domingo, 30 de maio de 2021

Fazendo história

 


Antes das ponderações, o enaltecimento à grande vitória de Helio Castroneves nesse domingo em Indianápolis. O piloto de Ribeirão Preto, estreando na equipe Meyer Shank, com apoio da poderosa Andretti, teve um mês de maio em Indiana de almanaque. Se manteve entre os mais rápidos em todos os testes, entrou para o Fast-9 semana passada com facilidade e utilizando a vantagem do motor Honda frente aos Chevrolet em classificação, conseguiu um lugar na terceira fila. A corrida de Helio foi estupenda do começo ao fim. A pior posição do brasileiro foi uma sétima posição no meio dos longos stints em bandeira verde, pois houveram apenas duas amarelas, sendo que a primeira praticamente tirou da briga as duas maiores ameaças à Castroneves: os experientes Scott Dixon e Tony Kanaan, ambos com problemas de pane seca, pois quando Stefan Wilson bateu nos pits de forma bisonha, os pilotos chegavam para o primeiro pit-stop, mas com os pits fechados, o pole Dixon, Kanaan e Rossi ficaram parados nos boxes. Colton Herta dava a sensação que seria a ponta de lança da Andretti, mas o jovem não teve ritmo para briga pela vitória. A Penske decepcionou em praticamente o mês de maio inteiro, mas se recuperou em ritmo de corrida e Simon Pagenaud ainda beliscou um terceiro lugar. Nas voltas finais Helio parecia que tinha a situação sob controle. 

Ele enfrentava dois pilotos que tinham de idade o que Helio Castroneves tinha de experiência na Indy. Por mais que Alex Palou, que se tornou a esperança da Ganassi, e Pato O'Ward tivessem feito o trabalho de Helio muito difícil, faltando vinte voltas dava para sentir que a vitória de Helio Castroneves estava em sua mãos. Quatro vitórias. Helio Castroneves está definitivamente na rica e bela história do Indianapolis Motor Speedway.

Agora, as ponderações.

Antes da largada eu falava o mesmo que venho dito desde 2010, quando Helio Castroneves venceu pela terceira vez em Indianapolis: se ele conseguir o quarto triunfo em Brickyard, seria algo bizarro na história. E o motivo é bastante simples: os outros que tem quatro vitórias. AJ Foyt, Al Unser Sr e Rick Mears são três monumentos do automobilismo americano e a realidade é que Helio Castroneves não limpa as sapatilhas dos três e mesmo com a quarta vitória em Indianápolis chegando, a minha opinião se mantém. 

Os números de Helio Castroneves em Indianápolis são indiscutíveis, o mesmo acontecendo com Lewis Hamilton na F1. O inglês pode ter oito títulos de F1 no final de 2021, fazendo de Hamilton o maior vencedor da história da F1. Porém, ele é o melhor piloto da F1? Hamilton é maior do que Schumacher, Senna, Fangio? O mesmo vale para Helio Castroneves. Por mais que ele tenha chegado ao mágico tetracampeonato em Indianápolis, alguém em sã consciência dirá que Helio é mais piloto que Mario Andretti, com apenas uma vitória na Indy 500? Mais piloto do que Scott Dixon, contemporâneo de Helio e que derrotou o brasileiro em várias ocasiões? Vou ficar somente nesses dois, mas poderia citar mais alguns.

Quem acompanha o blog sabe as minhas restrições ao Helio Castroneves, de que como algumas vezes o próprio piloto dava entrevistas recalcadas sobre sua não ida à F1, praticamente ignorando sua bela história na Indy. De como o brasileiro ficou vinte anos na maior equipe dos Estados Unidos e não apenas ter perdido vários títulos da Indy como principal piloto da Penske, como viu inúmeros companheiros de equipe chegando lá. De como Helio passou três anos sem vitórias, enquanto Power, Pagenaud e Newgarden brigavam e conquistavam títulos e até mesmo venciam em Indianápolis, a pista-fetiche de Helio. No calor do momento, não vou seguir o que muitos que estão chamando Helio de 'gênio' e de 'maior piloto em Indianápolis'. Continuo com a minha humilde opinião de que Castroneves está bem abaixo dos seus pares no panteão dos tetracampeões, assim como alguns tricampeões, bicampeões (Helio maior do que Emerson Fittipaldi?) e até mesmo de alguns que só venceram apenas uma vez em Indianapolis.

Contudo, não dá para negar esse recorde num dos maiores palcos do automobilismo mundial, sem contar que Helio Castroneves se tornou o primeiro não-americano a ter quatro vitórias em Indiana e com maior espaço entre as quatro vitórias (20 anos). Parabéns ao Helio. Corrida sensacional hoje, sem ter o que tirar e o que pôr. 

3 comentários:

  1. Você acha que se o Helio tivesse um título da Indy, sua opinião seria diferente sobre ele? Pois eu li algumas postagens antigas em que você considerava ele superestimado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez.
      Uma Vitória em Indianápolis é especial e ele tem quatro, algo que somente três monstros sagrados tem. Hélio está na história, porém, continuo achando-o abaixo não somente de Unser, Mears e Foyt, como de outros pilotos que citei no post. Porém, desde a década de 1980 o campeonato da Indy não se resume somente às 500 Milhas. Hélio se tornou um especialista nesse palco sagrado, mas faltou consistência em sua carreira e isso refletiu, sim, na sua falta de títulos e por isso que eu tenho minhas reservas. No entanto, é inegável o que ele conseguiu e sua corrida formidável desse domingo.
      Abraços

      Excluir
  2. Concordo, ele é um bom piloto e que casou bem com a pista de Indianápolis, apenas isso. Existem muitos casos de pilotos que casam com a pista, como Hamilton em Hungaroring, Senna em Mônaco, Schumacher em Spa e por ai vai, mas o que vale mais é o campeonato e ele não apresenta(ou) as consistência desses gênios para levar o título.

    ResponderExcluir