segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Alemão

É muito subjetivo perguntar para algum especialista esportivo quem foi melhor em algum esporte em todos os tempos. No automobilismo não é diferente. Apesar da pergunta ser bastante freqüente, nunca se sabe ao certo quem foi O melhor, seja qual for a categoria. Porém, os números não mentem e por eles dá para indicar quem está entre os melhores de todos os tempos. Ingo Hoffman pode não ter feito uma carreira internacional brilhante, mas não restam dúvidas de que seu nome está marcado no automobilismo brasileiro, com vários títulos nacionais em diferentes categorias em mais de 35 anos de carreira. Completando hoje 55 anos de idade, vamos olhar como foi a carreira desse Alemão de sangue latino.
Ingo Hoffman nasceu em São Paulo no dia 18 de fevereiro de 1953. Desde criança Ingo sonhava em ser piloto de corridas, mas ele só pôde fazer sua estréia no automobilismo de forma bem tardia, quando já tinha 19 anos. Em 1972 ele participou de uma edição do "Festival do Ronco" com um Fusca 1600cc na categoria novatos. E logo de cara Ingo mostrou que tinha jeito para a coisa! Na estréia, Hoffman conseguiu uma excelente sétima posição depois de largar em 44o e com isso ganhou o apoio dos seus pais, que eram contra a carreira de piloto do filho. Ingo teve o motor do seu Fusca quebrado numa corrida da Divisão 1 (categoria em que os carros corriam praticamente sem preparação alguma) e por pouco ele não desistiu precocemente da carreira. Contudo, um amigo o emprestou um carro para disputar a etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro da Divisão 1 e Ingo conseguiu sua primeira vitória na carreira. Isso chamou a atenção do preparador de motores Giba, que preparou o Fusca de Ingo, o transformando em carro da Divisão 3 (categoria com carros preparados). De forma surpreendente, Ingo conseguiu uma vitória em Interlagos e outro segundo lugar em seis provas que disputou.

O pai de Ingo conseguiu o patrocínio da Creditum para o filho e Hoffman se tornou Campeão Paulista e Brasileiro da Divisão 3 de 1973, batendo na ocasião Alex Dias Ribeiro. Para 1974, Ingo disputou o Campeonato Brasileiro da Divisão 3 com uma Brasília e conquistou o bicampeonato com facilidade. Com o seu nome forte dentro do automobilismo tupiniquim, Hoffman foi convidado a guiar pela primeira vez um monoposto, competindo na Super Vê com um chassi Karmann. Na ocasião, Giba teria a ajuda do projetista Ricardo Divila na preparação do carro e a equipe ficou sediada na fábrica da Copersucar, que então construía o primeiro F1 brasileiro. No final do ano, Ingo Hoffman conseguiu uma boa terceira posição no campeonato de Fórmula Super Vê, sendo superado pelo campeão Marcos Troncon. Graças a proximidade com a família Fittipaldi, Ingo aos poucos flertava com uma carreira internacional. Wilsinho Fittipaldi gostava do trabalho de Hoffman e os dois, juntamente com Reinaldo Campello, venceram às 25h de Interlagos com um Opala.

Mesmo sabendo que Ingo não tinha muita experiência dentro do automobilismo, pois Hoffman não tinha feito sequer uma prova de kart, Wilsinho sabia que o novo piloto tinha talento e o levou para a Inglaterra em 1975. Hoffman disputaria o Campeonato Inglês e Europeu de F3 em 1975 com um March-Toyota. Hoffman conseguiu bons resultados para um novato na F3, inclusive uma vitória em Oulton Park, com direito a pole e melhor volta da corrida. Hoffman terminou o campeonato na sexta posição, enquanto fazia um campeonato bastante discreto no certame europeu, só conseguindo um ponto. Em 1975, Hoffman foi derrotado na F3 Inglesa por pilotos como Gunnar Nilsson e Alex Dias Ribeiro, mas Ingo tinha uma vantagem sobre eles. Após o final da temporada, era o único com lugar certo na F1! Wilsinho promoveu alguns testes com Ingo no novo Copersucar e chegou a alugar um carro da F5000 unicamente para que Hoffman pudesse se acostumar com carros mais potentes!

No início de 1976 Ingo Hoffman foi contratado pela equipe Copersucar por quatro anos, mas havia um grave empecilho. A equipe brasileira ainda não fazia parte da FOCA e por isso pagava todas as despesas de viagem pelo circo da F1. Sem muito dinheiro para gastar, a Copersucar teria que escolher em quais provas Hoffman faria parte. Para piorar, Emerson Fittipaldi acabava de chegar à equipe como primeiro piloto. A chegada de Emerson trouxe muito mais do que a experiência de um bicampeão mundial na equipe. Trouxe uma enorme pressão, pois se os resultados não viessem (e não vieram...), a culpa seria unicamente do carro. Hoffman seria um segundo piloto eventual e todo o desenvolvimento do carro iria primeiramente para o carro de Emerson, com Ingo ficando apenas com as migalhas.

Com bastante tempo livre, Hoffman disputaria o Campeonato Europeu de F2 pela forte equipe de Willi Kauhsen. Porém, a primeira corrida do ano para Hoffman seria na F1. E em sua casa! Apenas quatro anos após fazer sua primeira corrida em Interlagos com um Fusca, Ingo estaria ao volante de um F1 no mesmo circuito. Com um Copersucar ainda de 1975, Ingo não chegou a ser espetacular em sua estréia, ficando em vigésimo em um grid que tinha 22 carros e terminando em décimo primeiro entre os 14 que completaram a prova. Porém, Ingo ficou à frente de Emerson! Hoffman não correu em Kyalami, mas voltou à F1 para a etapa de Long Beach e agora teria em mãos o novo Copersucar FD04. Para azar do brasileiro, só corriam 20 carros nas apertadas ruas da corrida americana e Hoffman foi vigésimo segundo na Classificação, apenas 0.28s atrás do vigésimo (e último no grid) Gunnar Nilsson. Em Jarama, Ingo teve sérios problemas com o seu carro e sequer treinou. O segundo carro da Copersucar só apareceria em Paul Ricard, oitava etapa do Mundial, e Ingo mais uma vez não conseguiu tempo para largar.

