quinta-feira, 19 de junho de 2014

História: 30 anos do Grande Prêmio do Canadá de 1984

A F1 chegava ao Canadá para a primeira parada de três corridas na América do Norte em apenas um mês na temporada de 1984. Após a polêmica do final do Grande Prêmio de Mônaco, a FISA realizou uma investigação, mas a vitória de Alain Prost foi mantida. Depois de um ano de glória em 1983, a Brabham-BMW sofria em 1984 não tendo marcado um único ponto com a metade da temporada chegando, com a equipe tendo sérios problemas de confiabilidade, principalmente no motor BMW. Gordon Murray projetou um novo radiador de óleo para tentar consertar os problemas de refrigeração do motor, mas o aparato ficou no bico do carro. Seria algo marcante nesta corrida. Com a prova no Canadá sendo realizada no mesmo final de semana das 24 Horas de Le Mans, alguns pilotos que fazia dupla jornada não foram à América do Norte, como Jonathan Palmer e Mauro Baldi. Para o lugar do italiano, a Spirit promoveu a estreia do holandês Hubb Rothengather, que não participava de uma corrida em monoposto desde... 1981!

Mesmo com a perna quebrada, Patrick Tambay tentou participar da corrida em Montreal, mas após três voltas nos treinos livres, o francês percebeu que não conseguiria correr e a Renault só teria com Derek Warwick naquele final de semana. Nelson Piquet conseguiu sua terceira pole na temporada com facilidade, mas o mais importante foi que o final de semana tinha sido tranquilo, sem nenhuma quebra no seu Brabham ou no motor BMW. Prost completou a segunda fila, à frente de De Angelis, Warwick, o vencedor de 1983 Arnoux e Alboreto. Um dos protagonistas de Monte Carlo Ayrton Senna ficou com o nono tempo.

Grid:
1) Piquet (Brabham) - 1:25.442
2) Prost (McLaren) - 1:26.198
3) De Angelis (Lotus) - 1:26.306
4) Warwick (Renault) - 1:26.420
5) Arnoux (Ferrari) - 1:26.549
6) Alboreto (Ferrari) - 1:26.764
7) Mansell (Lotus) - 1:27.246
8) Lauda (McLaren) - 1:27.392
9) Senna (Toleman) - 1:27.448
10) De Cesaris (Ligier) - 1:27.922

O dia 17 de junho de 1984 estava bastante ensolarado na Ile de Notre Dame, num dia perfeito para uma corrida de F1, mesmo o calor podendo ser um especilho para que Piquet finalmente conquiste uma vitória, ou até mesmo recebesse a bandeirada, em 1984. Porém, Nelson não larga bem e é ultrapassado por Prost e ainda tendo que segurar De Angelis e as duas Ferraris, mas ainda na primeira volta, na curva 9, Piquet retomou a ponta, enquanto que mais atrás, as Ferraris ultrapassam Elio de Angelis. 

Piquet controlava Prost nas primeiras voltas, com a diferença entre eles nunca sendo superior a 1s, mas não dando chance de ataques ao francês. As duas Ferraris, com Alboreto à frente, não conseguiam acompanhar os líderes, mas se distanciavam do quinto colocado De Angelis. Como normalmente acontecia em 1984, Lauda fazia suas famosas corridas de recuperação e após ter que se classificar com o carro reserva, o austríaco empilhava ultrapassagens e na quinta volta, ele já assumia o quinto posto ao ultrapassar a Lotus de Elio de Angelis. Rapidamente Niki se aproxima da dupla da Ferrari, que estava ao redor de 1s atrás de Prost, porém Alboreto abandona na 11º volta com problema na bomba de combustível, aliviando a pressão crescente que Prost começava a sofrer do italiano, mas agora quem o acompanhava de perto era seu rival Arnoux. Enquanto Warwick e De Angelis brigavam de forma espetacular pela quinta posição, Arnoux tem problemas com seus pneus e faz um pit-stop precoce na 14º volta e retorna à pista em sétimo, se tornando o piloto mais rápido da pista por causa da borracha nova e ultrapassa Senna rapidamente. O piloto brasileiro mostrava que a corrida em Mônaco não foi um golpe de sorte e novamente andava na zona de pontuação com o seu médio Toleman.

Piquet tinha uma vantagem de 2s sobre Prost quando eles encontram um grande grupo de retardatários e Prost perde tempo, fazendo com que a diferença para Lauda caísse muito, trazendo o austríaco para a briga. Quando os líderes se livram dos retardatários, Piquet tinha agora 4s de vantagem para Prost, que em troca tinha 8s de frente para Lauda, mas o austríaco desconta outros 4s em cinco voltas, iniciando sua perseguição ao companheiro de equipe. Mais atrás, Arnoux recuperava a quarta posição ao ultrapassar Warwick no hairpin, enquanto os dois carros da Williams abandonam devido a problemas mecânicos. Pressionado por Lauda, Prost aumenta seu ritmo e diminui sua desvantagem para Piquet, que se aproximava da dupla da Lotus, que brigava pelo sexto lugar. O brasileiro chega a perder tempo para deixar os dois carros negros para trás, mas quem se aproveita dos dois carros da Lotus é Lauda, que se aproveita dos retardatários para assumir o segundo lugar. Mansell e De Angelis brigavam fortemente pela sexta posição e não davam espaço para Lauda colocar uma volta neles. Tendo perdido a sexta posição a pouco, Elio tentou dar o troco no companheiro de equipe e acaba saindo da pista rapidamente, mas na volta à pista, quase atinge a McLaren do segundo colocado Lauda, que colocou duas rodas na grama e quase perde a segunda posição para Prost. 

Após ultrapassar com muita dificuldade Mansell, Lauda estava 7s atrás de Piquet, enquanto Prost começava a sofrer com o desgaste dos pneus e diminui seu ritmo. De mais rápido na pista, Arnoux tem problemas com o escapamento de sua Ferrari e abranda seu ritmo, perdendo o quarto lugar para Warwick, mas o inglês tem um pneu furado e cede a quarta posição para Mansell, já uma volta atrás do líder Piquet, que efetua a volta mais rápida da corrida para deixar Lauda numa distância segura. Nas voltas finais, Piquet abranda seu ritmo para não desgastar o seu frágil motor BMW, mas o brasileiro tem a corrida sobre controle e consegue sua primeira vitória de 1984 (e pontos também) com pouco mais de 2s de vantagem para Lauda. Prost chega em terceiro quase uma volta atrás, perdendo mais um pontinho para Lauda no campeonato. Mansell tem problemas de câmbio no final da corrida e perde rendimento, dando a Eddie Cheever o quarto lugar, mas o americano é vítima de um erro banal da Alfa Romeo, que deixou Cheever sem combustível ainda com duas voltas para o fim. Assim, fazendo uma corrida inteligente, Elio de Angelis ficou com o quarto posto, com René Arnoux, com uma problemática Ferrari, ainda ultrapassando o problemático Lotus de Mansell na última volta. Ao fim da corrida, Piquet tira a sapatilha direita e todos ficam espantados com as queimaduras no pé do carioca. O radiador de óleo literalmente cozinhou o pé de Piquet e o brasileiro pensou várias vezes em abandonar a corrida devido as dores, mas ele mudava de ideia e continuava por mais algumas voltas. E foi até o final, conseguindo uma emocionante e dolorida primeira vitória em 1984.

Chegada:
1) Piquet
2) Lauda
3) Prost
4) De Angelis
5) Arnoux
6) Mansell   

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