domingo, 6 de agosto de 2023

Mais um dia em Silverstone

 


A MotoGP voltou de suas férias de verão nesse final de semana, mas o clima que os pilotos tiveram que enfrentar em Silverstone estava bem longe de ser o de forte calor, que caracteriza toda a Europa nesse momento. Frio e chuva marcaram o final de semana britânico, algo bem comum naquela parte do globo. Simplesmente mais um dia em Silverstone. E quem se aproveitou disso foi Aleix Espargaró, vencedor do dia após uma ultrapassagem na última volta em cima de Pecco Bagnaia, que viu seus maiores rivais pelo título tendo problemas durante a corrida e mesmo perdendo a vitória, aumentou bastante sua vantagem no campeonato.

Após um dia de chuva no sábado, afetando principalmente a classificação, a MotoGP viu a velha base aérea amanhecer com um tímido sol, mas no horizonte de Silverstone haviam nuvens ameaçadoras. Depois de uma Sprint Race bem abaixo do esperado, o líder do campeonato Francesco Bagnaia queria logo estabelecer a verdade da MotoGP 2023 e rapidamente assumiu a ponta da corrida, ultrapassando o sempre veloz e inconstante Jack Miller, líder nos primeiros movimentos do GP da Inglaterra. No encalço de Bagnaia estava o vice-líder Marco Bezzecchi, que tinha marcado a pole e estava pronto para dar o bote no piloto de fábrica. Na freada da reta Hangar, Bezzecchi freava sempre no limite e quem está nessa situação, normalmente fica em situações perigosas. Numa dessas freadas no setor mencionado, Bezzecchi perdeu a frente e caiu em alta velocidade, felizmente sem maiores danos para ele, mas para o campeonato pode ter sido decisivo. Jorge Martin já tinha tido problemas na primeira curva num toque com Brad Binder e tentava uma corrida de recuperação, enquanto Bezzecchi se lamentava nos boxes. Tudo isso deixava Bagnaia mais tranquilo no campeonato, mesmo que na corrida a situação não era das mais agradáveis.

O sol tímido foi embora e uma leve chuva começou a cair na metade final da prova. Como Silverstone é um circuito enorme, muitos lugares estavam secos, mas Bagnaia tinha o desafio de ser o primeiro a experimentar a pista que estava molhada em alguns pontos. Nisso Aleix Espargaró encostou em Bagnaia, trazendo consigo Viñales e Binder. Viñales já tinha trombado com Miller no começo da prova, perdido algumas posições, se recuperou e já estava na luta pela vitória. Os quatro andavam juntos, na mesma medida em que tateavam a pista traiçoeira de Silverstone. Alguns pilotos trocaram de motos, acertadas para a chuva, como o recém demissionário Franco Morbidelli, andando na frente de Quartararo com a Yamaha. Também houveram quedas e Márquez seguiu sua sina ao cair numa corrida longa, ficando sem marcar pontos no domingo em 2023, numa Honda sem nenhum equilíbrio. 

Nas voltas finais, Miguel Oliveira entrou na festa e chegou a ocupar o terceiro lugar e se aproximar dos líderes, mas o luso acabou ultrapassado por Binder na volta final, perdendo o pódio. Na abertura da última volta, os dois líderes se estabeleceram na frente, com Bagnaia se segurando como podia, mas Aleix foi cirúrgico na bela ultrapassagem na entrada do complexo de curvas rápidas e na firme defesa de posição no setor final, garantindo a sua segunda vitória na MotoGP, além da segunda vitória da Aprilia, que colocou três motos entre os cinco primeiros. Bagnaia foi segundo, mas com os seus rivais não conseguindo boas pontuações, ele se conformou com a posição conquistada, mesmo ficando claro que, com pista totalmente seca, Pecco poderia ter vencido com facilidade. Porém, estamos em Silverstone e hoje tivemos mais um dia na mítica pista inglesa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário