domingo, 28 de abril de 2024

Bonança após a tempestade


 Foi uma semana de pesadelo para a Penske. Conhecida por sua excelência nas pistas, o time de Roger Penske viu sua credibilidade abalada com uma punição na prova em St Petersburg por uso indevido do push-to-pass, causando um tremendo rebuliço na Indy, lembrando que Roger é dono da Indy e do IMS. Porém, a Penske mostrou que não precisa de subterfúgios fora do regulamento para vencer uma corrida. Em Barber, Scott McLaughlin e Will Power escaparam das armadilhas estratégicas para conquistar uma dobradinha e fazer Roger esquecer um pouco a semana mais controversa da história de sua equipe.

Largando na pole, McLaughlin só não liderou a grande maioria das voltas por causa das inúmeras bandeiras amarelas na estranha corrida no Alabama. O auge da bizarrice ocorreu quando um manequim caiu ao lado da pista, vindo de uma ponte de acesso. Isso já entrou no folclore do automobilismo mundial. Christian Rasmussen se envolveu em inúmeros toques e protagonizou a última bandeira amarela, numa altura em que McLaughlin e Power já tinham uma boa vantagem sobre os demais. Com tantas interrupções, as equipes se dividiram na estratégia de duas ou três paradas, com suas variantes. A Penske escolheu não economizar com seus pilotos, enquanto a Ganassi com Alex Palou optou por ser manter na pista e economizar o que desse. Vantagem para a turma da Penske, que venceu com a sua dupla oceânica.

Após triunfar de forma categórica semana passada, Scott Dixon cometeu um incaracterístico erro ao tentar uma manobra otimista em cima de Graham Rahal, por sinal, manobra idêntica tentou Pato O'Ward, novo vencedor de St Pete por toda a polêmica da Penske, e o mexicano acabou por tirar Pietro Fittipaldi da pista logo depois. Os dois vencedores de corrida oficiais da Indy até ontem tiveram um domingo esquecível, fazendo com que Power, mesmo perdendo dez pontos por tudo o que aconteceu em St Pete, assumisse a liderança do campeonato. Foi uma semana terrível, onde a Penske teve que se entender com Indy, incluindo pilotos, equipes e fãs, mas dentro da pista, o time mostrou sua força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário