Antes de mais nada, é impressionante como a MotoGP não sabe lidar com corridas com piso molhado ou prestes a molhar. Em Austin foi uma bagunça gigantesca com a pista secando a ponto da MotoGP mudar as regras, mas bastou a primeira corrida com clima instável para vermos outro caos. As corridas das categorias menores ocorreram com piso seco, mas a chuva apareceu de leve um pouco antes da largada. Pilotos montados com pneus slick e bastou a volta de apresentação para todos irem aos boxes no final do giro trocar para a moto com pneus biscoito. Bandeira vermelha. Alguns minutos se passaram, os pilotos foram para o grid e perceberam que a pista estava seca demais para pneus de chuva e trocaram de moto novamente, mas a direção de prova agiu e puniu a todos os pilotos que trocaram de moto com uma dupla volta longa. O problema foi que 80% do grid trocou de moto. Uma bagunça monumental!
Quartararo parecia o piloto que poderia levar o público que lotou o mítico circuito de Le Mans à loucura. O francês da Yamaha conseguiu mais uma pole miraculosa e chegou a liderar a Sprint nesse sábado, antes de ser ultrapassado por Marc Márquez, que fez história ao vencer a Sprint pela sexta vez consecutiva. Porém, Quartararo foi uma das vítimas da chuva e caiu na última curva, quando tinha um dos melhores ritmos do pelotão, que lutavam contra a pista que ficava cada vez mais molhada, a ponto de todo mundo que trocou de moto antes da largada, ter que retornar aos pits. Alguns pilotos que largaram com pneus de chuva não aguentaram o tranco nas primeiras voltas, foram aos pits trocar para a moto com pneus slicks, tudo isso para voltar a moto original quando a chuva apertou. No entanto, Johan Zarco aguentou o tranco. O francês da LCR Honda escapou de um acidente na primeira curva, que derrubou um infeliz Francesco Bagnaia e se manteve o tempo todo com a moto com pneus de chuva. Quando os pilotos foram aos boxes trocar para a moto com pneus slicks, Zarco emergiu na ponta com perigosos 8s na frente de Marc Márquez, que liderava a turma que trocara de moto. Após ultrapassar facilmente o convalescente Miguel Oliveira, passou-se a sensação que Marc partiria para cima de Zarco, mas o que se viu foi um Johan completamente imparável nesse domingo de dia das mães.
A pista continuava perigosa mesmo com todos os pilotos com os pneus apropriados e Alex Márquez, que chegou à Le Mans como líder do campeonato, caiu duas vezes antes de abandonar, entregando a liderança folgada do campeonato para Marc Márquez, que se conformou com uma distante segunda posição, com Fermin Aldeguer tirando Pedro Acosta do pódio nas voltas finais. Zarco fez a corrida de sua vida, aumentou a diferença para o dominante Márquez para mastodônticos 20s e pôde comemorar uma das vitórias mais alegres dos últimos tempos da MotoGP. Os pais de Zarco choravam copiosamente dentro dos boxes e todo o público vibrou com o primeiro francês a vencer o GP local em 71 anos. Johan Zarco deu seu famoso backflip e venceu com extrema categoria, apostando no fator casa que o fez arriscar nos pneus certos e ficar até o final, o recompensando com uma vitória inesquecível.
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