Assim como foi a confirmação do título do São Paulo na última quarta-feira, o anúncio da saída de Alonso da equipe McLaren feito hoje não surpreeendeu ninguém e já era fava contadas há muito tempo. Era simplesmente impossível para Fernando Alonso e Lewis Hamilton conviverem por mais um ano dentro da McLaren e como Alonso "nunca se sentiu em casa" dentro da equipe inglesa, o espanhol e seus empresários conseguiram um divórcio amigável com Ron Dennis e sua trupe de advogados. Porém, com algumas restrições. Para não ter que pagar uma multa recisória para lá de dispendiosa, Alonso entrou num acordo para a McLaren de não se mudar para uma equipe bancada por uma montadora no próximo ano. Pelo menos essas são as primeiras informações.
Com isso, Red Bull e Williams surgiriam como únicas candidatas a levar o espanhol no próximo ano. Se for o caso, a Red Bull estaria dando um enorme upgrade em sua equipe que é mais conhecida pelas festas e bom-humor fora das pistas do que os resultados nas corridas. Outro abacaxi seria a dispensa de um dos seus veteranos pilotos, que já estão assinados para o ano que vem e pelo andar da carruagem, Coulthard seria o preterido. Se a escolha de Alonso for a Williams, isso teria um cheiro forte de jogada de bastidores da Toyota, que o levaria para sua cambaleante equipe em 2009. Por sinal, dizem que Alonso só assina com essas equipes por apenas um ano, justamente por estar totalmente livre do acordo com a McLaren e possivelmente estaria numa equipe muito forte a partir de 2009. E candidatos não faltam!
Com Alonso fora da McLaren, isso significou o fim de um período muito curto e igualmente conturbado para ambas as partes, donde as expectativas eram de uma parceria duradoura e dominante nos próximos anos, mas que foi "atrapalhada" pelo fenômeno Lewis Hamilton e sua preferência pelo chefe de equipe Ron Dennis. Para 2008, o mercado de pilotos ficou totalmente aceso para algumas perguntas:
1) Para onde vai Alonso em 2008?
2) Quem vai ser o segundo piloto da McLaren?
3) Para onde vai Alonso em 2009?
4) Quem irá cair para a futura entrada de Alonso numa equipe forte a partir de 2009?
Particularmente, acho que o maior vencedor dessa saída de Alonso foi a Ferrari, pois no ano que vem terá sua equipe intacta e sem pressão por um título, enquanto a McLaren perderá o seu grande fator de crescimento neste ano (Alonso) e este mesmo fator irá, teoricamente, para uma equipe menor e terá todo um novo período de adaptação pela frente. Assim como foi esse ano e o resultado tudo mundo viu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário