A temporada de 1976 tinha várias novidades no regulamento técnico e por isso não faltaram desclassificações e recursos mudando os resultados das corridas, mas a polêmica da vez não teria muito a ver com o regulamento, mas com uma patriotada incrível dos ingleses. Vencedor da última corrida em Paul Ricard e dono de um carisma inigualável, James Hunt trouxe de voltas aos ingleses a vontade de ir a Brands Hatch e torcer loucamente por um compatriota seu. Isso seria um fator durante a corrida.
Mesmo tendo recuperado seus pontos da corrida na Espanha, onde venceu, mas teve seus pontos cassados por alguns dias, James Hunt ainda tinha a metade dos pontos de Niki Lauda e para mostrar quem era o bam-bam-bam da temporada de 1976, o austríaco conseguiu mais uma pole na temporada, mesmo com Hunt, empurrado pela torcida, colado na Ferrari de Lauda. Lauda e Hunt eram os grandes protagonistas da temporada e os demais, liderados por Mario Andretti em Brands Hatch, eram meros coadjuvantes.
Grid:
1) Lauda(Ferrari) – 1:19.35
2) Hunt(McLaren) – 1:19.41
3) Andretti(Lotus) – 1:19.76
4) Regazzoni(Ferrari) – 1:20.05
5) Depailler(Tyrrell) – 1:20.15
6) Amon(Ensign) – 1:20.27
7) Peterson(March) – 1:20.29
8) Scheckter(Tyrrell) – 1:20.31
9) Merzario(March) – 1:20.32
10) Brambilla(March) – 1:20.36
O dia 18 de julho de 1976 estava um pouco nublado, mas o sol deu as caras de forma tímida na hora da largada em Brands Hatch. A curva Paddock Bend é uma das mais conhecidas do mundo e talvez por isso produziu famosos acidentes após largadas e nesta corrida isso traria uma das maiores absurdos na história da F1. Tudo começou quando Clay Regazzoni largou de forma espetacular e vendo Niki Lauda e James Hunt, que não largaram tão bem assim, o suíço se viu uma oportunidade de vencer e na difícil curva à direita, Rega acabou se animando e atingindo a roda traseira de Lauda, que rodou, levando consigo Jacques Laffite. Tentando escapar da confusão, Hunt acaba levando uma forte pancada na roda traseira e voa, aterrissando fora da pista em duas rodas, destruindo a suspensão dianteira. Mesmo com tantos carros envolvidos, a pista estava desempedida e de forma esquisita a bandeira vermelha apareceu.
O diretor da prova Dean Deamont fez uma reunião com os chefes de várias equipes e decidiu que apenas os carros que estavam andando no momento da bandeira vermelha estariam aptos a participar da segunda largada. Isso deixava Hunt de fora da corrida e o caos se instalou, com a torcida inglesa jogando latas e garrafas de cerveja na pista, enquanto vaiava ruidosamente. A situação se complicava e a segunda largada era atrasada, a ponto da McLaren conseguir consertar a suspensão dianteira de Hunt. O inglês, teoricamente, estava pronto para a largada, mas as regras eram claras quanto a isso e Hunt não deveria largar. Deveria. Com a torcida inglesa a ponto de invadir o autódromo de Brands Hatch, gritando 'We want Hunt!' (Nós queremos Hunt!), os diretores resolveram deixar Hunt largar, abrindo o precedente para que Regazzoni e Laffite também largassem com seus carros reservas. Algo ainda mais irregular!
A segunda largada seria dada com todos os pilotos que estavam na primeira, mas ainda assim sem confusões. O 3º colocado no grid Mario Andretti tem problemas de ignição com sua Lotus e fica parado na largada, mas por sorte, ninguém atinge o americano e após passarem pela temível Paddock Bend, o pelotão tinha Lauda e Hunt na frente, mas com Regazzoni mais uma vez largando muito bem e pulando para terceiro. Na curva seguinte, o cotovelo da Druids, Depailler se enrosca com Stuck e ambos caem para as últimas posições. O folclórico e desastrado Vittorio Brambilla aprontaria mais uma das suas ao bater no seu companheiro de equipe Ronnie Peterson numa manobra de ultrapassagem impossível e ambos abandonam.
Mesmo com um carro reserva, Regazzoni permanecia num bom terceiro lugar, enquanto seu companheiro de equipe ponteava a corrida com extrema facilidade, para desgosto da grande torcida inglesa, que via James Hunt impotente frente ao poderio da Ferrari. Porém, as coisas para o time italiano desandariam a partir daí. Primeiramente Regazzoni tem problemas com o motor do seu carro quando uma tubulação interna do seu motor se rompe e o suíço perde todo o óleo, abandonando na volta 36. Ao mesmo tempo, Lauda sente problemas com seu câmbio, cada vez mais difícil de ser engatado. O austríaco diminui seu ritmo e Hunt o alcança rapidamente. A torcida inglesa foi ao delírio quando Hunt ultrapassa Lauda na volta 46 e não seria mais alcançado naquele dia, subindo ao pódio na maior cara-de-pau do mundo. Todos sabiam que Hunt participar daquela segunda largada era um absurdo completo e que se não fosse a torcida inglesa quase invadindo a pista, o piloto da McLaren não teria direito a largar pela segunda vez. Não demorou e James Hunt seria desclassificado sem recurso que desse jeito. Lauda vencia novamente e praticamente colocava a mão no bicampeonato. O que ninguém sabia era que essa seria a última vitória de Lauda em 1976 e sua vida mudaria drasticamente duas semanas mais tarde.
Chegada:
1) Lauda
2) Scheckter
3) Watson
4) Pryce
5) Jones
6) Fittipaldi
Mesmo tendo recuperado seus pontos da corrida na Espanha, onde venceu, mas teve seus pontos cassados por alguns dias, James Hunt ainda tinha a metade dos pontos de Niki Lauda e para mostrar quem era o bam-bam-bam da temporada de 1976, o austríaco conseguiu mais uma pole na temporada, mesmo com Hunt, empurrado pela torcida, colado na Ferrari de Lauda. Lauda e Hunt eram os grandes protagonistas da temporada e os demais, liderados por Mario Andretti em Brands Hatch, eram meros coadjuvantes.
Grid:
1) Lauda(Ferrari) – 1:19.35
2) Hunt(McLaren) – 1:19.41
3) Andretti(Lotus) – 1:19.76
4) Regazzoni(Ferrari) – 1:20.05
5) Depailler(Tyrrell) – 1:20.15
6) Amon(Ensign) – 1:20.27
7) Peterson(March) – 1:20.29
8) Scheckter(Tyrrell) – 1:20.31
9) Merzario(March) – 1:20.32
10) Brambilla(March) – 1:20.36
O dia 18 de julho de 1976 estava um pouco nublado, mas o sol deu as caras de forma tímida na hora da largada em Brands Hatch. A curva Paddock Bend é uma das mais conhecidas do mundo e talvez por isso produziu famosos acidentes após largadas e nesta corrida isso traria uma das maiores absurdos na história da F1. Tudo começou quando Clay Regazzoni largou de forma espetacular e vendo Niki Lauda e James Hunt, que não largaram tão bem assim, o suíço se viu uma oportunidade de vencer e na difícil curva à direita, Rega acabou se animando e atingindo a roda traseira de Lauda, que rodou, levando consigo Jacques Laffite. Tentando escapar da confusão, Hunt acaba levando uma forte pancada na roda traseira e voa, aterrissando fora da pista em duas rodas, destruindo a suspensão dianteira. Mesmo com tantos carros envolvidos, a pista estava desempedida e de forma esquisita a bandeira vermelha apareceu.
O diretor da prova Dean Deamont fez uma reunião com os chefes de várias equipes e decidiu que apenas os carros que estavam andando no momento da bandeira vermelha estariam aptos a participar da segunda largada. Isso deixava Hunt de fora da corrida e o caos se instalou, com a torcida inglesa jogando latas e garrafas de cerveja na pista, enquanto vaiava ruidosamente. A situação se complicava e a segunda largada era atrasada, a ponto da McLaren conseguir consertar a suspensão dianteira de Hunt. O inglês, teoricamente, estava pronto para a largada, mas as regras eram claras quanto a isso e Hunt não deveria largar. Deveria. Com a torcida inglesa a ponto de invadir o autódromo de Brands Hatch, gritando 'We want Hunt!' (Nós queremos Hunt!), os diretores resolveram deixar Hunt largar, abrindo o precedente para que Regazzoni e Laffite também largassem com seus carros reservas. Algo ainda mais irregular!
A segunda largada seria dada com todos os pilotos que estavam na primeira, mas ainda assim sem confusões. O 3º colocado no grid Mario Andretti tem problemas de ignição com sua Lotus e fica parado na largada, mas por sorte, ninguém atinge o americano e após passarem pela temível Paddock Bend, o pelotão tinha Lauda e Hunt na frente, mas com Regazzoni mais uma vez largando muito bem e pulando para terceiro. Na curva seguinte, o cotovelo da Druids, Depailler se enrosca com Stuck e ambos caem para as últimas posições. O folclórico e desastrado Vittorio Brambilla aprontaria mais uma das suas ao bater no seu companheiro de equipe Ronnie Peterson numa manobra de ultrapassagem impossível e ambos abandonam.
Mesmo com um carro reserva, Regazzoni permanecia num bom terceiro lugar, enquanto seu companheiro de equipe ponteava a corrida com extrema facilidade, para desgosto da grande torcida inglesa, que via James Hunt impotente frente ao poderio da Ferrari. Porém, as coisas para o time italiano desandariam a partir daí. Primeiramente Regazzoni tem problemas com o motor do seu carro quando uma tubulação interna do seu motor se rompe e o suíço perde todo o óleo, abandonando na volta 36. Ao mesmo tempo, Lauda sente problemas com seu câmbio, cada vez mais difícil de ser engatado. O austríaco diminui seu ritmo e Hunt o alcança rapidamente. A torcida inglesa foi ao delírio quando Hunt ultrapassa Lauda na volta 46 e não seria mais alcançado naquele dia, subindo ao pódio na maior cara-de-pau do mundo. Todos sabiam que Hunt participar daquela segunda largada era um absurdo completo e que se não fosse a torcida inglesa quase invadindo a pista, o piloto da McLaren não teria direito a largar pela segunda vez. Não demorou e James Hunt seria desclassificado sem recurso que desse jeito. Lauda vencia novamente e praticamente colocava a mão no bicampeonato. O que ninguém sabia era que essa seria a última vitória de Lauda em 1976 e sua vida mudaria drasticamente duas semanas mais tarde.
Chegada:
1) Lauda
2) Scheckter
3) Watson
4) Pryce
5) Jones
6) Fittipaldi
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