quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Magic Marcus

O finlandês Marcus Grönholm é um piloto que conquistou fãs em todo o mundo não apenas pela sua pilotagem espetacular, mas também pela maneira como se porta diante das câmeras e sua espontaneidade. Dono de entrevistas impagáveis após os Rallys, Grönholm mostrou que um piloto não precisa ser certinho para se dar bem no automobilismo, pois o finlandês foi campeão duas vezes do Mundial de Rally e só não conquistou mais títulos, pois deu o azar de ser contemporâneo de Sebastien Loeb, outra lenda viva do Rally. Junto com seu fiel escudeiro (e cunhado) Timo Rautiainen, Grönholm se aposentou dos Rally no final de 2007 e no dia que completa quarenta anos, vamos olhar um pouco da carreira de mais um "Fly Finn".

Marcus Grönholm nasceu no dia cinco de fevereiro de 1968 na cidade de Kauniainen, na Finlândia. As corridas sempre foram rotina para o pequeno Marcus, já que seu pai, Ulf Grönholm, eram um dos principais pilotos de Rally na Finlândia durante os anos 70. Infelizmente, Ulf faleceu no dia 25 de fevereiro de 1981, na cidade de Hankiralli, enquanto treinava para um Rally. Marcus começou sua carreira no esporte a motor logo depois da morte do seu pai, andando em campeonato locais de motocross. Mesmo sendo um bom piloto em duas rodas, Marcus era muito alto e sofria muito com seus joelhos batendo no guidão das motos, até que em 1986 Grönholm sofreu um sério acidente e acabou prejudicando bastante seu joelho.

Apaixonado por corridas, Marcus decide abandonar o motocross e seguir a carreira do seu pai, participando do seu primeiro Rally em 1987 com um Ford Escort. Seu primo, Sebastian Lindholm, também competia nos Rallys e foi nessa época que Grönholm conheceu Timo Rautianen, seu co-piloto até o final de sua carreira. De tanto levar Timo para sua casa, Marcus acabou apresentando sua irmã Micaela ao seu co-piloto e Rautianen entrou para a família Grönholm quando se casaram. Não demorou e Marcus Grönholm começou a mostrar sua habilidade em um carro de Rally, vencendo o Campeonato Finlandês Júnior de Rally em 1988. Já nessa época a Finlândia era conhecida por seus grandes pilotos de Rally, como Juha Kankkunen, Ari Vatanen, Timo Salonen, Markku Allen e Henri Toivonen. Marcus sonhava em ser mais um dos grandes finlandeses no Rally.

Marcus fez sua estréia no Mundial de Rally em 1989, durante o Rally dos Mil Lagos na Finlândia, mas não conseguiu muito destaque. Grönholm ainda se concentrava mais nos campeonato locais de Rally e passou a dominar o cenário local. Em 1991, Marcus foi campeão finlandês de Rally Categoria N, com um Toyota Celica. No ano seguinte ele passou a disputar a principal categoria do Campeonato finlandês, conquistando quatro títulos nacionais (1994/96/97/98). Como a Finlândia era um grande celeiro de pilotos de Rally e por lá havia um piloto que estava dominando, as principais equipes do Mundial começaram a se interessar pelos serviços de Grönholm. Até então, Marcus só participava das etapas finlandesas do Mundial, conseguindo no máximo dois quarto lugares em 1995 e 1996. Marcus sempre andava com modelos privados da Toyota e com um bom quarto lugar na Argentina em 1997, Grönholm foi convidado pela equipe oficial da montadora japonesa para participar de duas etapas do Mundial, inclusive uma na Finlândia. E foi na sua terra natal que Grönholm começou a mostrar a que veio, ao liderar os dois primeiros dias da etapa finlandesa, mas um problema de alimentação pôs tudo a perder.

Em 1998, Grönholm voltou a correr com Toyota Corolla WRC privado no começo do ano, mas foi chamado pela equipe oficial para disputar o Rally da Finlândia e da Grã-Bretanha. Correndo em casa, Marcus andou muito bem novamente e logo choveu propostas para que ele fosse contratado por equipes oficiais. Ford, Toyota e Peugeot se candidataram, mas Grönholm preferiu a marca francesa, que nessa época ainda testava seu novo carro, o novíssimo Peugeout 206 WRC. Foi um carro que virou lenda!

Após um ano de aprendizado em 1999, em que a Peugeot não participou de todas as etapas, Grönholm voltou com força total no ano 2000. A Peugeot preferiu não participar da primeira etapa, em Monte Carlo, mas na Suécia, na única etapa realizada debaixo de neve, o mundo ficou assombrado com a primeira vitória da Peugeot e de Marcus Grönholm. Quem era esse finlandês cumprido que colocou tempo em verdadeiras bandeiras do WRC, como Tommi Makkinen, Colin McRae, Carlos Sainz e Richard Burns? E ainda mais com um carro novo? Para quem pensava que essa vitória foi nuvens passageiras, Grönholm venceu na Nova Zelândia e na Finlândia. Era a primeira vitória de muitas em sua casa! Após vencer novamente na Austrália, penúltima etapa do Mundial, Grönholm era o líder e principal candidato a ser campeão. No Rally da Grã-Bretanha, Grönholm corre com cautela e consegue um segundo lugar, logo atrás do seu maior rival pelo título na época Richard Burns, e faturou seu primeiro título no WRC. Logo em sua estréia numa equipe oficial de fábrica, Grönholm era campeão! E era o quinto título seguido da Finlândia!

Com seu estilo agressivo e tendo a forte estrutura da Peugeot por trás, comandado por Corrado Provera, Marcus Grönholm se tornou um dos principais pilotos do WRC num piscar de olhos. Contudo, 2001 se mostrou um verdadeiro desastre para o campeão, que não teve como defender seu título graças a incríveis sete quebras nas oito primeiras provas! Grönholm se recupera ao vencer o Rally da Finlândia, mas já era tarde demais e o título acabou ficando para o inglês Richard Burns. Marcus vence as duas últimas etapas do campeonato de 2001, terminando o certame em quarto lugar, mas o final da temporada era apenas um recado que Grönholm tinha dado aos seus rivais para o que ia acontecer no ano seguinte. Em 2002, Marcus Grönholm venceu cinco etapas (Suécia, Chipre, Finlândia - pela terceira vez seguida -, Nova Zelândia e Austrália) e conquistou o bicampeonato com enorme facilidade. Por coincidência, Michael Schumacher tinha faturado o Mundial de F1 de forma esmagadora e a comparação foi inevitável. Para colocar a cereja no bolo, no final de 2002, Grönholm venceu seu primeiro Race of Champions, levando também para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy. Marcus Grönholm já tinha entrado na história como um dos grandes pilotos de Rally na história.

Porém, o maior rival da carreira de Marcus Grönholm já tinha começado a mostrar suas garras. Um francês protegido pela Citröen tinha vencido a sua primeira etapa no Mundial, o Rally da Alemanha de 2002. Sebastien Loeb dava a impressão que só andava bem no asfalto, mas seu desenvolvimento em outros pisos era aparente. Enquanto isso, Grönholm ainda penava nas rápidas etapas no asfalto, mas era um rei no cascalho e na neve.

Em 2003 Grönholm teria a companhia de Richard Burns na equipe Peugeot. Os críticos diziam que colocar Grönholm e Burns na mesma equipe seria a mesma coisa de colocar Senna e Prost novamente na mesma equipe. Porém, o estilo agressivo do finlandês se opôs a tocada mais suave de Burns e os dois coexistiram bem dentro da Peugeot, porém isso dividiu a equipe, que viu Grönholm sair da disputa pelo título graças aos vários abandonos do finlandês. Contudo, a equipe francesa ainda tinha Richard Burns na briga pelo título, graças a sua consistência. Burns liderava o campeonato sem conseguir uma única vitória, mas nas vésperas da última etapa no País de Gales, o inglês sofreu um misterioso desmaio. Burns foi vetado pelos médicos, mas o pior estava por vir. Exames posteriores revelaram um tumor maligno no cérebro de Burns e o inglês faleceu em 2006.

O Peugeot 206 WRC já tinha cinco temporadas de idade e por isso a montadora francesa resolveu construir um substituto para o lendário carrinho. O Peugeot 307 WRC foi lançado às vésperas do Rally de Monte Carlo de 2004, com um câmbio de apenas quatro marchas. Porém, o carro nunca se mostrou competitivo e isso acabou com os sonhos do tricampeonato de Grönholm. Em duas temporadas, tudo o que Marcus pode comemorar foram três vitórias, sendo que duas na Finlândia. A última vitória de Grönholm pela Peugeot foi marcada pela emoção. Durante o Rally da Grã-Bretanha, o companheiro de equipe de Grönholm, Markko Martin, sofreu um sério acidente que acabou custando a vida do navegador Michael Park. A Peugeot já tinha anunciado que abandonaria o Mundial de Rally no final de 2005 e quase tirou o time de campo com a tragédia de Park, mas não o fez e Grönholm venceu a etapa seguinte, no Japão, tirando lágrimas de toda a equipe Peugeot. E até mesmo de Marcus...

Com a saída da Peugeot, Grönholm procurou emprego e foi contratado pela Ford. Logo em sua primeira etapa pela nova equipe, Grönholm venceu em Monte Carlo, sua única vitória no asfalto. Isso foi o início de umas das maiores rivalidades da história do Mundial de Rally. Sebastien Loeb tinha vencido os Mundiais de 2004 e 2005 com incrível facilidade e queria o tricampeonato, mesma ambição de Grönholm. O WRC passou a ser uma disputa particular entre Grönholm e Loeb, com os dois normalmente ficando em primeiro e segundo na maioria dos Rallys. Em 2006, Loeb conseguiu cinco vitórias seguidas e tinha tudo para conquistar o título, quando sofreu um banal acidente de bicicleta, que o tirou de combate para o resto da temporada. Grönholm viu a chance surgir e conseguiu três vitórias, mas um acidente na Austrália pôs tudo a perder e Loeb acabou com o caneco.

Em 2007, Grönholm já não era mais um garoto e a disputa com Loeb era extremamente desgastante, pois o francês é um dos melhores pilotos da história do Mundial de Rally. Se não for o melhor. No seu segundo ano na Ford, Marcus queria dar um título que a montadora americana não via desde 1979 com Ari Vatanen. Como não podia deixar de ser, a briga pelo campeonato ficou entre Marcus e Sebastien, mas desta vez era Loeb que sofria com a estréia de um carro novo, o Citröen C4. Gronholm venceu três provas seguidas, incluindo a sétima vitória no Rally da Finlândia, se tornando recordista absoluto na lendária etapa do Mundial de Rally. Em Agosto, Grönholm anunciou ao mundo que se aposentaria no final de 2007. "Eu queria parar quando eu ainda tivesse velocidade para vencer Rallys," falou Marcus no momento em que comunicou sua retirada das pistas. Por uma infeliz coincidência, na mesma semana em que Marcus anunciou sua aposentadoria, Colin McRae morria num acidente de helicóptero. Mesmo às portas de abandonar a carreira, Grönholm queria garantir o tricampeonato, mas dois acidentes do final do campeonato puseram tudo a perder e Marcus acabou perdendo o título para Loeb novamente.

No total, foram dois títulos mundiais, 150 eventos no Mundial de Rally, trinta vitórias (segundo maior vencedor na história, só perdendo para Loeb), 536 vitórias em especiais, 62 pódios e 615 pontos. Apesar de todo esse cartel, Grönholm chamava atenção do público pela sua forma de agir fora das pistas. Ao contrário da frieza dos finlandeses, Grönholm era brincalhão e eloqüente. Suas entrevistas após terminar uma etapa no Rally eram imperdíveis. Sempre sincero, suas respostas eram surpreendentes. Principalmente quando estava de cabeça quente! Quando não estava rápido, sempre dizia que o problema era com ele mesmo. Marcus cansou de chamar Loeb de louco após dar de tudo num especial e ainda perder para o francês. Mas há histórias surpreendentes num automobilismo permeado pelo bom-mocismo. No Rally do México em 2004, Grönholm tinha perdido a direção hidráulica no seu novo Peugeot 307. Era o terceiro problema no carro apenas naquela especial e sem a direção hidráulica, o volante do seu Peugeot estava muito pesado. Totalmente transtornado após essa especial, Grönholm foi nada elegante com o veículo quando foi entrevistado. "Estou cansado desta porcaria de carro!", disse Marcus a um assustado repórter. Neste momento, Timo Rautiainen levava as mãos à cabeça e dava um carão no cunhado. Rautiainen, por sinal, foi protagonista de outra entrevista interessante de Grönholm. Na etapa da Nova Zelândia de 2005, Marcus liderava com muito sacrifício, até que Timo começou a urrar feito um louco ao seu lado. Sem saber ao certo o que tinha acontecido, Grönholm diminuiu seu ritmo e perdeu a liderança. Um barra de ferro tinha penetrado o assoalho do carro e atingido o traseiro de Rautiainen. Quando o repórter foi saber o que tinha acontecido, Grönholm foi bastante explicativo em sua explanação. "Estava tudo indo bem, até que Timo começou a gritar. Não sabia o que era, mas parece que algo entrou na bunda dele..." E Marcus ainda ficava fazendo gestos quase obscenos com as mãos, explicando o que tinha acontecido com o seu pobre navegador. Mas a melhor, em minha opinião, foi quando Marcus parou seu carro na beira da pista durante o Rally da França em 2005 (salvo engano...). O carro já tinha dado vários problemas e Marcus ligou para a equipe pedindo instruções. Sem ter o que fazer, Grönholm recebeu a notícia via celular que estava mesmo abandonando. Como estava liberado do trabalho naquele final de semana, num barzinho beira de estrada, rodeado de torcedores, Grönholm bateu na mesa e pediu uma cervejinha!

Após mais de 26 anos carreira, Marcus irá deixar saudades pela sua tocada e forma de agir e a partir de agora irá curtir sua esposa Teresa e seus três filhos na fria Finlândia.

3 comentários:

  1. Que maravilha de post JC. Meus parabéns. Sempre que venho aqui para ler fico viajando. Ai quando termina eu fico triste, com vontade de ler mais. Uma pena que Grönholm se aposentou. Poderia continuar dando trabalho a Löeb.
    Formidável.
    Um abraço.
    SAVIOMACHADO

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! O Grönholm era um dos meus pilotos favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de post! Já tinha feito uma bio do Marcus Gronhiolm, e sabia de muitas dessas histórias, mas da maneira como tu contas, está bestial!

    ResponderExcluir