domingo, 29 de junho de 2025

Resposta de Lando

 


As críticas sobre a pilotagem de Lando Norris aumentaram bastante após o incidente totalmente evitável que o inglês provocou junto ao seu companheiro de equipe na McLaren e líder do campeonato nas voltas finais em Montreal. Enquanto Oscar Piastri conseguiu escapar do erro de Lando no Canadá e aumentou sua vantagem no campeonato, Norris viu o mundo cair em cima dele, aumentando ainda mais as críticas sobre os frequentes erros que o inglês vinha cometendo, particularmente durante o Q3 das classificações. Uma quinzena depois, Lando Norris deu um bela resposta aos seus críticos no Red Bull Ring, local da principal rival de sua equipe. Lando liderou todos os treinos livres que participou (no TL1 Lando cedeu seu carro para o piloto reserva Alexander Dunne), conseguiu uma pole impactante, com direito a maior diferença do campeonato e na corrida Lando largou bem e administrou a pressão de Piastri para vencer pela terceira vez em 2025, encostando no briga pelo campeonato.


Um dia quente era tudo o que a McLaren queria. O carro papaia se porta melhor em circuitos com curvas de alta, como o caso do Red Bull Ring, e com o asfalto chegando aos cinquenta graus celsius, o melhor gerenciamento de pneus da McLaren faria ter uma grande vantagem sobre os demais. Mesmo Piastri largando em terceiro, não demorou muitos metros para a McLaren iniciar sua corrida dominadora na Áustria. Leclerc tentou colocar seu carro por dentro, mas o pole Lando Norris foi esperto e fechou o monegasco da Ferrari, abrindo espaço por fora para Piastri mergulhar por fora e assumir a segunda posição, iniciando uma luta particular entre os pilotos da McLaren pela liderança. Piastri mostrava que sua desvantagem na classificação era irreal e lutou bravamente para se manter dentro de 1s, utilizando o DRS nos três setores da pista. Oscar chegou a ultrapassar Norris, mas o inglês deu o troco na reta seguinte, usando o DRS pela única vez nessa briga. Voltas mais tarde, Piastri tentou mais uma vez na freada da curva 4, fritando os pneus e fazendo Zak Brown dar um pulo da cadeira de susto. Um novo acidente era tudo o que a McLaren não queria.


Logo em seguida Lando foi chamado para a sua primeira parada, enquanto Oscar demorou mais um tempo antes de visitar os boxes da McLaren. Não foram duas paradas perfeitas, com problemas na roda dianteira esquerda de ambos os carros, mas nada que pudesse impedir o domínio da McLaren nesse domingo e para alívio de Andrea Stella e seus papaias caps, ambos ficaram separados, com a diferença chegando aos 6s. Piastri começou a tirar a vantagem de forma gradual, andando ligeiramente mais rápido do que Norris, principalmente nos momentos de ultrapassar os retardatários. A segunda parada de ambos foi sem problemas e ao contrário da primeira, ambos retornaram mais próximos, a ponto de haver uma sensação de que poderia haver uma briga pela ponta novamente, quando Piastri baixou a diferença para 1,2s. No entanto, a corrida se aproximava do fim e num ritmo muito forte, Lando Norris segurou a ponta até o fim e venceu pela terceira vez em 2025, diminuindo a desvantagem para Piastri em sete pontos, agora quinze pontos separando os dois pilotos da McLaren. Para melhorar a situação dos homens de laranja, seu mais perigoso perseguidor teve um dia esquecível na casa de sua equipe. Após uma classificação onde foi atrapalhado por uma bandeira amarela, Max Verstappen largou em sétimo. E saindo do meio do bolo, a chance de acontecer um B.O. é bem maior. O novato Andrea Kimi Antonelli cometeu um erro de principiante na forte freada da curva 3 e para não encher a traseira de Lawson, acertou o carro de Max em cheio, terminando com uma sequência incrível de pontos de Verstappen, além de iniciar um dia simplesmente terrível para a Red Bull em casa. Yuki Tsunoda fez uma corrida horrorosa, onde tocou em Colapinto quando lutava pela antepenúltima posição e sendo punido pelo toque, Tsunoda terminou em último lugar, dando razão à Sergio Pérez, que nessa semana falou que a Red Bull se arrepende de tê-lo demitido. 


Com Max Verstappen agora mais cinquenta pontos atrás de Piastri, a McLaren poderá administrar sem tantas amarras a luta dos seus dois pilotos, mesmo que por trás dos sorrisos, a situação entre Oscar Piastri e Lando Norris vai ficando cada vez mais tensa. O quase toque, agora provocado por Piastri, foi uma prova disso. Para melhorar ainda mais o humor de Zak Brown, a McLaren lidera o Mundial de Construtores com quase o dobro de pontos da nova segunda colocada, a Ferrari. O time de Maranello trouxe um pacote de melhorias para a prova austríaca e o ritmo dos carros vermelhos melhorou, mas isso apenas permitiu à Leclerc e Hamilton ficarem isolados na terceira e quarta posições, respectivamente. Duas corridas solitárias, mas mais uma vez Hamilton se estranhou com seu engenheiro via rádio. Quinze dias depois de um duplo pódio no Canadá, a Mercedes teve uma corrida para esquecer. Antonelli saiu da corrida logo na primeira volta por culpa única e exclusiva dele, já devidamente punido para a próxima semana na prova em Silverstone. Já Russell simplesmente não teve ritmo para andar sequer perto das duas Ferraris, terminando a corrida mais de um minuto atrás do vencedor, num distante quinto lugar. Com isso George não capitalizou o zero ponto de Max Verstappen na briga pelo terceiro lugar no Mundial de Pilotos, mas que pode ser também uma briga pelo lugar na Mercedes em 2026, segundo a Rádio Paddock. Se Toto Wolff chamava seus carros de 'Prima Donna' devido ao temperamento deles, imagine qual apelido ele colocará no carro de 2025...


No pelotão intermediário, grande destaque para Gabriel Bortoleto, escolhido pelos internautas o 'Piloto do dia' nesse domingo. O brasileiro da Sauber confirmou na corrida os bons treinos que fez no Red Bull Ring, onde Gabriel ficou entre os dez primeiros em todas as sessões. Bortoleto não executou a melhor das largadas, ultrapassado por Albon e Gasly, mas se livrou do melê entre Antonelli e Verstappen. Temia-se pelo ritmo de corrida da Sauber, mas Bortoleto fez uma prova sólida, sempre entre os dez primeiros e mesmo a Sauber não fazendo a melhor das estratégias, Bortoleto conseguiu seus primeiros pontos da F1 e os primeiros do Brasil na F1 desde 2017. Porém, a posição de Bortoleto poderia ser ainda melhor. Lawson e Alonso arriscaram numa tática de uma única parada, enquanto os demais pilotos pararam duas vezes. Os dois conseguiram maximizar a tática e ficaram logo à frente de Bortoleto, que vinha mais rápido nas últimas voltas e travou uma bela luta com Alonso, mas o piloto da Sauber acabou atrapalhado pelas bandeiras azuis. 


Destaque para o sexto lugar de Lawson, que vinha pressionado pelas constantes derrotas sofridas por Hadjar, mas na Áustria o neozelandês superou o francês e numa corrida sólida, não se deixou levar pela grande experiência de Alonso, segurando a posição por praticamente toda a corrida. Hulkenberg corroborou com a boa fase da Sauber fechando a zona de pontuação, com os dois carros suíços da equipe marcando pontos. Ocon fechou a zona de pontuação com o décimo lugar com a Haas, seguido pelo seu companheiro de equipe, Bearman. Mesmo classificando entre os dez primeiros e fazendo uma boa largada, Gasly não esteve sequer perto dos pontos, enquanto Colapinto foi punido por espremer Piastri para fora da pista enquanto levava uma volta. Colapinto e Doohan se mostram praticamente farinha do mesmo saco. A Williams teve um dia para esquecer, após uma boa sequência. Carlos Sainz ficou parado no grid e atrasou a largada. Quando tentou largar dos boxes, os freios traseiros pegaram fogo, terminando o domingo do espanhol, enquanto Albon até largou bem e tinha tudo para marcar mais pontos, mas antes da volta 20, o tailandês encostou seu carro com problemas mecânicos.


Não foi uma corrida emocionante. Afora o jogo de gato e rato entre a dupla da McLaren e a normal apreensão dos primeiros pontos de Gabriel Bortoleto para a torcida brasileira, a corrida não foi das mais atrativas. Lando Norris não tinha com isso e com uma pilotagem segura, derrotou Piastri num dia de domínio da McLaren. Com Verstappen ficando cada vez mais para trás, a dupla papaia lutará cada vez com mais liberdade pelo título e Lando Norris deu sua resposta ao erro de Montreal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário