da corrida, Hamlin não ficou nessa posição em momento nenhum e mesmo que lutando entre os quatro primeiros, parecia o que tinha menos condições de vencer. Com sete vitórias, mais uma vez Hamlin nadou e morreu na praia, aumentando sua fama de amarelão.

Chase chegou a perder a ponta na última parada, mas ultrapassou Logano faltando pouco menos de quarenta voltas e liderou até o fim. Era até esperado (inclusive por Elliott) uma bandeira amarela 'por detritos', mas ela não veio e mesmo com Keselowski aparecendo forte no final, Chase manteve a vantagem em 3s para entrar para a história da Nascar e colocar o nome Elliott entre os grandes da categoria.

Outro destaque foi a corrida de despedida da lenda Jimmie Johnson, companheiro de equipe de Elliott. Aos 45 anos de idade, Johnson não vence na Nascar desde 2017 e estava falhando em chegar até mesmo aos play-offs, sistema que se consagrou e venceu todos os seus sete títulos. Percebendo que seu tempo na Nascar havia terminado, JJ fez uma temporada de despedida, recebeu várias homenagens e foi um brilhante quinto colocado, sem se meter na briga pelo título, mas saindo muito bem da Nascar rumo à Indy. Despedidas também de Matt Kenseth e Clint Bowyer.

Aos 24 anos de idade, Chase Elliott era mais conhecido como o filho do grande Bill Elliott, até hoje dono do recorde de volta mais rápida com um carro da Nascar. Muito jovem ele foi descoberto pela poderosa equipe Hendrick e foi lapidado, vencendo a Xfinity e subindo a Cup rapidamente. A primeira vitória demorou, mas quando veio Chase não parou mais, se tornando definitivamente um piloto de ponta da Nascar. Em sua primeira final, Elliott não se intimidou com a experiente dupla da Penske e fez uma tremenda corrida de recuperação, saindo de último para primeiro e segurar a pressão para se consagrar como o mais novo campeão da Nascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário