sábado, 22 de agosto de 2009

Dominação prateada


Se no início do ano poucos poderia prever algo de bom para as equipes que dominaram a F1 nos últimos anos, a McLaren provou que, mesmo sem testes, há espaço para competência em se consertar um projeto mal feito e conseguir voltar aos momentos de glória ainda com a temporada em andamento. A equipe de Martin Whitmarsh provou que está mesmo de volta a briga pela vitória com a dobradinha dos seu pupilos nesse sábado em Valencia, com Hamilton superando seu companheiro de equipe por frações de segundo. Enquanto isso, a Ferrari continua a sofrer, principalmente agora, que conta praticamente com apenas um piloto...

A Classificação no circuito de rua de Valencia foi bastante convencional, mas com algums diferenças com relação ao visto antes das férias. A Brawn acordou do seu profundo momento de letargia e retornou ao pelotão da frente, com Button e Barrichello sempre brigando pelas primeiras posições, com destaque para o brasileiro, que sempre foi mais rápido na Classificação de hoje, inclusive marcando o melhor tempo do final de semana, e o único a acompanhar o ritmo das McLarens. Isso preocupa a Red Bull, que já não tinha andado tão bem na Hungria e ficou para trás com relação a sua principal rival ao título nesse final de semana, apesar de que Vettel superou Button no dia de hoje. O opaco desempenho de Webber contradiz o próprio australiano, que cobrou de sua equipe uma definição do 1º piloto. Se eles forem definir agora...

Após o anúncio da sua saída, a BMW resolveu andar, talvez já pensando na sua sobrevivência, e Kubica voltou ao Q3 após muito tempo, com Heidfeld ficando de fora por muito pouco. Uma verdadeira surpresa, assim como também foi surpreendente a queda de desempenho da Toyota, após um início de campeonato tão auspicioso. Trulli não conseguiu passar ao Q3, com Glock se esforçando para consegui-lo, mas chegando na segunda parte da Classificação, o alemão pouco pôde fazer para se manter lá. Numa equipe que vive o fantasma de se acabar por falta de resultados, o momento é preocupante para a Toyota.

Quem não mudou foi a McLaren, com Hamilton conseguindo uma pole até com sobras, com o britânico não se esforçando muito nas duas primeiras partes da Classificação e tendo ainda o luxo de descartar a última volta no treino, pois ninguém iria bater seu tempo. Hamilton prova que sua vitória na Hungria não foi circunstancial e que poderá subir no campeonato nesse terço final. Pena que não brigue mais pelo título. Kovalainen provou que sua conversa com Whitmarsh sobre o seu futuro surtiu efeito e o finlandês fez sua melhor Classificação, mas seu erro na curva final diz bem que Kovalainen, apesar de um bom piloto, não está no nível de Hamilton. A Ferrari deve estar pensando seriamente em 2010, pois convive com um piloto desmotivado e que deve se despedir no final do ano e outro que não corria na F1 há 10 anos. Kimi Raikkonen parece com a tomada desligada hoje, apesar do carro da Ferrari não estar ajudando muito hoje, enquanto o desempenho de Badoer chega a ser ridículo para um piloto veterano de F1. Claro que não poderíamos esperar que o italiano chegasse arrasando, mas o último lugar, de longe, no grid de amanhã pode definir que sua volta à F1 também tenha sido sua despedida.

Continuando no setor dos novatos, Romain Grosjean fez um bom treino e, contrário da transmissão oficial, fez mais do que Nelsinho Piquet. Em seu primeiro GP, Grosjean andou razoavelmente próximo de Alonso e já se colocou no Q2, algo que Piquetzinho, em suas primeiras corridas, esteve longe de fazer e só andava próximo do espanhol de vez em quando. Infelizmente para Nelsinho, o desempenho de hoje de Grosjean poderá desprestigia-lo ainda mais. Correndo em casa, Alonso fez um brilhareco na sexta, mas com o carro que tem, dificilmente fará algo a mais do que correr mais do que o próprio carro! Por isso que ele sonha tanto com o vermelho. A Toro Rosso continua evoluindo desde que recebeu o novo carro e Buemi ficou no Q2, algo raro pouco tempo atrás, enquanto Alguersuari laragará na frente de alguém pela primeira vez na sua curtíssima carreira na F1. O desempenho da Force India nos treinos livres foi surpreendente, mas se não andou no mesmo ritmo na Classificação, pelo menos a equipe hindu esteve longe de fechar o grid, com Sutil indo para o Q2 novamente.

Com o forte calor que fez em Valencia, uma corrida mais parecida com Cingapura poderá ser mais possível, com acidentes, saídas de pista (houve várias hoje) e alguma emoção. Ano passado, com clima agradável, Valencia proporcionou a pior corrida do ano, mas o equilíbrio desse ano poderá virar isso. Hamilton terá Kovalainen como escudo contra os outros, enquanto Barrichello, se não errar, poderá superar Button amanhã, incomodando os prateados, que dominaram hoje e tem tudo para fazer o mesmo domingo.

2 comentários:

  1. É a volta do Hamilton e a confirmação de que o Badoer é um mané poronga mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,
    .
    Confira está semana no Programa Curva do S do Canal Speed Channel a reportagem que realizei sobre o Drift, uma modalidade recém chegada ao Brasil. O Speed Channel é o canal 28 da TV Sky.
    .
    O Curva esta semana vai ao ar na quarta ás 19 e 23 horas com as seguintes reprises:
    .
    Quinta-Feira: ás 05:00, 12:00 e 13:00
    Sexta-Feira: ás 18:30
    Sábado: ás 02:00 e 09:00
    .
    Um abraço, Fernando A. De Gennaro.

    ResponderExcluir