sábado, 8 de maio de 2021

A primeira marca centenária


 Os números absurdos de Lewis Hamilton na sua já longa carreira na F1 começam a entrar em marcas que pareciam impossíveis não faz tanto tempo, ainda nos tempos de Schumacher. Não bastassem os recordes, agora Lewis vai se aproximando dos três dígitos em certos quesitos e hoje ele conseguiu sua primeira marca centenária ao conquistar a pole em Barcelona, numa luta próxima contra Max Verstappen.

A classificação no circuito de Montmeló não foi das mais surpreendentes e como se fala abertamente que o traçado catalão indica a cara da F1 para uma temporada, algumas respostas já tem respostas. Mercedes e Red Bull disputam uma liga paralela, com um abismo separando as duas rivais do próximo pelotão, composto por Ferrari, McLaren e Alpine. Outrora chamada de Mercedes rosa, a Aston Martin mudou de nome, de cor e, infelizmente para ela, também de patamar, caindo um pouco, lutando com Alpha Tauri e Alfa Romeo, enquanto Williams e Haas lutam na rabeira. 

Outro ponto é que dentro desses pelotão, existem algumas flexibilidades e uma delas é a falta de ritmo de Sergio Pérez, tomando hoje quase 1s de Verstappen e sequer ficando no que seria um normal quarto lugar. O fato de Max ter que lutar sozinho contra as duas Mercedes é claramente um fator complicador para o piloto da Red Bull, mas o time austríaco parece incapaz de encontrar alguém que fique perto da luta de Verstappen e num campeonato tão apertado entre Mercedes e Red Bull, isso tende a ser decisivo. Sainz já chegou andando muito bem na Ferrari, fazendo Leclerc suar para ser o mais rápido no time italiano, enquanto Ricciardo começa a se recuperar frente ao ótimo Lando Norris. No momento, as antigas rivais lutarão pelo terceiro posto do campeonato. A Alpine está logo atrás e Esteban Ocon está se mostrando um companheiro de equipe mais forte do que Fernando Alonso imaginava. Vettel novamente ficou atrás de Stroll, mas é inegável a queda da equipe de Lawrence. Tentando chamar atenção do paddock, George Russell acerta seu carro para fazer ótimas classificações e, quem sabe, beliscar um Q3. Porém isso afeta nitidamente o ritmo de corrida do inglês, mas Russell pode simplesmente apontar que o carro da Williams é ruim desde 2019...

Novamente a luta pela pole teve como protagonistas Lewis Hamilton e Max Verstappen, com o segundo fazendo uma volta absurda no Q2, mas que não repetiu no Q3, enquanto Lewis usou sua vasta experiência para tirar tudo de sua Mercedes para ficar com a pole de número cem e colocar o dia de hoje na história da F1. Se Lewis Hamilton é o melhor piloto da história da F1 ou se seus números são inflados por causa de uma situação única causada pela própria F1 e seus regulamentos, isso deverá ser discutido em alguns anos, o que importa agora é que ninguém pode ficar alheio ao que Hamilton vem fazendo na F1 e pelo jeito, continuará fazendo por algum tempo ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário