sábado, 20 de setembro de 2025

Odisseia azeri

 


Momentos antes de se iniciar a classificação na capital do Azerbaijão, a F1 anunciou a extensão do contrato com a pista de rua de Baku até 2030, com direitos a declarações protocolares de Stefano Domenicalli e Farid Gayibov, ministro da juventude e dos esportes do Azerbaijão. Talvez os dois dirigentes não estivessem preparados para o que viria em seguida, numa das classificações mais acidentadas e caóticas de todos os tempos. Um recorde de seis bandeiras vermelhas (três só no Q1) fez com que o treino que definiu o grid durasse duas horas e Max Verstappen mostrou que em meio a tantas dificuldades, seu talento absurdo faz muita diferença.

O clima estranho em Baku no sábado trouxe ventos que passaram dos 40 km/h, fazendo com que os pilotos fossem surpreendidos por rajadas de ventos que os fizeram sair da pista em vários momentos. E como se trata de um circuito de rua, isso significa muro. No Q1 Albon, Hulkenberg e Colapinto bateram, sem contar as várias escapadas. Destaque que quando Colapinto bateu pela enésima vez, a transmissão não se furtou de procurar um Briatore cada vez mais furibundo com a falta de desempenho do argentino e, pior, sua predileção de destruir carros. No Q2 Bearman bateu, estragando um final de semana até promissor da Haas, mas pior fez Hamilton, não conseguindo marcar um bom tempo e ficando de fora do Q3 mais uma vez, após ter feito o melhor tempo do segundo treino livre.

No final da corrida da F2, minutos antes do início da classificação da F1, os pilotos relataram pingos de chuva e pista escorregadia. Essa situação apareceu bem no Q3 e os prejudicados foram dois favoritos à pole. Charles Leclerc vinha de quatro poles seguidas em Baku, mas acabou batendo no muro do Castelo, mesmo local onde se chamou de idiota em 2019. Minutos depois foi a vez do líder Oscar Piastri bater forte no muro e dar uma boa chance de Lando Norris diminuir bastante a sua desvantagem no campeonato. Porém, na semana em que falou para a revista Vogue inglesa que 'ser campeão do mundo é minha prioridade número 2, eu quero curtir a vida', Norris demonstrou mais uma vez sua que lhe falta uma mentalidade realmente vencedora ao errar em sua volta no Q3 e com isso, largará apenas duas posições à frente de Piastri amanhã. Se não foi 'Papaya Rules', para a McLaren 'manter a harmonia' entre seus pilotos, foi mais uma chance desperdiçada para o inglês.

Com a pista escorregadia e a sequência de bandeiras vermelhas, Carlos Sainz, 18º no campeonato e uma das decepções do ano, estava com a pole, com Liam Lawson, demitido da Red Bull após duas corridas e correndo para sobreviver na F1, ao seu lado na primeira fila. Porém, Max Verstappen passou por cima de uma pista escorregadia e o vento forte em Baku para marcar a pole, a segunda consecutiva. Com a dupla da McLaren distante, não é demais afirmar que Max já é o favorito para vencer no domingo.

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