quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

R28


A Renault foi a última equipe considerada grande a apresentar suas armas para 2008. Na verdade, as armas da equipe gaulesa estavam devidamente apresentadas e não estão nas linhas do novo R28. Nelson Angelo Piquet e, principalmente, Fernando Alonso são as principais esperanças de um 2008 parecido com 2005 e 2006, quando o espanhol levou a Renault ao topo da F1.

O carro apresentado hoje em Paris se parece bastante com o malfadado carro do ano passado, inclusive com a pintura de péssimo gosto. Segundo o diretor técnico Bob Bell, as diferenças estão no interior do R28 e essas diferenças tem que ser grandes mesmo, pois repetir 2007 está fora de cogitação para a Renault e seu presidente mão-de-vaca Carlos Gosh. Outra novidade interessante é o cargo de piloto de testes sendo ocupado pelo brasileiro Lucas di Grassi. O brasileiro já parecia um infeliz desempregado, preterido dentro da equipe pelo francês Romain Grosjean, mas eis que Di Grassi trabalhou discretamente e cavou uma vaga que deveria ser sua por direito.

Nelsinho pôde fazer sua estréia como piloto oficial hoje, ao menos numa cerimônia oficial, e tudo que podemos dizer é que ele terá muito trabalho ao lado de um Fernando Alonso mordido, mas se o brasileiro usar a cabeça, poderá ter muito sucesso com a companhia do espanhol e poderá usar o que aprendeu num futuro próximo. Alonso terá a dura missão de liderar uma volta da Renault aos bons tempos, mas teve uma coisa que foi reconfortante para a equipe. Alonso fez testes de confiabilidade muito bons e alguns dos seus bons tempos foram conseguidos em long runs. Muito bom, mas será o suficiente?

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