domingo, 23 de setembro de 2018

Com a faca nos dentes

Apesar de ter alguns detratores, negar que hoje estamos vivendo a Era Marc Márquez é não querer enxergar o óbvio. A polêmica fala de Reginaldo Leme semana passada sobre Lewis Hamilton se encaminhar para ser o maior da história não é tão polêmico quando se fala do espanhol, que vai empilhando recordes, sendo que hoje se igual à Mike Hailwood no quesito pódios. "Ah, a Honda tem a melhor moto", falarão alguns críticos. Será mesmo? O desmotivado Daniel Pedrosa fez a melhor corrida dele do ano para ser quinto, enquanto Cal Cruthlow mal consegue se manter de pé em sua indomável Honda. Somente o talento absurdo de Márquez para domar sua moto, tanto que a Honda já percebeu o diamante que tem em mãos para acertar a moto do jeito dele.

A corrida de hoje em Aragão foi um luta entre Márquez e a Ducati de Doviziozo, com a dupla da Suzuki apenas observando o que poderia sobrar para eles. O pole Jorge Lorenzo não largou muito bem, surpreendido pela agressiva saída de Márquez, mas ao tentar dar o troco, Lorenzo acabou no chão na primeira curva e deslocou um dedo do pé direito. Para quem já correu com a clavícula recém-operada, isso não será nada demais para Lorenzo na próxima etapa daqui a duas semanas. Doviziozo assumiu a ponta da corrida, com Márquez e a dupla da Suzuki logo atrás, num pelotão que se manteria próximo até a bandeirada. A Ducati mostrou em todo o final de semana ser a melhor moto do pelotão, combinando a conhecida estúpida potência no retão de Aragão com o equilíbrio nas curvas de baixa. Márquez conseguia se manter na briga com uma habilidade formidável e dava estocadas em Doviziozo. Iannone deixava Rins para trás e acompanhava a briga de perto, mostrando uma surpreendente paciência. Nas voltas finais, com os pneus desgastados, a luta pela primeira posição apertou e os três primeiros chegaram a dividir a mesma curva, numa situação belíssima, mas que o mais talentoso normalmente vence. E sem sombra de dúvida, esse se chama Márquez.

O espanhol da Honda conseguiu a ultrapassagem decisiva e nas duas voltas finais não deu mais chance para Doviziozo, que abriu uma mínima diferença para Iannone para não ser atacado. Numa corrida muito boa, Márquez conquistou mais uma vitória na raça e se consolida entre os gigantes da história do Mundial de Motovelocidade. Outro piloto que está nesse panteão hoje sofre com uma Yamaha que definitivamente errou na mão em 2018. Rossi largou numa obscura 18º posição, mas foi se recuperando para terminar dez posições à frente do que saiu no grid, mas uma oitava posição, sendo a melhor Yamaha do grid, é muito pouco para um piloto como Rossi e para uma marca como a Yamaha. Viñales, que saiu na frente de Rossi no grid, terminou duas posições atrás. Rossi passou por várias gerações de piloto e com a mesma moto de uma possível futura estrela, Valentino vai superando-o.

Márquez também vai driblando a superioridade da Ducati em 2018 com pilotagens soberbas como a de hoje. A contagem regressiva para o pentacampeonato já começou. E Márquez só tem 25 anos... 

Um comentário:

  1. E 2019 nem começou...

    https://www.grandepremio.com.br/motogp/noticias/lorenzo-se-diz-bloqueado-em-aragao-e-dispara-marquez-destruiu-minha-corrida-e-meu-pe

    ResponderExcluir