domingo, 9 de setembro de 2018

A Ducati certa

Desde a confirmação da saída de Jorge Lorenzo da Ducati, após uma passagem que até então tinha sido abaixo do esperado, parece ter acontecido uma metamorfose para o espanhol. Se era um piloto até mesmo decadente enquanto tentava domar a Ducati, Lorenzo passou a tourear a motor italiana e conseguir bons resultados a ponto de coloca-lo à frente de Andrea Doviziozo, alçado a primeiro piloto da Ducati com seu contrato renovado. Claro que isso trouxe uma situação inusitada dentro do boxe da Ducati, com um piloto que estava de saída mostrando um rendimento melhor do que iria ser a esperança de título a partir do próximo ano. Contudo, hoje Doviziozo deu a resposta com uma corrida soberba em Misano e venceu na frente dos seus compatriotas.

A corrida de hoje não foi um primor de emoção, principalmente na luta pela vitória. A Ducati mostrou-se forte em todos os treinos e chegou a ter três motos nas três primeiras posições. Pole com direito a recorde, Lorenzo liderava a corrida seguido por Doviziozo e Miller. O desastrado australiano caiu sozinho após tomar uma ultrapassagem audaciosa de Márquez. Doviziozo tinha claramente mais moto e sabia que se perdesse muito tempo atrás do companheiro de equipe, logo teria Márquez lhe fungando o cangote. Cerebral, Doviziozo tomou a liderança da corrida rapidamente e administrou o resto da corrida com uma pilotagem bem ao seu estilo, garantindo a vitória e o vice-campeonato. A melhor parte da corrida foi a briga entre os espanhóis Márquez e Lorenzo. Os dois trocaram de posição algumas vezes, mas nas voltas finais o melhor equilíbrio da Ducati fez Lorenzo ficar na frente e até tentar uma aproximação em cima de Dovi. Porém, faltando poucas voltas para o fim, uma queda de Lorenzo de partir o coração acabou com as chances de dobradinha da Ducati.

Mesmo vendo um piloto italiano vencer com uma moto italiana, boa parte do público saiu de Misano nada feliz com outra atuação discreta de Valentino Rossi em outra pobre performance da Yamaha, que definitivamente ficou para trás de Ducati e Honda. Cruthlow subiu ao pódio e a primeira Yamaha ficou apenas em quinto, com Viñales ficando atrás até mesmo da Suzuki de Rins. Rossi teve que se conformar com uma minguada sétima posição e ver sua posição de vice-líder cair nas mãos de Doviziozo.

Márquez lutou muito com as Ducatis, mas não foi páreo para Doviziozo, porém o espanhol da Honda não tem muito do que reclamar. Mesmo chegando em segundo, atrás do atual vice-líder, Márquez viu sua vantagem aumentar no campeonato. Apesar de arriscar bastante ainda, Márquez vem mantendo uma regularidade muito boa e o quinto título é apenas questão de 'quando'. Correndo em casa a Ducati venceu com o seu piloto certo, mas dificilmente a Honda não comemorará por último no final da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário