Essas três palavrinhas que causam tanto terror para quem gosta de automobilismo deu as caras novamente no Rally Dakar deste ano. A equipe Mini tem o melhor carro, equipe e pilotos do Rally Dakar 2014 e sem nenhuma surpresa, dominou o Dakar (sul-americano) deste ano. Porém, o espanhol Nani Roma, líder durante esta última semana, via a aproximação inapelável da lenda Stéphane Peterhansel, maior piloto de todos os tempos do off-road. O francês não teve um começo de rali muito auspicioso e imprimia um ritmo forte para tentar seu 12º triunfo no Dakar. Para quem não lembra, Nani Roma venceu o Dakar nas motos quando o rali ainda era na África em 2004, após várias tentativas frustradas. Inclusive, houve um ano que Roma teve um colapso nervoso numa das etapas finais quando percebeu que o Dakar lhe escorria pelas mãos novamente.
Com os três primeiros colocados garantidos, a Mini resolveu que a espetacular recuperação de Peterhansel, menos de três minutos atrás do companheiro de equipe no início do penúltimo dia, estava se tornando perigosa demais para os interesses da equipe. E solicitou encarecidamente a Peterhansel que tirasse o pé, o mesmo fazendo Roma. O francês ficou furioso. Liderando a volta da Peugeot ao Dakar nos próximos anos, Peterhansel se aproveitou de problemas de Roma no penúltimo dia e superou o espanhol, assumindo a ponta do Dakar. Porém, quem teve problemas (?) nesse último dia foi Peterhansel e Roma conseguiu uma emocionante virada, conquistando seu primeiro Dakar nos carros e fazendo a vontade da Mini.
Não foi a primeira vez que o Dakar foi decidido por ordens de equipe e em 1989 a disputa entre Jacky Ickx e Ari Vatanen foi decidida num cara-ou-coroa orquestrado pelo então diretor da Peugeot, Jean Todt. Vatanen venceu a disputa na moeda e Ickx, só para arengar, como se diz nessas bandas alencarinas, disparou na última especial, tirou a diferença para Vatanen e parou seu Peugeot nos metros finais para dar a vitória para o finlandês e obedecer o que queria a Peugeot na época.
Se o que Peterhansel teve em seu Mini foi um problema mecânico ou de estratégia no último dia de rali Dakar permanecerá um mistério, mas o que estará nos livros é que Nani Roma venceu com o signo da velha polêmica das ordens de equipe. Os pilotos devem considera-las ou ignora-las? As equipes devem usa-las ou não? Essa discussão, não importando a categoria, nunca terminará.
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