domingo, 8 de novembro de 2020

Quem poderia apostar?


Quando foi confirmada o gravidade da fratura de Marc Márquez, não faltaram candidatos ao título da complicada temporada 2020 da MotoGP, porém, pouquíssimos colocariam suas fichas no número 36. Joan Mir estreou de forma até surpreendente ano passado na MotoGP após apenas um ano na Moto2, vindo de um título na Moto3. O espanhol entraria logo na equipe oficial da Suzuki, ao lado do seu compatriota Alex Rins. No começo da temporada Fabio Quartararo parecia que substituiria Márquez como o dominador da MotoGP, mas o tempo mostrou que falta à Fabio a experiência e a paciência de um grande campeão. Se falta experiência à Mir, lhe sobra paciência. O piloto da Suzuki usou o bom trato dos pneus de sua moto para conseguir ótimos finais de corrida, galgando posições, inclusive com vários pódios seguidos. A vitória escapou na última curva na Áustria. Hoje, Mir agarrou a chance que teve e venceu pela primeira vez na MotoGP, dando um passo decisivo rumo ao título.

Com a corrida realizada com o inverno batendo na porta, Valencia recebeu uma corrida de certa forma morna nesse domingo, com os pilotos preocupados com a aderência e tendo muitas quedas. Logo na primeira volta uma queda já indicava o mau dia da Yamaha. Largando no pelotão intermediário, Quartararo caiu sozinho, junto com Aleix Espargaró, mas sem toques, lembrando a clássica queda sincronizada de Doohan e Chili no começo dos anos 1990. Com Viñales tendo que cumprir uma punição por usar o sexto motor e largando do pit-lane, o dia da Yamaha foi horroroso, onde Franco Morbidelli foi o melhor colocado, mas fora do top-10, enquanto Rossi abandonou quando estava numa decepcionante 14º posição, com problemas na moto. Como Viñales falou de forma dura, mas certeira, não é possível lutar pelo título com uma moto que oscila de desempenho dessa maneira.

Enquanto isso o pole Pol Espargaró não aguentou a pressão das duas Suzukis e foi ultrapassado pelos compatriotas nas primeiras voltas, porém, o piloto da KTM sempre ficou próximo. Rins liderou boa parte da corrida, mas Mir parecia estar apenas aguardando a chance de dar o bote certeiro, que veio no último terço da corrida. Sem dar chances ao azar, Joan Mir tratou de abrir uma vantagem administrável para conseguir a primeira vitória na MotoGP e a Suzuki conseguir sua primeira dobradinha em muitos anos. Para completar o dia da montadora de Hamamatsu, o segundo lugar de Rins o colocou na mesma posição no campeonato. Um domínio quase completo da Suzuki!

Com as Yamahas oscilando e tendo dois pilotos (Quartararo e Viñales) sem a força mental de um Marc Márquez, a Suzuki tem tudo para conquistar um título que não vê desde o ano 2000. A próxima corrida será já na próxima semana na mesma pista de Valencia, o que já é uma vantagem para a Suzuki, mas há outros ingredientes que podem ajudar ainda mais Mir. Com a temida segunda onda do Covid-19 já sendo uma realidade na Europa, a última etapa em Portimão estaria em risco e Jerez poderia receber uma terceira corrida ou até mesmo a prova ser cancelada. Com 37 pontos de vantagem, Mir tem boas chances de se tornar campeão já na próxima semana. Quem poderia apostar nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário