quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ainda com respeito

Quando assinamos pela primeira vez TV a cabo aqui em casa, nos idos de 1995, me interessei logo pelos canais de esporte e haviam apenas dois: ESPN e o Sportv. Na época havia uma revista mensal com toda a programação dos novos canais, algo que achei muito impressionante e também sinal dos tempos, pois hoje bastaria instalar um aplicativo no celular. Papel pra que? Procurei nos dois canais o que passava de corrida e na sexta à noite tinha o Motorsport News no Sportv. Era basicamente um programa baseado no automobilismo inglês, mas ainda assim muito legal. Nomes como Bob Verdon-Roe e Ian Flux surgiam na minha vida. Luis Carlos Junior estava praticamente em todas no Sportv e ele era o âncora do programa. Ao seu lado, um comentarista que meu pai quando viu pela primeira vez disse que 'era um dos machos mais feios que já viu'. O nome de comentarista era Lito Cavalcanti.

O Sportv não tinha um décimo da programação de hoje em dia e algumas transmissões eram bastante precárias, mas tudo que envolvia corridas, Lito estava lá. Com comentários muitas vezes ácidos, Lito também se caracterizava pela forma quase paternal que tratava os pilotos brasileiro no exterior, principalmente na F3 Inglesa, um dos focos do Motorsport News. Vindo da 'escola inglesa' de comentaristas, muitas vezes Lito exagerava na defesa dos pilotos brasileiros, assim como os ingleses adoravam (e ainda adoram!) passar a mão na cabeça dos seus compatriotas. Na minha visão, algumas vezes isso mexia na isenção do que Lito nos passava. Com o tempo e já passando dos 70 anos, era bastante nítido que Lito Cavalcanti estava ficando bastante obsoleto e as abobrinhas se multiplicavam com o tempo, principalmente com mais corridas sendo transmitidas pelo Sportv e o veterano comentarista aparecendo mais vezes na TV.

Depois de 24 anos, foi anunciado no dia de ontem a saída de Lito do Sportv. Mesmo com o veterano jornalista já sendo bastante criticado pelos erros que comete nas transmissões, principalmente por quem acompanha de perto as corridas e entende um pouco mais, não deixa de ser uma pena a saída repentina de Lito do Sportv, que estava no canal desde os princípios. Max Wilson também foi afastado, mas depois que ele falou que a Lotus de 1987 de Senna era proporcional à Toro Rosso atual, sinceramente não fará tanta falta. A saída de Lito também exemplifica como o automobilismo vai caindo dentro da TV brasileira, mesmo os canais fechados e especializados em esportes. Apesar de estar longe do seu auge e cometendo alguns erros constrangedores, a experiência de Lito Cavalcanti não deveria ser desprezada e ele ainda é bastante respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário