quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Rei Eterno

 


Quando crescemos e um sentimento em nós é criado, rapidamente heróis e referências nos surgem. Como sempre amei esportes, em particular automobilismo e futebol, uma verdade me foi imposta: o futebol tinha um rei e ele se chamava Pelé. E com o tempo percebi que era verdade. O Rei Pelé!

Claro que não o vi em campo, mas não faltam vídeos, documentários e filmes para provar que Pelé foi um ser acima da média, uma lenda que encantou plateias em todo o mundo. Como ele jogava num tempo sem tantas informações e por isso, com mais fantasia, não faltam lendas em torno do que Pelé fez nos anos 1950 e 1960. Porém, somente os fatos bastavam para ver que Pelé merecia sua coroa de rei do futebol, principalmente na mítica Copa de 1970. Com todas as partidas podendo ser assistidas inteiras, Pelé era mesmo diferente numa seleção de lendas. Porém, mais importante que o que fazia em campo, o significado de Pelé para o Brasil e o mundo o deixava como um personagem global antes da globalização. Todos conheciam Pelé. Você pode estar na Times Square ou numa remota planície africana, todos sabem quem é Pelé. 

Menos de quinze dias após uma final de Copa do Mundo que entrou para a história, o planeta Terra se sensibiliza com a morte do cidadão Edson Arantes do Nascimento, aos 82 anos. Foi uma luta assistida por todos com angústia, talvez não acreditando que Pelé poderia morrer. Era algo que ninguém poderia esperar presenciar, mas na tarde desse 29 de dezembro de 2022, Pelé se tornou ainda mais lenda.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário