sexta-feira, 14 de maio de 2021

A Espanha encontra a F1

 


A Espanha sedia corridas de F1 desde a década de 1950, mas o país das touradas sempre preferiu às motos aos carros. Isso, até quinze anos atrás. Fernando Alonso tinha conquistado seu primeiro título na F1 em 2005 e chegava à Barcelona no ano seguinte como um dos maiores ídolos do seu país, ao mesmo nível de Rafael Nadal ou Pau Gasol. Era a Alonsomania!

Mesmo sempre recebendo bons públicos em suas corridas de F1, o Grande Prêmio da Espanha de 2006 tinha um ambiente diferente. Tendo um piloto seu para torcer, parecia que toda a Espanha tinha ido ao circuito de Montmeló torcer para que Fernando Alonso vencesse. E o piloto da Renault não decepcionou! Largando na pole, Alonso marcou treze voltas mais rápidas nas quinze primeiras voltas, conquistando uma vitória esmagadora. Deu-se até a impressão que Alonso pararia três vezes, dando esperanças para Michael Schumacher, mas quando ficou claro que Fernando pararia duas vezes, a mesma tática da Ferrari, o alemão se aproveitou de um erro de Fisichella para assumir a segunda posição, garantindo bons pontos na luta pelo título contra Alonso.

Mais de 131.000 pessoas estiveram naquele domingo em Barcelona. Como é tradição na pista catalã, a corrida foi sofrível em termos de emoção, mas nenhum espanhol estava chateado pelo tédio que foi a uma hora e meia de corrida debaixo de forte calor. Todos estavam extasiados, mas ninguém poderia supor que aquela seria a única vez que Alonso venceria o Grande Prêmio da Espanha, com Fernando só vencendo no seu país cinco anos depois no massante circuito de rua de Valencia, no Grande Prêmio da Europa. Foi uma época de glória para Alonso, no dia em que a Espanha finalmente encontrou a F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário