13 de junho de 2010. Um desgaste de pneus mais alto do que o normal durante o Grande Prêmio do Canadá fez com que as equipes parassem seus carros duas vezes, ao contrário da tática normal de uma parada que marcou aquela temporada. Aquela corrida em Montreal fez com que a F1 pedisse à Pirelli que construísse um pneu mais macio e que se desgastasse mais, trazendo mais pit-stops. 26 de maio de 2024. Uma bandeira vermelha na primeira volta do Grande Prêmio de Mônaco fez com que a corrida realizada no principado fosse uma das piores edições já vistas, com todos os pilotos andando lentamente para chegarem até o final sem precisar trocar de pneus. Com a F1 pensando cada vez mais em entretenimento (e menos em esportividade), resolveu obrigar todas as equipes a pararem pelo menos duas vezes em Monte Carlo.
Ao contrário do que foi dito pela transmissão oficial, a corrida foi nada maluca. Os quatro primeiros colocados do grid chegaram nas mesmas posições e a vitória de Lando Norris foi decidida, como sempre ocorreu e sempre ocorrerá, em Mônaco na largada. O único que tentou arriscar algo foi Max Verstappen, que fez seu segundo pit-stop na penúltima volta, esperando por algo miraculoso que não veio. E por ironia das ironias, a corrida foi marcada pela lentidão de boa parte do pelotão, tentando favorecer o companheiro de equipe a ganhar um pit-stop, numa estratégia que funcionou muito bem com Williams e Racing Bulls, que viram seus dois pilotos marcarem pontos, enquanto a Mercedes vacilou de forma inacreditável. Enfim, nada de anormal ocorreu em Mônaco com a nova estratégia montada pela F1 e a tempestade perfeita não aconteceu.
A bela paisagem no principado viu uma largada bem mais tranquila que na F2, que viu um grande Big-One. Leclerc sabia que sua chance seria na largada e o piloto da Ferrari tentou ir para cima do pole Norris, mas o inglês fritou seus pneus para se manter na ponta. Verstappen também tentou algo para cima de Piastri, mas o australiano estava mais ligado que na semana passada e manteve o terceiro lugar. Logo na primeira volta Bortoleto efetuou uma bela manobra em cima de Antonelli na Hairpin, mas deixou a porta aberta na Portier, fazendo com que o italiano colocasse por dentro, deixando Bortoleto no muro, no único Safety Car Virtual da corrida. Alguns pilotos foram aos pits fazer suas paradas, mas no pelotão inicial, ninguém se animou a fazer a primeira parada. Norris liderava andando num ritmo bem baixo, seguido por Leclerc, Piastri e Max, sempre andando próximos, mas sem ataques. Logo ficou claro que algumas equipes sacrificariam os seus segundos pilotos para que o piloto à frente garantisse dois pit-stops tranquilos. Quem começou a brincadeira foi Liam Lawson, nono colocado, que segurava todo o pelotão para fazer com que Isack Hadjar, em quinto, fosse beneficiado. Lawson andava 4s mais lento que os demais, fazendo com que Hadjar fizesse suas duas paradas sem sair da zona de pontuação.
Vendo isso, a Williams fez o mesmo com Sainz, que começou a tirar o pé para que Albon fizesse suas paradas. Isso tudo arruinava a prova da Mercedes. Com os dois carros fora da zona de pontuação pela péssima classificação de ambos, a Mercedes andou sempre com alguém mais lento à sua frente, para frustração dos dois pilotos a ponto de George Russell cortar a Chicane de propósito para ultrapassar Albon (que retribuía o favor para Sainz) e preferir ser punido do que devolver a posição. O que George não esperava era que a FIA lhe desse um Drive Through, destruindo de vez a prova do inglês. A Mercedes teve seu pior final de semana de 2025 até agora, perdendo também na estratégia, com seus dois carros fora dos pontos.
Enquanto isso, lá na frente Lando Norris fez seus dois pit-stops de forma tranquila e quando Max Verstappen arriscou tudo ao postergar sua última parada ao máximo, o piloto da McLaren se viu preso atrás da Red Bull, vendo a aproximação de Leclerc. O monegasco tentou, fustigou, mas não atacou de verdade, ainda mais quando Piastri se aproximou de vez, fazendo com que os três primeiros recebessem a bandeirada muito próximos, enquanto Verstappen terminou na mesma quarta posição que largou depois de arriscar, mas não petiscar. Hamilton fez uma prova solitária e mesmo perdendo três posições no grid por ter atrapalhado Verstappen na classificação, Lewis recebeu a bandeirada mais de 40s atrás do companheiro de equipe. E Hamilton foi o último a terminar na mesma volta do líder. Com tanta gente andando muito lento por motivos estratégicos, o sexto colocado Hadjar terminou uma volta atrás, mas marcando bons pontos para Racing Bulls, enquanto Lawson finalmente marcou pontos com o nono lugar. Ocon foi sétimo, fazendo uma corrida correta num circuito onde sempre andou bem. A dupla da Williams terminaram em nono e décimo, após ajudarem-se durante a corrida. E de tanto andarem lentos, Albon e Sainz terminaram duas voltas atrás.
Fernando Alonso continua seu calvário após sua boa classificação, mas o motor Mercedes do seu Aston Martin entregou os pontos quando o espanhol tinha os seus primeiros pontos de 2025 nas mãos. Gasly abandonou ao acertar a traseira de Tsunoda na Chicane do Porto. Ambos levaram seus carros à lugares seguros e o Safety Car não apareceu na prova, ao contrário dos prognósticos. A Sauber fez diferente das demais equipes e fez com que seus pilotos parassem três vezes e mesmo batendo na primeira volta, Bortoleto conseguiu seu melhor resultado na carreira até agora e ainda ficou na frente de Hulkenberg.
Norris teve seus méritos em fazer o necessário para vencer em Monte Carlo. Arriscou tudo no sábado e na largada para ter o posicionamento básico para triunfar no principado e escrever seu nome entre os vencedores em Mônaco. Mais do que isso, Lando encerrou o jejum de vitórias que já sofria e encostou de vez em Piastri no campeonato. com apenas três pontos o separando os dois pilotos da McLaren. Não teremos Papaya Rules tão cedo! E espero que também regras artificiais, que no caso de domingo, saiu pela culatra.
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