sexta-feira, 13 de março de 2020

Bom senso tardio

Demorou, mas o bom senso prevaleceu. F1 e Indy já estavam com o circo montado em seus locais de abertura nesse final de semana quando o gravíssimo problema do Coronavírus piorou ainda mais. Horas antes do primeiro treino livre em Melbourne a F1 anunciou o cancelamento da corrida australiana, mesmo que vários indícios mostravam que a prova não aconteceria. Após o anúncio de um mecânico da McLaren estar infectado, Vettel e Raikkonen se mandaram da Austrália, enquanto Mercedes e Ferrari nem apareceram na sexta australiana em Albert Park. O anúncio oficial veio com pouco tempo para iniciar a sessão e horas depois adiou-se também as corridas no Bahrein e no Vietnã.

A Indy foi no mesmo contexto. Após indicar que correria com portões fechados, nesse começo de tarde, ou seja, vinte e quatro horas dos primeiros treinos, a Indy anunciou que não apenas a etapa de St Petersburg, como Long Beach, Alabama e Austin estavam canceladas. Praticamente de forma simultânea, a Nascar adiou as duas próximas etapas.

No caso da F1 e da Indy, fica a crítica por ter esperado tanto tempo e levado tantos profissionais a saírem de suas casas (quando se falam que as pessoas devam ficar em casa...) para anunciar o óbvio faltando tão pouco tempo para o início das atividades dentro da pista. Com MotoGP, F-E(quem liga para isso mesmo?), Nascar, WRC e WEC também postergando ou cancelando suas provas, o esporte a motor só deverá voltar às pistas no final de abril. Ou não. Vivemos um momento histórico na humanidade e nada pode ser dado como certo no momento. Claro que fica um vazio, mas a saúde vem em primeiro lugar, ainda mais no meio de uma pandemia.  

3 comentários: