sexta-feira, 14 de maio de 2021

Espanha descobre a F1

 


Mesmo tendo sediado corridas de F1 desde os anos 1950, a Espanha nunca foi muito afeita à categoria, dando maior prioridade às amadas corridas de moto. Porém, quinze anos atrás havia um cenário único e que cativou os espanhóis: a Alonsomania. Fernando Alonso havia conquistado o título da F1 na temporada anterior e de repente a Espanha se tornou o 'país da F1'. Dono de uma personalidade forte e considerado um piloto acima da média, Alonso se tornou um ídolo do tamanho dos compatriotas Rafael Nadal e Pau Gasol na pátria ibérica.

Apesar de receber ótimos públicos nas visitas da F1, o circuito de Montmeló tinha um ambiente diferente quinze anos atrás para o Grande Prêmio da Espanha de 2006. Tendo um piloto seu para torcer, parecia que a Espanha inteira tinha ido à Barcelona para ver Alonso vencer. E não saíram decepcionados. Autor da pole no sábado, Alonso executou uma corrida dominadora, marcando treze voltas mais rápidas nas primeiras quinze voltas, dando até a sensação de que pararia três vezes, o que não aconteceu. Sem poder enfrentar Alonso naquele dia, Michael Schumacher se aproveitou de um erro de Giancarlo Fisichella para assumir a segunda posição, garantindo bons pontos na luta pelo título contra Fernando, que com a vitória, se consolidou na ponta do campeonato.

Na frente de 131.000 pessoas, Fernando Alonso vencia pela primeira vez o Grande Prêmio da Espanha, para delírio dos seus fãs, mesmo que, seguindo a longa tradição barcelonense, a corrida em Montmeló tenha sido horrível em termos de emoção, mas naquele dia ninguém nas arquibancadas estava reclamando do tédio de uma hora e meia debaixo de muito calor em Barcelona. Aquele era o auge da Alonsomania. O que ninguém poderia imaginar era que Fernando só venceria mais uma corrida na Espanha, mas no Grande Prêmio da Europa no massante circuito de rua em Valencia. Alonso ainda é referência na F1, mas aqueles tempos de 2006 não voltariam mais para Fernando e seus torcedores, que descobriram a F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário