sexta-feira, 7 de novembro de 2008

História: 40 anos do Grande Prêmio do México de 1968


A emocionante e mortífera temporada de 1968 chegava ao fim no Grande Prêmio do México. Mortífera, pela morte de vários grandes pilotos durante o ano, inclusive o favorito destacado do ano, Jim Clark. Emocionante, pelo grande equilíbrio entre pilotos e equipes durante o ano, traduzindo no espetacular final de campeonato com três pilotos ainda no jogo. Graham Hill, com 39 pontos, era o líder com a Lotus, após o inglês tendo que reanimar toda a equipe após a perca de Clark. Jackie Stewart era o segundo com três pontos a menos e logo atrás vinha o então atual campeão Denny Hulme, na ascendente equipe McLaren e vindo de duas vitórias. Tudo podia acontecer!
Até mesmo uma zebra conquistar a pole para a corrida. Ninguém duvidava do talento do suíço Jo Siffert, mas o piloto sempre se metia em carros ruins e se dividia entre a F1 e o Mundial de Esporte-Protótipo. Andando no Lotus 49 de Rob Walker, Siffert conquistou sua primeira pole na F1 e teria ao seu lado outro azarão: o neozelandês Chris Amon, da Ferrari. Até o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a equipe italiana tinha a revelação Jacky Ickx na briga pelo título, mas o belga se acidentou durante os treinos em Watkins Glen e estava descatardo na luta pelo campeonato. Se na primeira fila não havia nenhum contendor ao título, a segunda tinha Graham Hill e Denny Hulme, enquanto Stewart sairia um pouco mais atrás, em sétimo. O escocês não estava tendo um bom desempenho nas últimas provas, mas não desistiria fácil. Com Hill e Hulme dividindo a segunda fila, tudo podia acontecer!

Grid:
1) Siffert (Lotus) - 1:45.22
2) Amon (Ferrari) - 1:45.62
3) Hill (Lotus) - 1:46.10
4) Hulme (McLaren) - 1:46.40
5) Gurney (McLaren) - 1:46.29
6) Surtees (Honda) - 1:46.14
7) Stewart (Matra) - 1:46.69
8) Brabham (Brabham) - 1:46.80
9) McLaren (McLaren) - 1:47.00
10) Rindt (Brabham) - 1:47.70

O dia 3 de novembro de 1968 estava claro e com sol no México. Um dia perfeito para uma decisão de campeonato! A tensão na largada era grande, mas poucos acreditavam numa repetição de 1964, quando Hill foi acertado pela Ferrari de Bandini, o que possibilitou o título de Surtees, da equipe italiana. No entanto, a largada foi limpa, mas nem por isso sem trocas de posições. Os protagonistas da primeira fila largam mal, dando espaço para os favoritos, que vinham logo atrás deles. Porém, quem tinha largada melhor era Surtees, que tinha pulado de sexto para primeiro ainda na primeira curva! O inglês liderava à frente de Hill e Stewart, outro que tinha feito uma super-largada. A equipe Honda, que se despedia da F1 naquela corrida, não era páreo ao Lotus de Hill e Surtees foi ultrapassado ainda na primeira volta!

Stewart fazia uma ótima corrida e após deixar Surtees para trás ainda na segunda volta, começou a pressionar Hill. O veterano piloto da Lotus sabia que precisava chegar em segundo para ser campeão e por isso só supertou três voltas de pressão antes de ceder a posição ao escocês. Mais atrás, Siffert fazia uma excelente corrida de recuperação. Após a péssima largada, o suíço vinha passando quem via pela frente e após cair para oitavo na primeira volta, aparecia em quarto em apenas cinco voltas! Na sexta volta ultrapassou Denny Hulme, que ocupava a terceira posição e fazia uma trinca entre os que brigavam pelo título. Os carros andavam próximos uns aos outros e a briga pela liderança era próxima. Sentindo o perigo que corria com a recuperação de Siffert, Hill partiu para cima de Stewart e ultrapassou o escocês na nona volta. Mesmo correndo com um Lotus, Siffert não era companheiro de equipe Hill e não tinha nada com a briga pelo título que envolvia seus adversários na corrida.

Porém, um dos postulantes ao título saiu da corrida mais rápido do que o imaginado. Denny Hulme vinha em quarto, logo atrás de Siffert, quando sua suspensão traseira quebrou repentinamente e o neo-zelandês saiu da pista, batendo com força no guard-rail. Apesar de ter saído do carro sem grandes ferimentos, Hulme estava decididamente sem condições de defender seu título conquistado no ano anterior. Agora a briga seria entre Hill e Stewart, que lideravam a corrida. Porém, Siffert resolveu aprontar e se meteu na briga pelo campeonato ao ultrapassar Stewart na volta 17 e Hill cinco voltas depois! A disputa era espetacular entre os três, mas infelizmente Siffert parecia ter apertado demais o acelerador, pois poucas voltas depois ele foi aos boxes com o cabo do acelerador quebrado, deixando Hill e Stewart sozinhos na luta pela corrida e pelo campeonato.

A corrida chegava ao seu clímax! Os dois melhores pilotos do ano chegavam ao final da corrida decisiva brigando pelo campeonato palmo a palmo. O terceiro colocado Jack Brabham era muito distante da briga. Hill era mais velho e experiente, talvez por isso não fosse tão impetuoso como Stewart, que tinha um carro inferior ao velho cavalheiro inglês. Era briga entre o velho e o novo. Mas, desta vez, o velho levaria vantagem. Stewart começou a perder rendimento, ficando cada vez mais longe de Hill. O seu Matra começou a sofrer com um problema de alimentação, fazendo com que o seu motor Ford-Cosworth DFV começasse a falhar. A diferença para Hill aumentava a cada volta e algumas voltas depois Brabham e McLaren ultrapassaram Stewart. Hill desfrutava de uma confortável liderança, enquanto Brabham e Johnny Servoz-Gavin abandonavam no final da prova, quando eram terceiro e quatro colocados, com o motor quebrado. Stewart se arrastava e pouco podia fazer. Hill recebeu a bandeirada para sua décima terceira vitória na carreira e, o mais importante, o segundo Campeonato Mundial de F1 na carreira. Após perder dois amigos dentro da equipe Lotus, Hill juntou os cacos e venceu um dos campeonatos mais interessantes da história da F1, entrando de vez na história do automobilismo mundial.

Chegada:
1) Hill
2) McLaren
3) Oliver
4) Rodriguez
5) Bonnier
6) Siffert

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