Pelo temporal visto no sábado, este domingo em Suzuka foi igual ao de 2004, com Classificação e corrida separados em poucas horas. Outra coinscidência com aquele final de semana foi a dominação, sendo que desta vez de uma equipe. Se Michael Schumacher venceu aquela prova seis anos atrás com o pé nas costas, a Red Bull o fez com extrema facilidade neste domingo, fazendo uma dobradinha exuberante com Sebastian Vettel e Mark Webber se consolidando cada vez mais na disputa pelo título, com Fernando Alonso apenas na estreita, esperando algum erro da dupla rubro-tauriana.
A corrida não teve muita emoção e a narração arrastada, quase que com sono, de Galvão Bueno ajudou a aumentar essa impressão. A verdade foi que a emoção na frente do pelotão acabou quando o excelente Robert Kubica teve problemas ainda no começo da corrida, durante o safety-car. O polonês tinha se aproveitado de outra má largada de Mark Webber e estava em segundo, podendo ser um imponderável entre os pilotos que brigavam pelo título. Com Kubica fora, a corrida ficou com a interessante imagem dos cinco contendores pelo título entre os cinco primeiros da corrida, mas a verdade foi que as posições em que relargaram na sétima volta foram as mesmas em que receberam a bandeirada 46 passagens mais tarde: Vettel, Webber, Alonso, Button e Hamilton. Na verdade, a única mudança foi a troca de lugares entre a dupla da McLaren, já que Hamilton continua sua via-crucis neste final de temporada, agora com problemas de câmbio que fizeram com que Button, numa estratégia diferente, ultrapassasse seu compatriota já nas voltas finais.
O duo Vettel-Webber não deu chances a ninguém, com o alemão liderando, na prática, de ponta a ponta. Sebastian só não liderou todas as voltas porque Button retardou sua parada. A terceira vitória de Vettel mostra que o alemão tem muita velocidade e talento, mas também provou que o piloto da Red Bull só funciona quando está sozinho na frente e nada errado lhe acontece durante a prova. Em todas as suas vitórias, Vettel largou da pole e não foi mais visto em disputas com senhor ninguém. Ainda falta ao jovem alemão uma vitória enfrentando dificuldades, tendo que vir de trás ou tendo que ultrapassar alguém. Hoje, foi uma vitória de velocidade e administração. Igual as outras. Desde Spa, há pouco mais de dois meses, que Webber não faz uma largada decente, mas o australiano vem demonstrando muita sorte (sorte de campeão?) nessa fase da temporada. Ultrapassado por Kubica, Webber viu seu adversário sair da corrida sem ter que se esforçar muito e Mark se esforçou menos ainda para ficar em 2º. Mais lento que Vettel em todos os treinos e muitos mais rápido do que os demais, Webber apenas se certificou em permanecer aonde estava e por lá ficou calmamente. No campeonato, o australiano ficou com uma sensação misturada de tristeza e alegria. Alegria porque agora tem uma vantagem um pouco maior sobre o vice-líder (de 11 para 14 pontos), mas agora tem a certeza de que não terá mais nenhuma regalia por parte da Red Bull, pois um dos vice-líderes é justamente Sebastian Vettel, que está, sem sombra de dúvidas, numa melhor fase do que o australiano. Se quiser ser campeão esse ano, Webber tem que chegar à frente de Vettel nas três corridas que restam. Mas pelo o que fez hoje, Mark terá que lutar muito para fazê-lo!
Fernando Alonso fez uma corrida solitária em Suzuka, pois se não podia atacar as Red Bulls, não era atacado pelas McLarens. O espanhol fez seu papel no Japão, ficando na posição de aproveitar algum erro da Red Bull (algo longe de ser raro em 2010) com um ritmo de corrida assombroso para um carro longe do ideal na difícil pista de Suzuka. Alonso ficou um pouco mais longe do líder Webber, agora tem Vettel empatado na tábua de classificação e não tem um companheiro de equipe do mesmo nível. A verdade, infeliz para muitos 'pachecos' é que Massa não está no mesmo nível de Alonso, mesmo com todas as desculpas globais. O brasileiro teve um final de semana medonho em Suzuka, onde levou mais de meio segundo de Alonso durante os treinos, pagou o mico de ficar de fora do Q3 (assisti os treinos e não enxerguei Kubica atrapalhar Massa durante o Q2), largou mal e acabou se afobando na primeira curva, ao ir pela grama e atingir o pobre do Vitantonio Liuzzi, que nada tinha a ver com a história. Se semana passada Luca di Montezemolo exigiu um Massa 'forte' para ajudar Alonso na luta pelo título, terá que lhe dar com um piloto desmotivado desde o episódio em Hockenheim e que está levando um verdadeiro banho de Fernando Alonso em toda a temporada. Nunca devemos nos esquecer que os sete pontos que Alonso ganhou com a troca de posição na Alemanha está fazendo cada vez mais sentido. E um dos culpados para aumentar essa impressão é justamente Massa, que está fazendo uma temporada digna... de segundo piloto!
Se a McLaren achar uma poção mágica até a Coréia do Sul e algo de muito extraordinário não acontecer, dificilmente a equipe inglesa brigará pelo título este ano. Sem ritmo para enfrentar Red Bull e Ferrari, a equipe capitaneada por Martin Whitmarsh terá que se conformar mesmo com a terceira força deste ano, após ter liderado boa parte do mundial com cada um dos seus pilotos. A Classificação foi até boa para o time, com uma estratégia diferente dos seus pilotos, principalmente Button, que só deu uma volta rápida no Q3 com pneus duros que o pôs numa boa posição. Já Hamilton previa uma corrida com problemas de câmbio quando trocou o seu antes da Classificação e perdeu cinco posições no grid. Na largada, Hamilton ficou colado em Button, ganhando posições, mas não recebeu a ordem de equipe desejada e esperou Button, numa tentativa infeliz de extender sua permanência na pista com pneus inadequados, fazer sua parada para ganhar a posição do companheiro de equipe e tentar um ataque banzai em cima de Alonso, mas quando estava se aproximando do espanhol, um problema de câmbio o fez perder rendimento e a posição para Button, que ainda marcou voltas rápidas no final, mas estava demasiadamente longe de Alonso para tentar uma maior aproximação. Com Hamilton e Button agora distantes mais do que uma vitória do líder Webber, dificilmente um piloto McLaren será campeão em 2010. A verdade também foi que Hamilton perdeu duas pontuações importantes em Monza e Cingapura, enquanto Button só teve como destaque suas duas vitórias (improváveis, por sinal) no começo do ano e pensou que podia fazer igual a 2009, ou seja, administrar o resultado. Isso só teria efeito com um carro nitidamente melhor do que os demais, como seu Brawn ano passado, mas Button tinha em mãos um carro longe do ser o melhor.
Do sexto lugar para trás, o único destaque foram as ultrapassagens de Kamui Kobayashi no hairpin, usando sua agressividade para superar os rivais em manobras audaciosas, coisa que os japoneses adoram e por isso Koba foi um dos mais aplaudidos, mesmo chegando em 7º. Michael Schumacher fez uma corrida discreta, onde ultrapassou Rubens Barrichello no começo e partia para uma corrida solitária, quando Nico Rosberg, que colocou os pneus duros ainda na primeira volta, se colocou à frente deo heptacampeão. Os dois alemães andaram colados o resto da corrida, mas Nico teve um incidente esquisito, quando uma roda traseira saiu voando na perigosa região dos esses e o filho de Keke Rosberg teve sorte em não bater muito forte. A partir de então, Schumacher fez sua corrida solitária rumo ao 6º lugar, sua melhor corrida em muito tempo. Rubens Barrichello não teve uma corrida muito interessante, após treinos muito fortes e o brasileiro teve sorte em marcar pontos, enquanto Nico Hülkenberg foi vítima, ainda nos primeiros metros de corrida, da maior barbeiragem do dia. Mesmo com toda a grana vinda da Rússia, não é sem razão que a Renault procura um substituto para Vitaly Petrov. Se não bastasse levar couros homéricos de Kubica, Petrov parece cada vez mais nervoso e seus erros se multiplicam, quando deveriam diminuir. O russo até largou bem, mas ignorou Hulkenberg e bateu forte, terminando sua corrida após poucos metros, com seu carro destruído. Para piorar, o dia da Renault terminou poucos minutos depois com Robert Kubica perdendo a roda durante o safety-car provocado por Petrov. Foi um final de semana para esquecer para os franceses.
Nick Heidfeld provou ter sido certo a troca por Pedro de la Rosa na Sauber e o alemão já marcou pontos em sua segunda corrida pelo time helvético, mesmo tendo que segurar Barrichello nas voltas finais. Outra equipe a ter um dia para esquecer foi a Force India, pois Liuzzi foi tirado da corrida por um destrambelhado Felipe Massa na primeira curva e Adrian Sutil, a ponto de marcar pontos surpreendentes, teve seu motor quebrado já no final da prova, 'lubrificando' a pista inteira. A Force India está em clara decadência e as notícias de bastidores não são bada boas para o time hindu. Os vários abandonos fizeram com que pilotos de equipes pequenas ganhassem muitas posições, como foi o caso de Buemi, marcando ponto depois de muito tempo e Heikki Kovalainen, primeiro das nanicas, em 12º lugar, apenas duas posições atrás da zona de pontuação. Por sinal, todos os carros das equipes pequenas completaram a corrida, já que Lucas di Grassi nem largou.
A corrida em Suzuka não foi nada emocionante e nem o final de semana diferente, com a Classificação no dia da corrida, mas Red Bull dominou inteiramente o final de semana, com o time não se deixando levar por erros próprios ou dos seus pilotos. Webber lidera o campeonato com um pouco mais de folga, mas Vettel vem num melhor momento. Enquanto isso, Fernando Alonso fica apenas na espreita, esperando uma oportunidade para se aproveitar de algum erro dos seus rivais pelo título em 2010. E se errarem, o espanhol não perderá a oportunidade. Com as McLarens em má fase, o campeonato deverá se resumir a apenas três pilotos (Webber, Alonso e Vettel). Campeonato mais do que aberto!
Execelente texto!!!
ResponderExcluirE dá-lhe Red Bull XD
Uma pena tudo o que acontece com os brasucas este ano... talvez isso mostre que devemos investir um pouco mais no automobilismo no Brasil, pq uma stock car parece muito mais competitiva apenas quando se tem 1 milhão em jogo xD
Texto muito bom, mas a corrida foi aquém das expectativas já pelo segundo ano consecutivo. Tem algo errado com Suzuka...
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