quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Don Diego

 


Ao final de Copa do Mundo de 1990, convivendo com um sério problema de saúde, havia um inimigo número um para mim: Diego Maradona. Fora ele quem havia derrubado o Brasil com um toque sutil para Caniggia marcar o gol da desclassificação brasileira. Passei a detestar Maradona. Sorte minha que por pouco tempo. O argentino era um ícone mundial e havia um magnetismo em Maradona. Porém, a pior parte da vida de Maradona veio à tona logo depois quando os problemas com as drogas se tornaram públicas e Diego foi suspenso. Veio a Copa de 1994 e Maradona reapareceu no mundo com sua categoria para ajudar a alviceleste. Já restabelecido e com 12 anos, até curti o ressurgimento de Maradona e seu famoso gol contra a Grécia, gritando para a câmera, quase a engolindo. Então veio outro doping e a carreira de Maradona parecia terminada. Terminada? Voltando ao antigo amor, Maradona foi ao Boca Juniors e como tinha o privilégio de ter TV por assinatura, assisti a muitos dos seus jogos finais pelo Campeonato Argentino.

A carreira de Maradona terminou, mas ele nunca deixou as manchetes. Os abusos em sua vida ficavam mais evidentes com sua obesidade e sua quase morte nos anos 2000. Mais uma vez sobrevivendo, Maradona se tornou uma figura folclórica com suas tiradas malucas. O via apenas como uma pessoa doente, de passado glorioso. Achava graça da igreja Maradoniana. Diego se tornou técnico da seleção argentina e as coisas passaram ainda mais loucas, com Maradona estragando uma oportunidade de uma ótima geração que nunca foi campeã, onde fez uma Copa de 2010 completamente errática e tomando de quatro da Alemanha.

O tempo fez com que os anos gloriosos de Diego Armando Maradona ficassem cada vez mais para trás. Como Pelé, havia o Maradona pessoa e o personagem. O Maradona-pessoa parecia bizarro, confuso pelos excessos. Já o Maradona-personagem ainda aparecia com suas incríveis apresentações vistas através do YouTube pelo Napoli e pela seleção da Argentina, principalmente na mítica Copa do Mundo de 1986. Nesse 25 de novembro de 2020, os excessos da pessoa Diego Maradona cobrou seu preço e o argentino faleceu quando mal completara 60 anos. O personagem Diego Maradona será eterno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário