domingo, 2 de maio de 2021

Dobradinha vermelha


 Após três etapas do Mundial 2021 da MotoGP, o australiano Jack Miller já começava a ser questionado dentro do paddock. Líder da pré-temporada após ser promovido à equipe oficial da Ducati, Miller colecionava resultados ruins e uma queda, enquanto seu companheiro de equipe e piloto menos badalado Pecco Bagnaia exibia fortes performances e brigava pela liderança do campeonato. Comparado ao compatriota Casey Stoner, Miller precisava dar uma resposta imediata e o local não seria o mais apropriado, afinal, a Ducati não vencia em Jerez faziam quinze anos. A travada pista andaluz não combina em nada com a potência da Ducati, mas os italianos conseguiram uma incrível dobradinha liderada por Miller, que não tomou conhecimento da queda acentuada de Quartararo.

O francês da Yamaha largava como favorito à vitória, onde garantiria um duplo hat-trick, pois Quartararo venceria pela terceira vez consecutiva no campeonato e em Jerez. O começo da prova de Fabio foi bastante promissor, não ligando ao ser ultrapassado pelos pilotos da Ducat e seu incrível sistema de largada. Quartararo ultrapassou um a um até chegar à primeira posição e se manter na ponta com decisão, confirmando o favoritismo. Mesmo numa pista que parecia desfavorável à sua moto, Miller se manteve em segundo e não muito distante de Quartararo, mas quando o francês começou a perder rendimento, Miller foi o primeiro a capitalizar os problemas do representante da Yamaha e liderar a corrida até a bandeirada. Bagnaia brigou boa parte da corrida com Franco Morbidelli e quando assumiu a segunda posição, até tentou se aproximar do companheiro de equipe, mas Bagnaia completou a dobradinha da Ducati, além de se colocar como o novo líder do campeonato.

Quartararo foi perdendo rendimento até cair para a décima terceira posição e ao cruzar a bandeirada, as câmeras chegaram a flagrar lágrimas do francês. Como acontecera ano passado, Quartararo perdeu a consistência e a liderança do campeonato, enquanto Viñales fez outra corrida burocrática após outra largada ruim. Problema de pneus para Fabio? Pode até ser, mas ele foi o único. O melhor piloto da Yamaha foi Morbidelli, que ficou com o degrau mais baixo do pódio, muito à frente de um decepcionante Valentino Rossi. Talvez falte à Yamaha um piloto mais consistente e para os japoneses nem precise fazer uma contratação milionária para isso, pois esse piloto (Morbidelli) já corre com suas motos. Márquez continuou sua volta justamente na pista onde sofreu seu acidente que tanto o marcou. O espanhol da Honda caiu duas vezes no final de semana e ainda sem confiança, Márquez só garantiu uma nona posição, ficando logo à frente do seu companheiro de equipe Pol Espargaró, mas a melhor Honda ficou com o quarto colocado Nakagami. O acidente de Márquez ainda parece afetar o emocional do espanhol e essas cicatrizes são ainda mais difíceis de curar do que sua grave contusão no braço direito.

Enquanto suas rivais sofrem com seus problemas, a Ducati garantiu uma dobradinha num lugar incomum e com um piloto que estava pressionado, mas que com essa vitória, Jack Miller talvez consiga a confiança necessária para entrar na briga pelo título. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário