domingo, 4 de setembro de 2022

Restam três


 Matematicamente, ainda tem cinco na contenda, mas na prática, três pilotos ainda sonham com o título de 2022 após a corrida em Portland, com vitória de Scott McLaughlin, em prova dominante do neozelandês da Penske, com Will Power, fazendo um ano bastante regular, com uma boa vantagem sobre Josef Newgarden e Scott Dixon, enquanto McLaughlin e Ericsson sonham com um cometa caindo em Laguna Seca para serem campeões.

O belo e tradicional circuito de Portland foi palco de uma corrida com apenas uma bandeira amarela e com pouca briga pela vitória. Largando na pole, McLaughlin se livrou da traiçoeira curva um e controlou a vantagem para Will Power, que pensando no campeonato, também não fez muita questão de atacar. A dupla da Penske dominou a corrida e McLaughlin liderou simplesmente 104 das 110 voltas da corrida, ainda se mantendo na luta pelo título, mesmo que sendo de forma retórica. Marcus Ericsson, aproveitando-se dos pontos dobrados de sua surpreendente vitória em Indianápolis, também se mantém com chances, mas com corridas opacas, o sueco está no mesmo balaio de McLaughlin e já pensa mais em 2023.

Power só teve um susto na relargada, quando foi atacado por Pato O'Ward, que foi para um 'all in' para se manter na briga pelo título e se deu mal, perdendo o terceiro lugar para Dixon. O veterano piloto da Ganassi está empatado com Newgarden na vice-liderança do campeonato após outra corrida cerebral vindo da 16º posição do grid. Na última relargada, Dixon ganhou simplesmente três posições sem fazer força. Bastou O'Ward se tocar em Power e desalinhar sua traseira, enquanto Newgarden e Alexander Rossi se engalfinhavam na primeira curva e perdiam tempo, permitindo à Dixon passar por ambos. A Penske sabe que ter Dixon com chances de título é algo perigoso, mesmo que os vinte pontos de Power na frente o colocam numa situação sólida. Newgarden tem os mesmo pontos de Dixon, mas ao contrário de Power, Josef faz um campeonato irregular. Largando em oitavo após perder cinco posições no grid por troca de motor, Newgarden fazia uma boa corrida de recuperação, mas na última relargada sucumbiu ao estar equipado com os pneus duros, a borracha errada no calor de Portland. Newgarden despencou e ficou mais longe de Power e do título, mesmo tendo cinco vitórias esse ano, contra uma de Power.

Costumeiro entregador de rapadura ao longo dos anos na Indy, Will Power tem boas chances de conquistar o bicampeonato, mas terá bastante trabalho para segurar dois multi-campeões na rodada derradeira em Laguna Seca, tradicional palco de campeonatos da Indy. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário