sábado, 22 de novembro de 2008

Jacques


Num mundo cada vez mais mercantilista como o de hoje, onde as pessoas saem das suas equipes na velocidade com quem o dinheiro chega ao seu bolso, o símbolo "amor a camisa" é praticamente raro. Com apenas duas equipes no seu longo currículo, Jacques Laffite fez história nos carros azuis da Ligier Gitanes, conquistando todos os seus ótimos resultados na F1 pela equipe francesa, mesmo que nunca tenha lhe garantido a honra de ter sido o primeiro piloto francês a ser campeão da F1 na época. Mesmo já tendo passado o auge de sua carreira na F1, um acidente acabou abruptamente sua passagem pela F1, mas seu amor pela categoria permanece intacto, ficando sempre no paddock na quando pode. Completando 65 anos no dia de ontem, vamos conhecer um pouco mais a carreira de Jacques Laffite.

Jacques-Henri Marie Sabin Laffite nasceu no dia 21 de Novembro de 1943 na Paris ocupada pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Filho de um advogado parisiense, Laffite sempre gostou de carros, mas seu pai o fez cursar a faculdade de direito, tentando com que o filho se tornasse advogado como ele. Porém, o amor pelos carros era mais forte e Laffite começou a ter contato com o automobilismo sendo mecânico de Jean-Pierre Jabouille na temporada de F3 em 1968 do amigo. A relação entre os dois era tão forte, que Laffite e Jabouille se tornaram cunhados, cada uma se casando com a irmã do outro. Conta e lenda que, muitos anos mais tarde, Laffite levou um baita chifre de um certo piloto francês chamado Alain Prost...

Depois de ganhar experiência como mecânico, Jacques começou a correr tarde, já próximo a completar 30 anos, participando de uma categoria de base francesa e no início da década de 70, passou a participar do Campeonato Francês de F3, conquistando o título em 1973 com um carro da Martini, ficando próximo de conquistar também o certame inglês. Laffite venceu também as prestigiosas corridas em Pau e em Mônaco, começando a chamar a atenção dos chefes de equipe da F1. Enquanto tentava a sorte nos monopostos, Jacques também corria no Mundial de Esporte-Protótipo, algo bastante comum na época e de 1972 e 1974, participou das 24 Horas de Le Mans, tendo como melhor resultado o oitavo lugar de 1974. Com o apoio da petroleira BP France, Laffite começou a disputar o conceituado Campeonato Europeu de F2 em 1974 a bordo de um March-BMW e logo se tornou um piloto de ponta, vencendo uma corrida em Salzburgring. Foi também em 1974 que Laffite estreou na F1. Frank Williams tentava se manter na F1 como podia em sua equipe mambembe e se impressionou com Laffite, o convidando para o Grande Prêmio da Alemanha de 1974. Porém, Jacques tinha sido inscrito pela equipe Token para o Grande Prêmio da França de 1974, mas não chegou a treinar com a equipe. Embora sua estréia na F1 tenha terminado em um acidente, ele havia impressionado bem mais que os pilotos-pagantes que haviam passado pela equipe Iso-Marlboro e isso garantiu o francês para a temporada seguinte.

Frank Williams estreava como construtor indenpendente em 1975, após anos comprando carros de terceiros, e como era esperado, o novo carro deu muita dor de cabeça, além de quebrar bastante. Após terminar sua primeira corrida na França, Laffite parte para o temido circuito de Nürburgring e o pequeno francês pode mostrar seu talento. Num circuito rápido e desafiador, Laffite conquista um surpreendente segundo lugar, conquistando seus primeiros pontos na F1, além de subir ao pódio pela primeira vez. Porém, esse resultado foi ilusório. A Williams sofria com a falta de dinheiro e Laffite abandonou a equipe antes do final da temporada. Porém, Laffite não tinha do que reclamar de 1975. Após ter sido mecânico de Jabouille anos antes, Laffite se mudou para a equipe do amigo, apoiado pela Elf, e venceu o Campeonato Europeu de F2 com seis vitórias (Estoril, Truxton, Nürburgring, Pau, Hockenheim e Enna-Pergusa). Para completar, ele ajudou a Alfa Romeo a vencer o Mundial de Esporte-Protótipo com três vitórias (Dijon, Monza e Nürburgring), ao lado de pilotos como Arturo Merzario, Derek Bell e Henri Pescarolo.

Todos esses resultados fizeram Jacques Laffite pensar em vôos maiores. Após anos disputando o Mundial de Esporte-Protótipos, Guy Ligier tinha um plano de fazer uma equipe genuinamente francesa na F1 e precisava urgentemente de um piloto gaulês. Primeiramente ele testou Jean-Pierre Beltoise, mas o piloto foi sacado pelo talento de Laffite, que acabou contratado pela equipe francesa, iniciando uma relação que duraria quase dez anos. Laffite trabalhou duro para que a equipe Ligier, patrocinado pela Gitanes, mas com a cor azul que marcava a França, se tornasse competitiva. O carro mostrava potencial, como o terceiro lugar em Zolder, o segundo posto na Áustria e a primeira pole de Laffite em Monza. O motor Matra empurrava bastante e Laffite sempre andava bem em pistas rápidas, mas como todo carro novo, ele também quebrava bastante. Após um início de 1977 bastante ruim, inclusive se envolvendo no acidente fatal de Tom Pryce, Laffite surpreende o mundo ao vencer pela primeira vez na F1 no Grande Prêmio da Suécia, após fazer uma corrida de paciência, onde só garantiu a vitória no final da corrida, quando o então líder Mario Andretti ficou sem combustível. Mas isso não importava e Laffite se tornava o primeiro francês a vencer um Grande Prêmio com um carro francês e um motor francês. Só isso, já fazia Laffite entrar para a história!

Porém, 1978 não foi o ano dos sonhos de Laffite, conquistando poucos resultados de relevo num ano dominado pela Lotus. O motor Matra, que datava do começo dos anos 70 na famosa equipe Matra do Mundial de Esporte-Protótipo, já demonstrava cansaço e o motor Cosworth era o mais apropriado para a equipe francesa. Tendo pela primeira vez em sua curta história em segundo carro, de Patrick Depailler, e um motor não-francês, a Ligier subiu de produção de forma impressionante em 1979. Se até o ano anterior era uma equipe considerada média, a Ligier evoluiu bastante em 1979 e Jacques Laffite se aproveitou para conquistar duas vitórias incontestáveis nas duas primeiras corridas de 1979. Tamanho desempenho era parecido com o da Lotus em 1978, mas uma mudança no pneu Goodyear, aliado ao crescimento da Ferrari e a falta de desenvolvimento da Ligier, fez com que Laffite perdesse o domínio daquela temporada. Jacques não venceria mais nenhuma corrida em 1979, mas consegue outros três pódios, além de duas vitórias. Faltando três provas para o fim do campeonato, Laffite ainda era candidato ao título, mas três abandonos o faz cair para a quarta posição do campeonato, ficando atrás do campeão Jody Scheckter, do vice Gilles Villeneuve e de Alan Jones. Mesmo com o final decepcionante, Laffite entrava definitivamente no rol dos pilotos de ponta da época!

O ano de 1980 não foi tão competitivo como no ano anterior, mas Laffite consegue uma vitória na Alemanha, uma pole na França e outros três pódios. Tendo a companhia do agressivo Didier Pironi, Laffite teve que brigar com seu companheiro de equipe para conseguir a supremacia da equipe e isso fez com que o time crescesse ao longo da temporada e, assim, Laffite consegue repetir o quarto lugar no Campeonato de 1980. A Matra planejava voltar à F1 através da Talbot e com a Ligier numa ótima fase, as perspectivas de Laffite para 1981 eram ótimas. Tendo ao lado o velho amigo Jean-Pierre Jabouille na equipe, Laffite também teria os pneus Michelin para o ajudar a derrotar a Williams e a Brabham de Nelson Piquet. Após um início de temporada irregular, a temporada de Laffite dá uma guinada após o Grande Prêmio da Espanha. O francês dizia que não gostava do circuito de Jarama, mas o carro se comportava muito bem no travado circuito espanhol e Laffite era o pole daquela corrida. Após uma péssima largada, Laffite parte para uma incrível recuperação que o põe em segundo lugar nas últimas voltas. Porém, Jacques tinha pela frente o incrível de talento de Gilles Villeneuve, que fez uma corrida histórica para segurar um enorme pelotão de pilotos atrás de si toda a corrida. Após deixar a Williams de Reutemann para trás, Laffite atacou Villeneuve de todas as formas, mas teve que se contentar com o segundo lugar, numa das bandeiradas mais famosas da F1. Laffite passou a conquistar ótimos resultados e a vitória veio em Zeltweg, após ultrapassar a Renault de René Arnoux no meio da corrida. A temporada de 1981 foi uma das mais disputadas da história e Laffite foi protagonista o ano todo, chegando à última etapa em Las Vegas com chances de título após sua segunda vitória no ano, em Montreal. No entanto, a Ligier nunca se encontrou no estacionamento do Hotel Ceasar's e Laffite fez uma corrida discreta, longe de brigar pela vitória, único resultado que lhe interessava. Como tinha acontecido nas duas temporadas anteriores, Laffite terminava o campeonato em quarto, mas foi em 1981 que esteve mais próximo de se tornar campeão.

Porém, esse foi a última vez que Laffite disputaria um título. O francês iniciaria sua fase descendente ainda em 1982, quando a Ligier utilizou três carros diferentes ao longo da temporada, tentando acertar. Algo que nunca conseguiu! O motor Matra, mesmo sendo V12, era engolido pelos motores turbo e Laffite foi superado ao longo do ano pelo seu companheiro de equipe Eddie Cheever, que era bem mais novo do que ele. Mesmo com um surpreendente terceiro lugar em Zeltweg, Laffite se despede da Ligier no final do ano e volta às origens. Quase dez anos após sua passagem pela Williams, Laffite encontrava uma equipe totalmente diferente do que quando saiu do time que mal conseguia levar seus carros às corridas. Agora mais profissional e vitoriosa, a Williams tinha acabado de conquistar seu segundo título em três anos e Laffite teria pela frente o atual campeão da F1, Keke Rosberg. Após um início animador pela equipe, a longa espera pelo motor Honda Turbo fez com que a Williams decaísse e Laffite ficasse cada vez mais desmotivado. Claramente batido por Rosberg, Laffite ainda passou pelo constrangimento de não conseguir se classificar para os Grandes Prêmios da Itália e da Europa em 1983.

Após um ano ruim em 1984, começavam a pipocar boatos de que Laffite estaria se despedindo da F1. Já contando com 41 anos de idade, Laffite já não era mais um garoto e pouco lembrava o piloto que brigava pelo título no início da década de 80. Mesmo contra todos os prognósticos, Laffite permaneceu na F1 e estava de volta ao carro com o qual se identificou. A Ligier o trouxe de volta e, de forma surpreendente, Laffite mostrou seu talento em determinadas ocasiões, conquistando dois pódios improváveis em Silverstone e Nürburgring. No Grande Prêmio da Austrália, a Ligier estava a ponto de conquistar um resultado que a muito tempo não acontecia. Com Keke Rosberg muito à frente, Laffite era o segundo colocado, tendo logo atrás o seu companheiro de equipe Philippe Streiff. A Ligier colocaria dois pilotos no pódio, mas na última volta, Streiff ataca Laffite e os dois colidem. Laffite fica uma arara, enquanto Streiff ainda consegue levar seu carro até o final com três rodas. Para 1986, Laffite teria ao seu lado outro piloto que precisava mostrar que ainda tinha velocidade para permanecer na F1: René Arnoux. Com o fim da Renault, o staff técnico da antiga equipe se mudou para a Ligier e o resultado foi ótimos resultados para Laffite e Arnoux, uma das duplas mais idosas dos últimos tempos na F1!

Jacques Laffite conquistou um inesquecível pódio no Grande Prêmio do Brasil e após cinco anos liderava uma corrida na F1 durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Detroit. Depois de conquistar um bom sexto lugar na sua corrida caseira, Laffite chegava em Brands Hatch a ponto de fazer história. No Grande Prêmio da Inglaterra, Laffite se igualaria a Graham Hill como o piloto com o maior número de Grandes Prêmios da história da F1, com 176. No entanto, Laffite pouco teve a comemorar naquele dia. Jacques nunca tinha se envolvido em grandes acidentes, mas logo na largada para aquela corrida, Thierry Boutsen foi tocado pela Ferrari de Stefan Johansson e o belga atingiu o carro de Laffite, que bateu de frente no guard-rail. Jonathan Palmer, que além de piloto era médico, foi o primeiro a chegar no carro de Laffite, que gesticulava com muita dor. O francês foi levado de helicóptero para o hospital, onde ficou constatado que Laffite tinha quebrado as duas pernas, além de ter esmagado o tornozelo direito. As contusões eram sérias e Laffite nunca mais disputaria uma corrida de F1 e encerrou sua carreira na categoria com 176 Grandes Prêmios, seis vitórias, sete poles, seis melhores voltas, 32 pódios e 228 pontos conquistados.

Na época foi criada uma polêmica em torno do recorde, ou não, de Jacques Laffite. Uma segunda largada foi dada em Brands Hatch e como Laffite não participou da mesma, ele não teria feito sua largada de número 176. Porém, a pressão da imprensa francesa e a simpatia com que o mundo da F1 nutria por Laffite fez com que essa corrida fosse validada. Extremamente simpático, Laffite foi um dos últimos pilotos a não levarem tão a sério a F1, que, já naquela época, se tornava cada vez mais sisuda. Entre as várias história engraçadas de Laffite, no Grande Prêmio de Dallas de 1984, a corrida foi quase adiada pelo forte calor e assim, a prova foi antecipada para as onze horas da manhã, com o warm-up se iniciando às sete! Sem pestanejar, Laffite chegou ao paddock de Dallas ainda vestindo pijama... Mesmo com 43 anos de idade, Laffite continuou correndo nas categorias de turismo até 1995, participando das 24 horas de Le Mans, das 24 horas de Spa e do concorrido campeonato do DTM. Desde 1997, Laffite é comentarista da TF1 e acompanha a F1 até hoje, ainda muito querido por todos que o cercam. Mesmo que não seja no carro azul da Ligier-Gitanes de número 26.

Parabéns!
Jacques Laffite

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