Se as coisas não estavam boas na F1, na F2 não foi muito diferente. A competitiva categoria de base estava recebendo forte investimento de duas grandes montadoras (BMW e Renault) e a escolha de Kauhsen pelo motor Hart foi totalmente errada, com Ingo conseguindo apenas três pontos no campeonato (um quinto lugar em Thruxton e um sexto em Rouen). Hoffman não teve mais chances na F1 em 1976, mas estava garantido como segundo piloto na equipe Copersucar em 1977, contudo estava mais do que na cara que a equipe da família Fittipaldi não tinha condições de preparar dois carros iguais. E o melhor era sempre para Emerson. Após uma estréia razoável na Argentina, Ingo faria a sua melhor corrida na F1 em Interlagos. Correndo em casa e tendo o conhecimento local como arma, Hoffman fez uma corrida de espera. Mesmo não tendo um carro bom, a prova brasileira teve vários abandonos e Ingo estava correndo em sexto, na zona de pontuação, mas um problema de dirigibilidade fez com que o Copersucar perdesse rendimento e Hoffman foi ultrapassado nas voltas finais pelo italiano Renzo Zorzi. Apesar de o sétimo lugar ter sido sua única chegada, ficou um gostinho amargo de ter ficado tão próximo dos pontos.

Apesar do bom resultado, a equipe Copersucar percebeu que não tinha condições de colocar um segundo carro na pista e Hoffman nunca mais apareceu na F1. Foram seis aparições em Grandes Prêmios, mas Ingo só participou de apenas duas corridas, com o sétimo lugar como melhor colocação. Por sinal, essa corrida em Interlagos foi a única em que Ingo Hoffman viu a bandeirada na F1. Mesmo fora da equipe, Hoffman continuou recebendo salários da equipe Copersucar até o final do seu contrato. Apesar dos pífios resultados, Ingo nunca se arrependeu de ter corrido na F1 e nunca mostrou qualquer rancor com a família Fittipaldi.

Mesmo com sua saída da F1, Ingo continuou no automobilismo europeu para disputar o Campeonato Europeu de F2 de 1977. Hoffman se juntava agora a equipe de um jovem chefe de equipe ambicioso chamado Ron Dennis. Se no ano anterior o problema de Ingo foi motor, na Project Four o problema seria o chassi. Dennis teria ao seu dispor o forte motor BMW, iguais ao da equipe oficial, mas o chassi Ralt não era o melhor da categoria, mas ainda assim Hoffman conseguiu bons resultados. Ao lado de Eddie Cheever, Ingo conseguiu três pódios seguidos em terceiro lugar (Nogaro, Enna-Pergusa e Misano), um quarto lugar (Silvertone) e um quinto (Rouen). Hoffman terminou o campeonato em sétimo, mas Eddie Cheever conseguiu uma boa segunda posição. Ingo permaneceu na Project Four em 1978 e agora teria o chassi March, considerado o melhor da categoria. Mas Hoffman só subiu uma posição no campeonato (sexto) e não conseguiu sequer um pódio. No final do ano, a Project Four participou da Temporada Argentina de F2 e finalmente Hoffman pôde conquistar sua primeira vitória na categoria.

Porém, cansado dos poucos resultados na Europa, Ingo Hoffman resolveu voltar para o Brasil e participar da nova categoria do automobilismo brasileiro. A General Motors criou a Stock-Car brasileira em 1979 com seus Opalas. Com os melhores pilotos que competiam no Brasil, a categoria se tornou um sucesso imediato e Ingo escolheu essa categoria para voltar ao Brasil em alto nível. E colocou seu nome na história do automobilismo brasileiro. Ingo Hoffman foi campeão doze vezes (80/85/89/90/91/92/93/94/96/96/98/02) da Stock-Car, onde enfrentou todas as crises e sucessos da categoria, que hoje é a mais importante do automobilismo brasileiro. Porém, Ingo não disputou unicamente a Stock. Em 1993 ele foi Campeão Brasileiro da Fórmula Uno, em 1995 venceu uma etapa do Campeonato Tcheco de Superturismo em Brno e participou das 1000 Milhas brasileiras de 1994 com uma BMW ao lado de Nelson Piquet e Johnny Cecotto. Por sinal, a marca bávara se tornou parceira de Ingo e o brasileiro disputou o inesquecível Campeonato Sul-Americano de Superturismo pela marca, conseguindo dois terceiros lugares no campeonato de 1998 e 1999. Ingo também voltou a Europa para disputar as 24h de Nürburgring e Spa, sempre com um BMW.

Hoje, Ingo Hoffman é uma lenda viva da Stock-Car brasileira, mesmo não muito contente com os atuais rumos da categoria. Piloto de personalidade forte, Ingo sempre diz o que pensa e não se furta a criticar a Stock, como no caso do famigerado Play-Off. Desde 2002, Ingo teve contato com provas off-road e participa anualmente do Rally dos Sertões, conseguindo até mesmo um segundo lugar pela equipe oficial da Mitsubishi. Porém, o que deve dar saudades no "Alemão" são suas incríveis disputas porta a porta com seus rivais (e amigos) Paulão Gomes, Chico Serra e Xandy Negrão pela Stock-Car ao longo dos anos de ouro da categoria.

Parabéns!
Ingo Hoffman

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