A Classificação em Suzuka foi no seco e com os pilotos sofrendo com o vento e com a grama. Não que os pilotos estavam saindo da pista, mas que em várias ocasiões durante o final de semana a grama pegou fogo, por causa das faíscas do fundo dos carros. Uma cena nada usual. Jack Doohan bateu forte no TL2 e a Alpine não teve pudor em apontar o dedo para o australiano, num erro banal de não desativar o DRS na rápida curva um. Bastante pressionado, isso foi mais um golpe na confiança de Doohan, que fez uma classificação claramente ultra-conservadora e ficou na última fila, ao lado do errático Lance Stroll, esse mantendo sua escrita. Numa pista onde o piloto aparece, vemos o que Stroll (não) pode fazer. Bortoleto esteve na briga para passar ao Q2, mas acabou superado por muito pouco por Hadjar e ainda ficou atrás de Hulkenberg.
Falando em Hadjar e seus problemas no cinto de segurança, Lawson re-estreou de forma bem chinfrim na Racing Bulls, sempre atrás do novato, mas com um sorriso no rosto, o neozelandês largará na frente de Tsunoda, que o substituiu na Red Bull. Contudo, Yuki fez um trabalho melhor do que Lawson durante o final de semana. Correndo em casa e exibindo muita autoconfiança, Tsunoda andou sempre próximo de Verstappen nos treinos livres e até mesmo no Q1, mas ainda se acostumando com o novo carro, Tsunoda errou no aquecimento dos pneus no Q2 e ficou apenas na P15. Na Williams, novamente Albon colocou Sainz no bolso, que ainda foi punido, perdendo três posições no grid.
Tudo levava a crer numa pole da McLaren. Piastri e Norris dominaram os treinos livres e as duas primeiras partes da classificação, mas ninguém contava com um inspirado Max Verstappen. Vindo de três poles consecutivas em Suzuka, Max conseguiu uma volta no Q3 simplesmente antológica, derrotando a lógica e ficando com uma pole assombrosa. Norris e Piastri ficaram logo atrás, muito próximos, mas com cara de derrotados. Russell andou forte em todos os treinos livres, dando a impressão que seria o grande rival da dupla da McLaren, mas na hora que mais importava, ficou bem atrás, largando em quinto, ao lado do companheiro de equipe Antonelli, em sua melhor classificação até agora. Leclerc fez o papel que lhe cabia na Ferrari e se meteu entre McLarens e Mercedes, enquanto Hamilton novamente decepcionou, tomando bastante tempo do companheiro de equipe.
Essa pole conquistada por Max Verstappen é daquelas de dar um gás na confiança de qualquer piloto e a previsão é de chuva no domingo, podendo ser mais um fator de motivação para o neerlandês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário