terça-feira, 19 de julho de 2011

História: 35 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 1976

A temporada de 1976 tinha várias novidades no regulamento técnico e por isso não faltaram desclassificações e recursos mudando os resultados das corridas, mas a polêmica da vez não teria muito a ver com o regulamento, mas com uma patriotada incrível dos ingleses. Vencedor da última corrida em Paul Ricard e dono de um carisma inigualável, James Hunt trouxe de voltas aos ingleses a vontade de ir a Brands Hatch e torcer loucamente por um compatriota seu. Isso seria um fator durante a corrida.

Mesmo tendo recuperado seus pontos da corrida na Espanha, onde venceu, mas teve seus pontos cassados por alguns dias, James Hunt ainda tinha a metade dos pontos de Niki Lauda e para mostrar quem era o bam-bam-bam da temporada de 1976, o austríaco conseguiu mais uma pole na temporada, mesmo com Hunt, empurrado pela torcida, colado na Ferrari de Lauda. Lauda e Hunt eram os grandes protagonistas da temporada e os demais, liderados por Mario Andretti em Brands Hatch, eram meros coadjuvantes.

Grid:
1) Lauda(Ferrari) – 1:19.35
2) Hunt(McLaren) – 1:19.41
3) Andretti(Lotus) – 1:19.76
4) Regazzoni(Ferrari) – 1:20.05
5) Depailler(Tyrrell) – 1:20.15
6) Amon(Ensign) – 1:20.27
7) Peterson(March) – 1:20.29
8) Scheckter(Tyrrell) – 1:20.31
9) Merzario(March) – 1:20.32
10) Brambilla(March) – 1:20.36

O dia 18 de julho de 1976 estava um pouco nublado, mas o sol deu as caras de forma tímida na hora da largada em Brands Hatch. A curva Paddock Bend é uma das mais conhecidas do mundo e talvez por isso produziu famosos acidentes após largadas e nesta corrida isso traria uma das maiores absurdos na história da F1. Tudo começou quando Clay Regazzoni largou de forma espetacular e vendo Niki Lauda e James Hunt, que não largaram tão bem assim, o suíço se viu uma oportunidade de vencer e na difícil curva à direita, Rega acabou se animando e atingindo a roda traseira de Lauda, que rodou, levando consigo Jacques Laffite. Tentando escapar da confusão, Hunt acaba levando uma forte pancada na roda traseira e voa, aterrissando fora da pista em duas rodas, destruindo a suspensão dianteira. Mesmo com tantos carros envolvidos, a pista estava desempedida e de forma esquisita a bandeira vermelha apareceu.

O diretor da prova Dean Deamont fez uma reunião com os chefes de várias equipes e decidiu que apenas os carros que estavam andando no momento da bandeira vermelha estariam aptos a participar da segunda largada. Isso deixava Hunt de fora da corrida e o caos se instalou, com a torcida inglesa jogando latas e garrafas de cerveja na pista, enquanto vaiava ruidosamente. A situação se complicava e a segunda largada era atrasada, a ponto da McLaren conseguir consertar a suspensão dianteira de Hunt. O inglês, teoricamente, estava pronto para a largada, mas as regras eram claras quanto a isso e Hunt não deveria largar. Deveria. Com a torcida inglesa a ponto de invadir o autódromo de Brands Hatch, gritando 'We want Hunt!' (Nós queremos Hunt!), os diretores resolveram deixar Hunt largar, abrindo o precedente para que Regazzoni e Laffite também largassem com seus carros reservas. Algo ainda mais irregular!

A segunda largada seria dada com todos os pilotos que estavam na primeira, mas ainda assim sem confusões. O 3º colocado no grid Mario Andretti tem problemas de ignição com sua Lotus e fica parado na largada, mas por sorte, ninguém atinge o americano e após passarem pela temível Paddock Bend, o pelotão tinha Lauda e Hunt na frente, mas com Regazzoni mais uma vez largando muito bem e pulando para terceiro. Na curva seguinte, o cotovelo da Druids, Depailler se enrosca com Stuck e ambos caem para as últimas posições. O folclórico e desastrado Vittorio Brambilla aprontaria mais uma das suas ao bater no seu companheiro de equipe Ronnie Peterson numa manobra de ultrapassagem impossível e ambos abandonam.

Mesmo com um carro reserva, Regazzoni permanecia num bom terceiro lugar, enquanto seu companheiro de equipe ponteava a corrida com extrema facilidade, para desgosto da grande torcida inglesa, que via James Hunt impotente frente ao poderio da Ferrari. Porém, as coisas para o time italiano desandariam a partir daí. Primeiramente Regazzoni tem problemas com o motor do seu carro quando uma tubulação interna do seu motor se rompe e o suíço perde todo o óleo, abandonando na volta 36. Ao mesmo tempo, Lauda sente problemas com seu câmbio, cada vez mais difícil de ser engatado. O austríaco diminui seu ritmo e Hunt o alcança rapidamente. A torcida inglesa foi ao delírio quando Hunt ultrapassa Lauda na volta 46 e não seria mais alcançado naquele dia, subindo ao pódio na maior cara-de-pau do mundo. Todos sabiam que Hunt participar daquela segunda largada era um absurdo completo e que se não fosse a torcida inglesa quase invadindo a pista, o piloto da McLaren não teria direito a largar pela segunda vez. Não demorou e James Hunt seria desclassificado sem recurso que desse jeito. Lauda vencia novamente e praticamente colocava a mão no bicampeonato. O que ninguém sabia era que essa seria a última vitória de Lauda em 1976 e sua vida mudaria drasticamente duas semanas mais tarde.

Chegada:
1) Lauda
2) Scheckter
3) Watson
4) Pryce
5) Jones
6) Fittipaldi

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