sábado, 18 de janeiro de 2014

Ordens de equipe

Ah... ordens de equipe...

Essas três palavrinhas que causam tanto terror para quem gosta de automobilismo deu as caras novamente no Rally Dakar deste ano. A equipe Mini tem o melhor carro, equipe e pilotos do Rally Dakar 2014 e sem nenhuma surpresa, dominou o Dakar (sul-americano) deste ano. Porém, o espanhol Nani Roma, líder durante esta última semana, via a aproximação inapelável da lenda Stéphane Peterhansel, maior piloto de todos os tempos do off-road. O francês não teve um começo de rali muito auspicioso e imprimia um ritmo forte para tentar seu 12º triunfo no Dakar. Para quem não lembra, Nani Roma venceu o Dakar nas motos quando o rali ainda era na África em 2004, após várias tentativas frustradas. Inclusive, houve um ano que Roma teve um colapso nervoso numa das etapas finais quando percebeu que o Dakar lhe escorria pelas mãos novamente.

Com os três primeiros colocados garantidos, a Mini resolveu que a espetacular recuperação de Peterhansel, menos de três minutos atrás do companheiro de equipe no início do penúltimo dia, estava se tornando perigosa demais para os interesses da equipe. E solicitou encarecidamente a Peterhansel que tirasse o pé, o mesmo fazendo Roma. O francês ficou furioso. Liderando a volta da Peugeot ao Dakar nos próximos anos, Peterhansel se aproveitou de problemas de Roma no penúltimo dia e superou o espanhol, assumindo a ponta do Dakar. Porém, quem teve problemas (?) nesse último dia foi Peterhansel e Roma conseguiu uma emocionante virada, conquistando seu primeiro Dakar nos carros e fazendo a vontade da Mini.

Não foi a primeira vez que o Dakar foi decidido por ordens de equipe e em 1989 a disputa entre Jacky Ickx e Ari Vatanen foi decidida num cara-ou-coroa orquestrado pelo então diretor da Peugeot, Jean Todt. Vatanen venceu a disputa na moeda e Ickx, só para arengar, como se diz nessas bandas alencarinas, disparou na última especial, tirou a diferença para Vatanen e parou seu Peugeot nos metros finais para dar a vitória para o finlandês e obedecer o que queria a Peugeot na época.

Se o que Peterhansel teve em seu Mini foi um problema mecânico ou de estratégia no último dia de rali  Dakar permanecerá um mistério, mas o que estará nos livros é que Nani Roma venceu com o signo da velha polêmica das ordens de equipe. Os pilotos devem considera-las ou ignora-las? As equipes devem usa-las ou não? Essa discussão, não importando a categoria, nunca terminará.

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