Ao contrário da F1, quando os italianos invadem os seus autódromos para o Grande Prêmio da Itália de Motociclismo, eles preferem os homens ao invés das máquinas. E hoje, Mugello viu uma festa italiana, com certeza, com vitória nas três categorias dos representantes do país da bota. Se não fosse o bastante, Simone Corsi e Marco Simoncelli venceram nas categorias menores com motos italianas, enquanto a lenda Valentino Rossi demonstra que um sexto título na principal categoria do Mundial é mais do que uma possibilidade.
A MotoGP chegou a Mugello com um favorito destacado em Rossi, com o piloto da Yamaha vindo de seis vitórias seguidos no circuito de teste da Ferrari. E o italiano não decepcionou. Após conseguir uma pole depois de quase um ano de seca, Rossi venceu com méritos na frente dos seus torcedores com seu capecete muito louco. O único ato falou de Rossi foi na largada, quando saiu mal e chegou a ocupar a quinta posição durante a primeira volta. Sempre achei que Valentino faz isso para dar emoção as provas, pois em pouco tempo o italiano da Yamaha foi ultrapassando um a um seus adversários até chegar à liderança ainda no início da prova para não mais perdê-la. Rossi administrou a vantagem para a briga envolvendo Stoner e Pedrosa com maestria e não foi incomodado em nenhum momento. Foi uma vitória como a dos seus bons tempos, mas Rossi parece que nunca teve uma má fase e é, definitivamente, uma lenda viva do Mundial de Motociclismo.
Stoner e Pedrosa perseguiram um ao outro toda a prova, com vantagem para o australiano. O piloto da Ducati se aproveitou da potência prodigiosa de sua moto e se desvencilhou de Pedrosa após cometer um pequeno erro na metade da prova e perder a posição para espanhol, mas logo Stoner recuperou a posição e finalmente subiu ao pódio após uma fase menos boa. Já Pedrosa, as coisas ficam cada vez mais complicadas no campeonato com a excelente fase de Rossi e a pouca potência da Honda, que numa tentativa desesperada desenterrou Tadayuki Okada, que não participava de uma corrida desde o ano 2000, para testar um motor novo. Por sinal, o companheiro de equipe de Pedrosa não pode fazer nada para ajudar o espanhol, já que após conseguir uma boa posição no grid, Nicky Hayden foi perdendo rendimento até receber a bandeirada numa obscura décima segunda posição.
Outro destaque do meio do pelotão foi Alex de Angelis, que levou sua Honda Gresini ao melhor resultado do ano ao chegar na quarta posição. E próximo de Pedrosa! As Yamahs Tech 3 andaram bem novamente, com Colin Edwards e James Toseland logo atrás de De Angelis. Loris Capirossi começou bem a corrida, mas sua Suzuki foi perdendo rendimento e o italiano, que conversou com o astro Brad Pitt antes da largada, acabou chegando bem para trás. Jorge Lorenzo, que fez dois milagres nas duas últimas provas, finalmente cometeu um erro de novato e caiu ainda no início da prova, se distanciando um pouco na briga pelo título, que pelo jeito ficará entre Rossi e Pedrosa.
Já nas 250cc, Marco Simoncelli conseguiu uma vitória polêmica após um toque em pleno retão em Hector Barberá, com quem disputava a primeira posição até a abertura da última volta. Os dois passaram a prova brigando pela liderança, com Barberá muito mais rápido nas retas, enquanto Simoncelli levava vantagem no miolo. Quando o espanhol tentou ultrapassar mais uma vez o italiano na reta dos boxes, Simoncelli fez um movimento brusco e Barberá acabou tocando na Gilera do seu adversário, fazendo com que sua Aprilia capotasse e o espanhol teve sorte em ter escapado ileso de tamanha pancada. Sem muito com que se preocupar, Simoncelli partiu feliz para sua primeira vitória nas 250cc, seguido por Alex Debon e Thomas Luthi, que também passaram a prova duelando por posição.
Por sinal, a prova italiana foi recheada de acidentes, inclusive com Álvaro Bautista, até aqui a maior decepção do ano. O espanhol caiu sozinho quando liderava a corrida sem muitos problemas e de maior favorito ao título deste ano, Bautista agora tentará correr atrás do prejuízo. O líder do campeonato Mika Kallio fez uma prova de espera e se aproveitou dos vários acidentes para chegar em quarto, mas nem assim o finlandês escapou de alguns incidentes. A equipe KTM tinha orbigado Hiroshi Aoyama ficar atrás de Kallio, mas eis que na última volta, o japonês tentou uma ultrapassagem banzai na última curva da prova e por pouco não levou Kallio ao chão. Quem se aproveitou disso tudo foi Mattia Pasini, que ainda se recuperando de duas quedas durante os treinos, chegou em quinto e viu sua desvantagem para Kallio nãu subir tanto.
Nas 125cc, a corrida foi das mais animadas e emboladas, como sempre acontece na categoria júnior. Porém, a experiência de Simone Corsi falou mais alto no final e o italiano venceu na frente dos seus fãs e assumiu a liderança do campeonato. Agora, o mundial descansará apenas uma semana antes de partir para Barcelona, onde será a vez dos espanhóis lotarem o circuito de Montmeló para torcerem para a vitória de um compatriota seu.
E viva Valentino que esta voltando a ser... Valentino!
ResponderExcluirVai ser bom assim na motopg né?