A temporada de 1975 se aproximava de sua metade e Niki Lauda, com duas vitórias consecutivas dominantes, se tornara o grande favorito ao título. A Ferrari era o melhor carro e Clay Regazzoni, ainda sem conseguir subir ao pódio, não parecia capaz de segurar Niki. Nas outras equipes, a McLaren começava a sofrer com o datado M23 e Emerson Fittipaldi estava incomodado com falta de competitividade do carro, além dos constantes problemas de freios. A Tyrrell andava muito bem em Anderstorp e poderia ser um fator na Suécia, que nas duas últimas edições lotaram o circuito para torcer por Ronnie Peterson, mas o sueco não tinha chances com o já antiquado Lotus 72E.
Para surpresa geral, a Ferrari não parecia tão forte na Suécia e nos treinos livres, nem Lauda ou Regazzoni lideraram. Confirmando a boa corrida na etapa anterior em Zolder, Vittorio Brambilla conseguia uma comemorada primeira pole na F1, com a March terminando um jejum de cinco anos. Uma das histórias folclóricas da F1 nos anos 1970 era que a equipe March teria colocado uma placa no sensor eletrônico de marcação de tempo, 'ganhando' alguns décimos na malandragem. O pole de 1974 Depailler completava a primeira fila, seguido pelo Shadow de Jarier e o Brabham de Reutemann. Lauda era apenas quinto. Correndo em casa Peterson arrancava um milagroso nono lugar, enquanto Regazzoni, Emerson Fittipaldi e James Hunt decepcionavam ao ficar fora do top-10.
Grid:
1) Brambilla (March) - 1:24.630
2) Depailler (Tyrrell) - 1:25.010
3) Jarier (Shadow) - 1:25.060
4) Reutemann (Brabham) - 1:25.180
5) Lauda (Ferrari) - 1:25.457
6) Pace (Brabham) - 1:25.802
7) Pryce (Shadow) - 1:25.866
8) Scheckter (Tyrrell) - 1:25.900
9) Peterson (Lotus) - 1:26.012
10) Watson (Surtees) - 1:26.085
O dia 8 de junho de 1975 amanheceu com um belo sol sob o bucólico circuito de Anderstorp, num dia perfeito para uma corrida de F1. A primeira fila tinha dois pilotos que nunca venceram uma corrida na F1, ou seja, Brambilla e Depailler estariam bem ansiosos para acabar com seus jejuns pessoais, enquanto Lauda esperava fazer uma corrida de espera, já que a prova teria oitenta voltas e terminaria com quase duas horas. Brambilla mantém sua primeira posição e o único problema na largada foi Pryce ter ficado parado, com um problema no cabo de acelerador, mas felizmente ninguém acertou o galês, que largaria com uma volta de atraso.

Ao assumir a segunda posição, Lauda tinha 10s de desvantagem, porém, tinha uma boa frente sobre seu companheiro de equipe Regazzoni, que era pressionado por Mario Andretti, que retornava à F1 após sua participação nas 500 Milhas de Indianápolis daquele ano. Lauda tirava a diferença gradualmente, enquanto os pneus de Reutemann perdiam rendimento, repetindo o que acontecera com Pace. Enquanto Emerson começava a sofrer problemas de freio, um jovem inglês chamava atenção Tony Brise, com um Hill, ultrapassava o então campeão para ser quinto colocado. Faltando quinze voltas Lauda colava de vez em Reutemann, mas o austríaco não se arriscava. Parecia que a ultrapassagem viria de forma natural. Após algumas tentativas, Lauda pegou o vácuo de Reutemann na reta dos boxes e efetuou a ultrapassagem no final da reta. Com problemas nos pneus, Reutemann não resistiu e apenas tentava sobreviver, enquanto Lauda abria vantagem. Niki Lauda conquistava sua terceira vitória consecutiva depois de uma corrida de espera. Reutemann terminou em segundo e com o terceiro lugar, Regazzoni finalmente subia ao pódio em 1975. Atrás do suíço, três pilotos marcavam pontos pela primeira vez na temporada e também davam os primeiros para as suas respectivas equipes, com Andretti (Parnelli) em quarto, Mark Donohue (Penske) em quinto e o surpreendente Tony Brise (Hill) em sexto. Com a segunda corrida seguida fora dos pontos, Emerson Fittipaldi perdia a segunda posição no campeonato para Reutemann, enquanto Lauda disparava na ponta do certame de 1975. Num circuito em que a Ferrari não se adaptou, Niki Lauda levou o carro nas costas para uma vitória onde mostrou suas grandes qualidades, que era a inteligência e a eficiência.
Chegada:
1) Lauda
2) Reutemann
3) Regazzoni
4) Andretti
5) Donohue
6) Brise
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