sábado, 16 de julho de 2011

História: 20 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 1991

A vitória de Nigel Mansell no novo circuito de Magny-Cours significava que o Williams FW 14 finalmente ganhava a confiabilidade necessária para fazer o inglês voltar a brigar pelo título, já que após a polêmica da descoberta da irregularidade na McLaren, Ayrton Senna havia parado de dominar as corridas como havia feito nas quatro primeiras corridas. Desde o Grande Prêmio do Canadá a Williams tinha o carro mais rápido, mas pequenos incidentes faziam com que esse favoritismo não se mostrasse em números.

Com a volta de Mansell à briga pelas vitórias, era óbvio que a torcida inglesa fosse em peso a Silverstone para torcer pelo seu ídolo, como acontecera em 1986 e 1987 e a torcida inglesa deu um show inesquecível. Por sinal, Silverstone sofria uma grande reforma em que o antigo circuito era extinto, entrando em seu lugar um traçado extremamente técnico e exigente, ao invés do veloz e apaixonante circuito anterior. Mesmo com o carro da Williams nitidamente superior no momento, ainda havia o perigo de Senna e suas famosas voltas voadoras. O brasileiro liderava o treino classificatório no seu final, mas Mansell entra na pista nos minutos derradeiros e o inglês consegue uma grande pole, causando uma grande comoção entre os torcedores. O novo modelo da Ferrari, o 641, não fora tão eficiente como na França e Prost teve que se conformar com a quinta colocação, ficando atrás de Berger e Patrese, os segundo pilotos de McLaren e Williams, as equipes dominantes de 1991. Destaque para os quatro brasileiros da F1 terem ficado entre os dez primeiros no grid.

Grid:
1) Mansell(Williams) – 1:20.939
2) Senna(McLaren) – 1:21.618
3) Patrese(Williams) – 1:22.109
4) Berger(McLaren) – 1:22.109
5) Prost(Ferrari) – 1:22.478
6) Alesi(Ferrari) – 1:22.881
7) Moreno(Benetton) – 1:23.265
8) Piquet(Benetton) – 1:23.626
9) Gugelmin(Leyton House) – 1:24.044
10) Modena(Tyrrell) – 1:24.069

O dia 14 de julho de 1991 estava quente e ensolarado em Silverstone, algo não muito comum na Inglaterra, mesmo no verão. Após a vibração no dia anterior com a pole de Mansell, a torcida foi em peso para Silverstone capaz de levar a Williams de Mansell nas costas, se fosse necessário. E na largada isso era até parecia possível com a ótima largada de Senna, pulando para primeiro e Mansell ficando logo atrás dele. Na primeira curva, um acidente perigoso entre os dois coadjuvantes de Williams e McLaren, com Patrese indo por fora e sendo tocado por Berger, fazendo o italiano rodar no meio do pelotão. Por muito pouco Patrese não foi atingido, mas o italiano abandonaria no final da primeira volta, irritado com Berger.

Mansell não estava claramente satisfeito com a segunda colocação na frente dos seus torcedores e numa manobra na reta Hangar, o inglês retomou a ponta para não perde-la mais. Sem poder atacar Mansell, Senna ficou sozinho, já que nem Roberto Moreno, muito menos Gerhard Berger, quando deixou o brasileiro para trás, tinham condições de se aproximar de Senna. Porém, as duas Ferraris partiam para cima de Berger, mas vinham forçando tanto que Prost chegou a rodar e foi aos boxes mais colocar pneus novos. Quando Berger fez o mesmo, Jean Alesi assumiu a terceira posição, mas o francês acabou se envolvendo em estúpido acidente com o retardatário Aguri Suzuki e quebrou o bico, fazendo o francês abandonar a corrida bastante irritado com a perda de um pódio praticamente garantido.

Lá na frente, a passagem de Mansell na frente das arquibancadas era o sinal para a vibração da torcida. Os ingleses foram ao delírio quando Mansell passou pela Woodcote pela última vez e recebeu a bandeirada em primeiro, iniciando a invasão da pista, repetindo as cenas de 1987. Para melhorar as coisas para Mansell, de forma inesperada Senna fica sem combustível na última volta e perdeu o pódio, ficando ainda com a quarta colocação, fazendo com que Berger e Prost, depois de vários problemas durante a prova, ainda conseguindo um pódio. Na volta de desaceleração, Mansell pára o carro e dá uma carona para Senna, numa das cenas mais conhecidas da história da F1. Mais atrás, Bertrand Gachot conseguia um bom sexto lugar, mas o belga começava a se preocupar com um julgamento que teria nos próximos dias na Inglaterra. Um julgamento que mudaria a história da F1, como veríamos mais tarde.

Chegada:
1) Mansell
2) Berger
3) Prost
4) Senna
5) Piquet
6) Gachot

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