domingo, 8 de junho de 2014

O especialista

Ed Carpenter sempre foi um piloto sofrível nos circuitos mistos, mas em compensação é um dos melhores em circuitos ovais e as duas poles consecutivas nas 500 Milhas de Indianápolis é a maior prova disso. Sabedor que não tem estofo para ser campeão, mesmo na época em que a IRL só corria em ovais, e dono da própria equipe, Carpenter tomou uma decisão interessante. Quando a Indy tiver que fazer curvas para os dois lados, o inglês Mike Conway assume o carro branco e verde de número 20, enquanto Carpenter só corre em seu habitat natural.  

No Texas, Carpenter mostrou sua força nos circuitos ovais e venceu de forma enfática nesse sábado à noite. Andando no pelotão da frente no começo da prova, mas sem assumir a ponta da prova, Carpenter esperou que a metade final da corrida se aproximasse para brigar do piloto dominador de então, Will Power. O australiano da Penske luta para exorcizar a sua fama de só correr bem em circuitos mistos e se dar mal em ovais. Power ficou com a pole e dominou a primeira parte da corrida, que ao contrário dos outros anos, não permite mais àquelas cenas aterrorizantes de vários carros andando lado a lado a mais 350 km/h. Numa corrida com poucas bandeiras amarelas e só um acidente, entre Bourdais e Justin Wilson, Power colocava boa vantagem sobre os demais, mas via a aproximação de Carpenter, que tomou a sua primeira posição. Com o intuito de mostrar que sua aversão aos ovais não existe mais, Power barbarizou na entrada dos pits e acabou perdendo o ponto de freada correto, enquanto Carpenter, o especialista, fazia sua parada de forma normal. Porém, Power teve sua corrida estragada com uma punição por excesso de velocidade nos pits e ficou quase uma volta atrás de Carpenter que, sem adversários, dominava a corrida com mais de 10s de vantagem sobre o segundo colocado.

Pela primeira vez no ano, duas estrelas da Indy fizeram corridas decentes em 2014: Tony Kanaan e Juan Pablo Montoya. Os dois largaram nas primeiras filas e ficaram no primeiro pelotão o tempo inteiro e com uma bandeira amarela provocada pelo estouro do motor de Takuma Sato quando faltavam sete voltas para o fim, tinham a chance de dar o bote em Carpenter na relargada. Contudo, quem deu o pulo do gato foi Power. Sexto colocado, Will era o último piloto na mesma volta dos líderes e aproveitou a bandeira amarela final para colocar pneus novos, enquanto os líderes tinham pneus com mais de trinta voltas de uso. A bandeira verde se deu com duas voltas para o final e Power se aproveitou disso para ultrapassar quem via pela frente e assumir o segundo posto com uma bela ultrapassagem sobre Montoya na entrada da curva 3. Ficou a sensação que que houvesse mais uma volta, Power seria capaz de alcançar Carpenter, mas o dia pertenceu ao americano, que venceu mais uma vez em sua especialidade, tornando uma marca para o piloto, que deverá voltar ao pit-wall nas próximas corridas em circuito misto.

No campeonato, Power pode ter perdido a vitória no Texas, mas disparou no campeonato, já que Helio Castroneves, maior vencedor no Texas da Indy, esteve irreconhecível e terminou apenas em décimo, sem estar na briga pela vitória em momento algum. Ryan Hunter-Reay ainda permanece de ressaca pela vitória nas 500 Milhas e abandonou com o motor quebrado. Diga-se de passagem, houve três quebras de motores no Texas essa noite. Todas com motor Honda. Enquanto isso, Power segue na sua luta de finalmente conquistar o sonhado campeonato e o fato de ter andado bem num oval demonstra que o australiano pode estar no caminho certo.

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