domingo, 24 de agosto de 2025

Chatice húngara

 


Parece que os húngaros não são exatamente especialistas em desenhar bons traçados para os seus autódromos. Apesar de Hungaroring estar se tornando um clássico na F1, a pista localizada próximo à Budapeste demorou a entrar no gosto do fã de automobilismo e com a enorme quantidade de circuitos projetados por Hermann Tilke, ou seja, com a mesma característica, um autódromo fora desse formato fez da pista magiar ter sua imagem bem melhorada ao longo do tempo, mesmo Hungaroring sendo um circuito travado e de ultrapassagens escassas. Porém, quase quarenta anos depois da chegada de Hungaroring, a MotoGP aportou em Balaton Park, descrito por Fabio Quartararo como 'um super kartódromo'. Um conceito certeiro do francês, em mais um final de semana perfeito de Marc Márquez.

O horroroso circuito de Balanton Park, curto, cheio de chicanes e onde as motos mal conseguem engatar a sexta marcha, viu mais um passeio no parque de Marc Márquez. Mesmo se atrapalhando na primeira curva com Marco Bezzecchi, Márquez respirou fundo e se vendo em terceiro, precisou de menos da metade da corrida para ultrapassar Franco Morbidelli e Bezzecchi para reassumir a ponta e vencer com enorme tranquilidade nesse enfadonho campeonato 2025 da MotoGP. Márquez prova corrida a corrida que está alguns patamares na frente dos demais pilotos, que se conformam em brigar pela segunda posição. Alex Márquez voltou ao normal e se tornou o piloto errático de antes, caindo durante a prova após uma classificação ruim e marcando poucos pontos. Francesco Bagnaia está com sua confiança destruída e seguiu seu calvário após uma classificação decepcionante e uma corrida medíocre, terminando em nono, após cometer vários erros em disputa com o semiaposentado Pol Espargaró. 

Bezzecchi arriscou numa estratégia com pneus macios e acabou alcançado por Pedro Acosta, que caiu várias vezes no final de semana, sendo que uma delas quase jogou sua moto em cima de um cinegrafista, mas o jovem espanhol se segurou no domingo e com o segundo lugar deu um alento à cambaleante KTM. Destaque para Jorge Martin, terminando em quarto lugar na corrida, apenas uma posição atrás de Bezzecchi, mostrando que poderá dar bons resultados à Aprilia até o final da temporada. Luca Marini conseguiu seu melhor resultado com a Honda com um quinto lugar, enquanto Joan Mir segue caindo mais que caju nessa época do ano no Ceará.

Márquez nem ligou muito para a ruindade do traçado de Balanton Park. Na verdade, o espanhol da Ducati não liga para nada rumo ao seu mais tranquilo título em sua já longa carreira. Sem adversários de verdade, Márquez humilha a concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário