sexta-feira, 14 de maio de 2021

Espanha encontrou a F1

 


A Espanha sedia corridas de F1 desde os anos 1950, mas a realidade era que os espanhóis não se empolgavam com a categoria, preferindo as corridas de motos. Isso, até quinze anos atrás. Fernando Alonso estava ganhando popularidade na medida em que ganhava maturidade para conquistar o título mundial de 2005. No ano seguinte, quando Alonso chegou ao seu país como campeão do mundo, a relação da Espanha com a F1 era outra e com sua personalidade forte, além de ser um dos pilotos mais talentosos daquela geração, fez de Fernando Alonso ser um dos maiores ídolos do seu país, no mesmo nível de Rafael Nadal e Pau Gasol.

Mesmo recebendo bons públicos, aquela Grande Prêmio da Espanha de 2006 tinha um ambiente diferente. Com um piloto seu para torcer, parecia que toda a Espanha se encaminhou para o circuito de Montmeló para torcer pela vitória de Alonso. E ele não decepcionou! Largando na pole, Alonso teve um início de corrida alucinante, marcando treze voltas mais rápidas nas primeiras quinze voltas. Deu-se a impressão até que Alonso estava mais leve e pararia uma vez mais do que os rivais, mas a verdade era que o piloto da Renault estava num dia iluminado e venceu com absoluto domínio na frente do seus extasiados compatriotas. Michael Schumacher se aproveitou de um erro de Giancarlo Fisichella para ser segundo e garantir bons pontos no campeonato, em sua luta com Alonso pelo título.

Mais de 131.000 pessoas estiveram naquele dia para ovacionar Alonso. Seguindo a tradição barcelonense, a corrida de 2006 foi terrível em termos de emoção, mas nenhum espanhol reclamou do tédio que foi aquela corrida de uma hora e meia debaixo de muito calor. Alonso venceu com sobras, contudo, ninguém poderia supor que Fernando só voltaria a vencer um Grande Prêmio da Espanha em 2013, voltando a vencer na frente dos seus compatriotas no Grande Prêmio da Europa cinco anos depois, no massante circuito de rua de Valencia. Mesmo com as escolhas erradas de Alonso, ele continuou uma referência na F1 e um ídolo na Espanha, mas aquele dia de maio em Barcelona foi o auge da Alonsomania.  

2 comentários:

  1. @jcspeedway mais um texto fantástico! Uma leve errata : Alonso ganhou o GP da Espanha de 2013. Inclusive é a sua última vitória até então

    ResponderExcluir