domingo, 6 de junho de 2021

De peito aberto

 


A sequência de Fabio Quartararo na MotoGP indicava mais uma vitória em Barcelona nesse domingo. Mesmo não largando muito bem, a corrida estava à feição de Fabio, porém, parece que certas coisas só acontecem com ele. O Air-Bag do macacão do francês foi acionado inadvertidamente e Quartararo teve que fazer as três últimas voltas com o macacão aberto, numa atitude bastante perigosa do piloto da Yamaha, mas pelo menos ele chegou até o fim, mesmo que fora do pódio. Quem se aproveitou dessa presepada foi mesmo Miguel Oliveira, que venceu com autoridade e ainda contou com a sorte do inusitado problema de Quartararo para vencer pela segunda vez na MotoGP.

A corrida em Barcelona parecia mesmo nas mãos de Quartararo, mesmo Oliveira tendo liderado a maior parte da corrida com sua ascendente KTM. A Yamaha é hoje a moto mais equilibrada e Quartararo não é o piloto inconstante do ano passado. Fabio apenas acompanhava Oliveira quando ocorreu seu problema que o fez perder a concentração e juntando com uma punição, acabou fora do pódio, mas garantindo importante pontos. Afinal, o vencedor não está no momento na briga pelo título. A KTM começou devagar em 2021, mas o pódio de Miguel Oliveira em Mugello indicava que a marca austríaca estava crescendo e hoje o português esteve impecável, tendo ainda que segurar a pressão de Johan Zarco nas duas últimas voltas. O francês da Ducati ainda busca sua primeira vitória na MotoGP e enquanto isso, consegue ótimos resultados que o colocam na briga pelo título. Mesmo com a equipe oficial da Ducati, Jack Miller foi atropelado por Zarco com a mesma moto e só subiu ao pódio pela punição de Quartararo. A ordem normal seria o contrário, mas Zarco vem revertendo a ordem nesses dias.

Depois do título no ano passado, numa temporada totalmente atípica, Joan Mir sofre em defender sua coroa com uma Suzuki que parece boa em muitas coisas, mas sempre atrás das rivais no cômputo geral. Marc Márquez sofreu uma queda quando estava no pelotão da frente, o que já é um bom sinal, mas o piloto da Honda ainda parece não ter fechado todas as cicatrizes do seu acidente, além da própria Honda procurar melhorar uma moto que não consegue nem top-10 hoje em dia. Infelizmente Valentino Rossi está entrando no rol dos ex-pilotos em atividade. Outra queda quando estava fora do top-10. 

Mesmo com o revés, Quartararo ainda lidera o campeonato com alguma margem. Com a moto mais equilibrada do ano e com o psicológico melhor, o francês ainda é o favorito ao título. Basta acontecer menos absurdos com ele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário