sábado, 22 de maio de 2021

Grid aleatório

 


Quando a Ferrari marcou os melhores tempos na quinta-feira, parecia que os italianos estavam, sim, bem, mas não a ponto de brigar pela pole, afinal, Red Bull e principalmente a Mercedes não mostram tudo no primeiro dia de atividades. Contudo, o sábado nos mostrou que a F1 em 2021 está realmente surpreendente e do nada, um terceiro fator apareceu no principado com a Ferrari muito forte e Charles Leclerc se tornando o primeiro monegasco a largar na ponta em sua casa. Mesmo que tendo seu carro destruído...

Com o terceiro treino livre mostrando que a Ferrari não era fogo de palha e Lando Norris muito forte, ninguém aliviou em qualquer momento. Todos os dezenove pilotos (Mick Schumacher destruiu seu carro no TL3 e sequer classificou) usaram pneus macios e sempre que podiam, brilhando de novos. Depois de um início promissor na F1, o japonês Tsunoda foi caindo de desempenho e mais uma vez não foi ao Q2. No outro extremo, o que dizer do experiente Fernando Alonso? O piloto da Alpine chegou a ficar um momento atrás da Williams de Latifi e no final ficou distante de passar ao Q2, levando novamente muito tempo de Ocon. Ainda nas grandes diferenças entre companheiros de equipe, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez sofrem do mesmo problema e a batata do mexicano começa a assar com fortes temperos de chili.

O Q3 foi o melhor da temporada, com a pole position mudando de mãos várias vezes e sem nenhum prognóstico confiável dessa vez. Lewis Hamilton? O centenário pole teve sua classificação mais opaca dos últimos tempos, tomando meio segundo de Bottas e ficando numa péssima sétima posição. O finlandês da Mercedes foi um dos que tentaram a pole, mas Bottas ficou em terceiro. Norris deu pinta que brigaria pelas primeira posições, mas o jovem inglês que recentemente renovou com a McLaren conseguiu uma boa quinta posição. Sainz andou muito forte o tempo todo, mas na hora decisiva falhou e ficou em quarto. Sua linguagem corporal depois do treinos mostrava toda a sua frustração.

Lembrando os tempos de kart, Leclerc e Verstappen brigavam pela pole com vantagem para o ferrarista, mas com mais uma tentativa para cada, porém, Charles acabou batendo no segundo esse da piscina e terminou o treino ali, conseguindo sua oitava pole na F1 e a mais surpreendente. Os mecânicos da Ferrari sentiam o gosto agridoce de voltar à pole e ter que consertar o carro para domingo. Sempre lhe faltando sorte em casa, Charles Leclerc tentará acabar com isso no domingo. Com Hamilton apenas em sétimo, Max nem precisará forçar tanto na primeira curva, sabendo que Monte Carlo não existe muito segredo após a primeira curva numa pista seca. Normalmente as posições não mudam nas 78 voltas seguintes. A pole da Ferrari significa um renascimento dos italianos? Ou foi tudo fruto das características únicas da pista em Mônaco? Iremos comprovar nas próximas corridas, mas esse treino de Mônaco foi um dos mais aleatórios dos últimos tempos. E isso é ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário