sábado, 5 de junho de 2021

Treino sem fim

 


Quatro bandeiras vermelhas em quatro acidentes distintos. Uma classificação que parecia não terminar nunca que trouxe um resultado fora do comum e já podemos começar a perguntar: a Ferrari estaria renascendo? Pela segunda corrida consecutiva Charles Leclerc consegue uma pole em meio a uma bandeira vermelha, mas dessa vez o monegasco não esteve envolvido e deverá largar sem maiores problemas na ponta amanhã, tendo logo atrás de si os dois favoritos ao título, estes com humores bem distintos. 

Em meio à polêmica das asas flexíveis, a Mercedes parecia mais perdida que um jamaicano no meio da intifada. A sexta-feira dos alemães foi a pior desde o início da era híbrida e brigar pela pole parecia algo bem distante de acontecer, porém, Lewis Hamilton mostrou que vale cada libra investida nele. O inglês claramente tirou mais do seu carro que o normal e somente assim esteve no bolo da briga pela pole. Porém, a Red Bull estava com jeito que levaria a pole e até mesmo Sergio Pérez finalmente faria uma classificação decente. Não aconteceu nem uma coisa e nem outra. A Ferrari se mostrou novamente forte em Baku e mesmo sendo um circuito de rua como Monte Carlo, a pista azeri é muito diferente do apertado e lento circuito monegasco. Misturando uma sessão rapidíssima com trechos que lembram até Mônaco, a Ferrari novamente esteve no bolo dos que brigaram pela pole. Em certo momento do Q2, os cinco primeiros estavam separados por meros três centésimos de segundo, incluindo aí um carro da Alpha Tauri, que chegou a liderar o terceiro treino livre.

Contudo, a classificação de hoje foi tudo menos livre de problemas. Stroll, Giovinazzi, Ricciardo (temporada miserável do australiano) e Tsunoda bateram nos muros de Baku, interrompendo o treino e dificultando a vida dos pilotos e das equipes. Quando Tsunoda bateu no Q3, fazendo Sainz sair da pista, Christian Horner colocou as mãos na cabeça. Verstappen se preparava para dar sua volta voadora para ficar com a pole e, principalmente, superar um quase heroico Hamilton, que usando um acerto diferente estava em segundo. Com o treino interrompido, Max novamente ficou com o tempo que tinha que largará na segunda fila, com Hamilton respirando aliviado ao ter apenas a Ferrari de Leclerc à sua frente. Pérez também estava em volta rápida e foi prejudicado, tendo apenas um sexto lugar para contar, ficando atrás de um ótimo Gasly e um acidentado Sainz. Bottas? Décimo colocado, talvez a posição real da Mercedes no dia de hoje.

Será que a Ferrari estaria voltando aos bons tempos e estar na briga pela vitória? Leclerc estava obviamente contente depois do treino, mas ele sabe que em ritmo de corrida e num circuito que permite ultrapassagens, ele terá dificuldades em segurar Hamilton e Verstappen, no entanto, é muito bom ver a Ferrari novamente ponteando algo na F1. Já Hamilton estava mais aliviado do que contente e Verstappen estava fumando numa quenga com outra chance de pole perdida. Se serve de consolo, em Mônaco Max esteve na mesma situação e venceu. Veremos amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário