domingo, 20 de junho de 2021

Marc está de volta!


Foram mais quinhentos dias desde que Marc Márquez havia feito algo natural para ele naquele momento: vencer. O piloto da Honda caminhava para se tornar, pelo menos em números, o maior da história do Mundial de Motovelocidade, mas um acidente em Jerez ano passado e uma atabalhoada volta nas semanas seguintes colocou várias dúvidas na cabeça de todos que acompanham a MotoGP, além do próprio Márquez. Ele voltaria a ser o piloto espetacular de antes? O tempo foi passando, o problema no braço direito de Márquez se tornava mais sério do que o imaginado. A volta do espanhol da Honda foi lenta e as corridas de Márquez nem de longe lembravam o que Marc era capaz de fazer antes do acidente. Não havia evolução. A carreira de Márquez poderia estar terminando de forma repentina na nossa frente, com algo abrupto acabando com toda a confiança de hexacampeão da MotoGP. No entanto, nunca é bom duvidas dessas lendas. Além de talento, essas pessoas tem o dom de dar voltas por cima e calar os críticos.

Sachsenring sempre foi uma pista para Marc Márquez. Foram simplesmente dez vitórias consecutivas no pequeno circuito alemão, contando as categorias menores para Márquez, sem contar o fato da pista alemã ser conhecida por ter uma infinidade de curvas para a esquerda, não forçando tanto o baleado braço direito do espanhol. Seria a chance ideal para Márquez. O espanhol sempre andou entre os primeiros na Saxônia e seu quinto lugar no grid se transformou num segundo lugar na primeira curva, numa largada bem ao estilo agressivo de Márquez. À sua frente, apenas a surpreendente Aprilia do seu amigo Aleix Espargaró, rapidamente ultrapassada. Márquez liderava pela primeira vez desde sua dramática volta às pistas, mas ainda havia uma corrida inteira pela frente, sem contar o risco da chuva cair a qualquer momento. A direção de prova chegou a autorizar a troca de motos, mas em nenhum momento a pista chegou a ficar verdadeiramente molhada. E pista molhada era justamente o que Márquez não precisava hoje. Sua confiança fora mostrada na largada, mas o piso seco seria ainda melhor para Marc. A chuva não veio, mas um segundo obstáculo crescia.

Após um início de temporada cambaleante, a KTM cresceu muito nas últimas corridas e o português Miguel Oliveira é o líder natural da montadora austríaca. Depois de se livrar de Espargaró, Johan Zarco e Jack Miller, Oliveira se estabeleceu na segunda posição e iniciou uma perseguição à Márquez. Além da moto em ascensão, o próprio lusitano exalava confiança com ótimos resultados e vindo de uma vitória. Oliveira tentou, chegou baixar de 1s de desvantagem, mas Marc Márquez esteve impecável em sua pista favorita e conseguiu sua décima primeira vitória consecutiva na Saxônia. Mais do que isso, conseguiu um retorno triunfal às vitórias. Claramente emocionado, Marc Márquez nos lembrou que nunca devemos duvidas de lendas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário