domingo, 2 de maio de 2021

Arrancada para a vitória

 


Normalmente as vitórias de Lewis Hamilton são conseguidas de forma tão natural, que poucos triunfos do laureado inglês realmente levantam sobrancelhas. Vitórias de ponta a ponta ou com uma ultrapassagem surgida de um undercut nos boxes estão na maioria do menu de Hamilton em suas quase cem vitórias. Contudo, numa temporada onde Hamilton está explorando ainda mais seu potencial para poder derrotar um rival perigoso e muito forte, o inglês da Mercedes teve que fazer duas ultrapassagens na pista para se colocar em primeiro e aí, sim, comemorar seu triunfo na bandeirada, porém, Hamilton viu que Max Verstappen conseguiu um incômodo segundo lugar, deixando o campeonato ainda em aberto num final de semana claramente à favor da Mercedes.


Se as duas primeiras corridas foram bastante emocionantes, a prova em Portimão ficou ligeiramente abaixo, mas ainda assim foi uma boa corrida para se assistir, principalmente nas primeiras voltas. A curva um em descida e não sendo uma freada muito forte proporcionou belas manobras em toda a corrida, sendo que os protagonistas fizeram ali suas principais manobras. A primeira foi de Verstappen. Mesmo largando melhor do que o segundo colocado Hamilton, o neerlandês não conseguiu a ultrapassagem na primeira volta, mas o piloto da Red Bull não perdeu a oportunidade na relargada, quando Bottas claramente atrapalhou Hamilton e Max foi por fora na curva para ser segundo. Contudo, poucas voltas depois, Hamilton daria o troco em Verstappen quando o piloto da Red Bull errou na curva 14, o deixando fragilizado frente a Hamilton, que emulou a manobra do rival para ser segundo. À essa altura, era nítido que Bottas não tinha ritmo para liderar a corrida e a partir de então ficou o clima de que Toto Wolff mandaria um 'Lewis is faster than you' a qualquer momento. Não foi necessário. Com pressa de não destruir seus pneus ao ficar no vácuo do companheiro de equipe, Hamilton ultrapassou Bottas na pista para assumir a ponta da corrida e administrar a prova até o final. 


A alegria de Hmailton só não foi maior por causa de Verstappen, que ao não conseguir ultrapassar Bottas na pista, trocou de estratégia ao antecipar sua parada. A Mercedes foi rápida no gatilho e trouxe o nórdico para os boxes, o colocando na frente de Max. Porém, com os pneus duros ainda frios, Bottas foi um alvo fácil para Verstappen e o neerlandês assumiu a segunda posição metros depois para segurar a pseudo-pressão de Bottas. Pseudo porque Bottas nunca esteve em posição real de ultrapassar Max, mesmo tendo claramente o carro mais rápido. Bottas ainda levou um susto quando sofreu com um problema de motor, mas Valtteri ainda salvou um pouco a lavoura ao ficar com o ponto da volta mais rápida. Só que Michael Masi, o STJD da F1, resolveu dar as caras. Bottas e Verstappen colocaram pneus macios no final da prova para marcar a volta mais rápida da corrida e ficar com o ponto extra. Max conseguiu por muito pouco, porém, ele saiu com as quatro rodas da pista, trazendo à baila a estúpida regra do 'track limits'  e Verstappen perdeu o ponto da volta mais rápida. E se o campeonato se decidir por um ponto no final do ano, sr Masi?


Essa briga por cada ponto possível, algo que até Hamilton cogitou, é um claro sinal da briga fratricida entre Hamilton e Verstappen, algo que os fãs a muito tempo desejam. Os segundos pilotos poderiam influenciar isso, mas até o momento Valtteri Bottas e Sérgio Pérez pouco fizeram para realmente fazer a diferença. Do total de pontos em disputa, Bottas conseguiu tirar apenas dois pontos de melhores voltas. De resto, Hamilton tem duas vitórias, um segundo lugar e um ponto extra, enquanto Verstappen tem uma vitórias e dois segundos lugares. São apenas três corridas, mas os protagonistas já estão claramente na cabeceira da mesa.


Enquanto os segundos pilotos de Mercedes e Red Bull derrapam, Lando Norris vai se mantendo num interessante terceiro lugar no campeonato e hoje o piloto da McLaren terminou em quinto lugar, ou seja, no melhor do resto. Norris fez uma corrida valente, pois foi um dos poucos a colocar pneus macios após a primeira parada e completou a corrida com essa borracha, segurando a Ferrari de Charles Leclerc, que estava com a borracha mais adequada. Sainz foi outro que escolheu ir com pneus médios e se arrependeu, saindo da zona de pontuação após largar em quinto e chegado a tomar o quarto lugar de Pérez na largada. A Alpine conseguiu sua melhor corrida do ano com Ocon e Alonso marcando bons pontos, sendo que o espanhol se recuperou de uma má classificação. Outro que se recuperou foi Ricciardo, que ficou no Q1 no sábado e colocou a segunda McLaren nos pontos. Porém, é inegável que o australiano está levando um banho de Norris. Pierre Gasly salvou um pontinho para a Alpha Tauri no que vem sendo uma temporada abaixo da equipe que deu pinta que poderia andar no ritmo da Red Bull, mas está mesmo no coração do pelotão intermediário.


Após conseguir, finalmente, ir ao Q3 Vettel fez outra corrida medíocre, ficando fora dos pontos e conseguindo uma ultrapassagem na última volta sobre o fraco companheiro de equipe valendo a P13. Se Bottas é um leão de treino, o mesmo vale para George Russell, que largou em décimo primeiro, mas em ritmo de corrida caiu drasticamente e nem de longe esteve perto dos pontos. Giovinazzi ficou por pouco fora dos pontos, enquanto Kimi Raikkonen foi o único abandono do dia numa barbeiragem incrível do nórdico, ao bater na traseira do seu companheiro de equipe no complemento da primeira volta. Inacreditável para um campeão do mundo. Mick Schumacher começa a mostrar o 'algo a mais' ao ficar na frente de uma Williams, enquanto Mazepin passou a corrida inteira sem rodar, mas foi punido por atrapalhar Pérez e tomou um minuto do seu companheiro de equipe. O russo claramente está vários níveis abaixo de um real piloto de F1.


Numa pista escorregadia e diferente da maioria do calendário, Portimão viu Lewis Hamilton dominar a corrida, mas não da maneira usual. O piloto da Mercedes teve que arrancar rumo à vitória e o fez com sucesso. Porém, Hamilton terá que enfrentar um rival muito mais duro do que o dócil companheiro de equipe Bottas. Max Verstappen estará sempre por perto para garantir uma vitória ou aproveitar qualquer vacilo de Hamilton. A temporada está no começo, mas ainda passará muita água por debaixo dessa ponte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário