Aqui houve um empate entre Felipe Massa e a Mercedes, equipe capaz de três vitórias e resultados medíocres num mesmo ano, mas mas como o time germânico conseguiu o vice-campeonato no Mundial de Construtores, Felipe Massa entrou nessa nada honrosa parte da coluna. Quando Felipe anunciou via redes sociais que estava fora da Ferrari, imediatamente alguns pachecos de plantão trataram de desqualificar Fernando Alonso e a Ferrari, mas se esqueceram de olhar para a performance de Massa não apenas este ano, mas desde 2010. A realidade é que o acidente na Hungria transformou Felipe Massa, antes um piloto guerreiro, num piloto inconstante, capaz de grandes voltas de classificação ou ótimas largadas, mas de perder rendimento numa corrida. Este ano foi comum Massa não repetir o forte ritmo imposto por ele mesmo nas primeiras voltas, mas o primeiro pit-stop o deixar no pelotão intermediário e de lá não mais sair. A comparação com Alonso aumentou essa sensação de que Massa não está mesmo nos seus melhores dias, pois se o brasileiro caía nos domingos, o espanhol crescia assustadoramente. Não foi raro Alonso colocar 20 ou 30s sobre Massa no cair da bandeirada. Mesmo adorado pela cúpula da Ferrari, a realidade foi que Felipe ficou tempo demais na Ferrari e isso acabou por prejudicar a própria equipe, pois os pontos perdidos pelo brasileiro fizeram a Ferrari perder o vice-campeonato para a Mercedes no certame dos Construtores. A saída de Massa da Ferrari para a Williams pode determinar um final de carreira melancólico para o brasileiro.
E a McLaren?
ResponderExcluirnão merecia ser o figurão de 2013?
Vinicius,
ResponderExcluirA escolha foi baseada na quantidade de vezes em que o personagem apareceu como 'Figurão' durante o ano. Logicamente a McLaren apareceu por aqui, mas Felipe Massa e Mercedes tiveram 'três' indicações e como expliquei no texto, Massa acabou como o 'escolhido'. Claro que foi uma escolha bem subjetiva e concordo que a McLaren teria 'vaga' aqui.
Abraço!