Dono de uma das equipes pequenas mais charmosas da década de 1980 da F1, Vicenzo 'Enzo' Osella começou a correr no começo da década de 1960 com carros da Abarth e não demorou muito para Enzo ir para o lado gerencial do automobilismo, se tornando chefe de equipe e construtor de carros. Como um jovem piloto em começo de carreira, a equipe Osella começou nas categorias de base, passando pelo Turismo antes de correr por F3 e F2, culminando com a F1 em 1980. Num momento em que as equipes de F1 desenvolviam motores turbo e chassis com efeito-solo, Enzo Osella sofreu com a falta de financiamento, mas nem por isso deixou de construir carros muito bonitos, projetados por gente competente como Guiseppe Petrotta e Tony Southgate. A equipe Osella conseguiu bons resultados aqui e ali, como o quinto lugar de Ghinzani em Dallas/1984 e a mesmo posição de Jo Gartner em Monza/1984, mas normalmente a Osella lutava pelas últimas filas do grid. O simpático time italiano atravessou a inesquecível década de 1980 com valentia e em 1990 o time se tornou Fondmetal, fazendo com que Enzo Osella saísse do time que fundara, retornando à construção de carros-esporte, como fizera na década de 1970, dessa vez com sucesso na Itália. Hoje, aos 86 anos, foi anunciado a morte de Enzo Osella, um dos últimos garagistas da década de 1980 que ainda estavam entre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário