sexta-feira, 29 de maio de 2009

Big Al


Famílias inteiras correndo no automobilismo americano não faltam e podemos falar de vários exemplos. Andretti, Allison, Petty... Al Unser Sr. fez parte de uma das famílias com mais representantes nas pistas americanas e juntamente com seu irmão Bobby, fez história no automobilismo americano, sendo o segundo homem a vencer quatro vezes a mítica 500 Milhas de Indianápolis e foi o quarto a vencer de forma consecutiva (1970-71). Tendo tantos parentes correndo, não foi surpresa "Big Al" ter que enfrentar seu filho Al Unser Jr, também conhecido como "Little Al". Completando 70 anos no dia de hoje, iremos conhecer esse grande piloto americano dos anos 70 e 80.

Alfred Unser nasceu no dia 29 de maio de 1939 na cidade de Albuquerque, no Novo México, filho mais novo de Jerry e Mary Unser. Desde cedo o pequeno Al, como ficou conhecido, viveu entre carros e corridas. Seu pai e seus tios (Joe e Louis) foram corredores habituais da famosa corrida de montanha em Pikes Peak, quando estrearam juntos em 1926. Andando em condições extremamente perigosas, antes mesmo de Al Sr. nascer a primeira tragédia da família aconteceu em 1929, quando Joe morreu durante um teste para uma corrida de subida de montanha. Louis Unser foi o primeiro membro da família a participar das 500 Milhas de Indianápolis em 1940 e isso animou aos seus sobrinhos, filhos de Jerry, a participarem da famosa prova americana. Alfred contava que na escola dizia aos professores que eles não o ensinavam o que ele queria fazer na vida, pois ele queria mesmo era se tornar piloto. Porém, Al ainda teria que esperar sua vez e seu irmão mais velho, Jerry Unser, fez sua estréia nas 500 Milhas de Indianápolis em 1958, não terminando a prova, mas no ano seguinte Jerry morreria queimado durante os treinos para as 500 Milhas. Mesmo a segunda tragédia na família não arrefeceu a vontade dos irmãos Unser em correrem e vencerem em Indiana.

O filho do meio, Robert, cinco anos mais velho do que Al, começou a correr e logo levou junto seu irmão mais novo. Al começou a sua carreira no automobilismo com 18 anos, participando de provas em carros modificados ao redor de Albuquerque. Em 1958 ele casaria com Wanda Jesperson, com quem teve três filhos (Alfred Jr, Maria Linda e Debra Ann) e em 1960 participou pela primeira da corrida de subida de montanha em Pikes Peak, terminando em segundo lugar, derrotado pelo irmão Bobby. Quatro anos mais tarde ele faria sua estreia na Indy em Milwaukee e nesse mesmo ano venceria a corrida em Pikes Peak, pondo fim ao domínio de seis anos de Bobby Unser. Nessa época, o mecânico de Al era seu tio Louis, que tinha contraído esclerose múltipla e lutava contra a doença, mas o velho Louis comandou Al em sua primeira 500 Milhas de Indianápolis, em 1965, e mesmo largando na última fila, Al conseguiu um surpreendente nono lugar. O detalhe foi que Al Unser só pôde correr em Indianápolis em 1965 graças a A.J. Foyt, na época já uma estrela, que entregou seu carro reserva ao novato e foi derrotado naquela corrida. "Até hoje pergunto a AJ por que ele fez aquilo", diz Al Unser.

Após um acidente em 1966, quando dirigia um Lotus, Al Unser consegue seu primeiro resultado de relevo nas 500 Milhas ao terminar a prova de 1967 em segundo lugar, atrás de A.J. Foyt. Apenas em 1968 foi que Al disputou pela primeira vez o campeonato completo da USAC e foi nomeado o "Novato do Ano", vencendo cinco corridas seguidas, além de cinco poles. Unser perdeu a edição de 1969 das 500 Milhas pois estava com a perna quebrada por um acidente... de moto! Quando se recuperou, Al venceu cinco corridas em 1969 e era um dos favoritos em 1970. À bordo de um Colt-Ford, Al Unser venceu pela primeira vez a tradicional corridas após liderar apenas dez voltas, mas um rápido pit-stop deu a vitória ao americano, que vencia a prova dois anos após seu irmão, Bobby. A disputa com o irmão era ferrenha e Al não escondia que uma de suas maiores motivações era derrotar Bobby. Em 1971 Al repetiu a dose com o mesmo carro e se tornava uma lenda do automobilismo americano, mas sua mudança para a equipe de Parnelli Jones lhe ofereceu vários anos difíceis, passando quatro anos com apenas uma vitória em 1973, em Texas. Al daria a volta por cima em 1977 com várias vitórias no IROC e uma terceira vitória consagradora em Indianápolis em 1978, após liderar o maior número de voltas. Cansados dos atritos com a USAC, os principais chefes de equipe americanos se uniram e criaram a CART em 1979, formando um campeonato paralelo e Al Unser seria uma das estrelas. Correndo pela equipe Chaparral, com o famoso patrocínio da Pennzoil, Al Unser terminou o primeiro campeonato da categoria em quinto lugar.

Já nessa época, Al Unser preparava seu filho, Al Unser Jr, nas categorias de base para estrear na Indy. Após três temporadas sem grandes resultados na Longhorn, Al Unser se muda para a fortíssima equipe Penske em 1983, onde seria companheiro de equipe de Rick Mears, uma das grandes estrelas da época. Mesmo já contando com 44 anos, Al Unser fez uma ótima temporada e se tornou campeão logo em sua estreia pela Penske, derrotando a sensação da época, o italiano Teo Fabi, na última corrida do ano em Phoenix. Desde 1981 Al Unser teve que colocar o sufixo Senior após a chegada do filho Al Unser Jr e não demorou para que o rebento se tornasse um dos seus principais rivais na categoria. A CART passava por um momento mágico, pois tinha pilotos da velha guarda, como o próprio Al, Mario Andretti e A.J. Foyt, pilotos que estavam chegando ao seu auge, como era o caso de Rick Mears e Tom Sneva, e jovens sedentos para derrotar as grandes raposas e algumas vezes eram seus próprios pais, como Al Unser Jr, Michael Andretti, Bobby Rahal e Teo Fabi. Após um ano apenas regular em 1984, Al Unser Sr volta a se destacar em 1985, mas teria como principal rival Little Al, que tentava seu primeiro título. Os dois disputaram o campeonato palmo a palmo, com o pai vencendo o filho por apenas um ponto na corrida final, nas ruas de Miami. Mesmo com o título nas mãos, Al passa o ano de 1986 praticamente parado, só participando de corridas em ovais e acaba sendo substituído na Penske por Danny Sullivan e Danny Ongais. Contudo, Ongais sofre um sério acidente nos treinos das 500 Milhas de Indianápolis, fazendo com que Roger Penske trouxesse Al Jr. de volta às pistas. Como o novo chassi PC16 ficou destruído, Penske deu a Al Unser Sr. um carro de 1986, que teve de ser retirado do hotel Sheraton, onde estava sendo exposto.

Al Unser largaria apenas em vigésimo e não teria muitas chances contra os March-Cosworth da equipe Newman-Hass, combinação que havia vencido as últimas quatro 500 Milhas de Indianápolis. Usando sua experiência, Big Al foi crescendo na prova, se aproveitando dos acidentes à sua frente e tomou a liderança na volta 183. O colombiano Roberto Guerrero se aproximava do piloto da Penske, mas um pit-stop errático pôs tudo a perder para Guerrero, mas deu a Al Unser Sr. sua quarta vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, apenas cinco dias antes do 48º aniversário, quebrando o recorde de piloto mais velho a vencer a prova, que pertencia ao seu irmão, Bobby. Apesar da felicidade, aquela seria a última vitória de Al Unser na carreira. Sentindo a idade chegar, Unser participava de poucas corridas e ainda fracassou na equipe Alfa Romeo. Em 1992, Al Unser substituiu o acidentado Nelson Piquet e de uma forma discreta, o veterano piloto chegou em terceiro lugar, numa corrida vencida, pela primeira vez, pelo seu filho Al Unser Jr. Aquele foi o melhor resultado da equipe Menard e a única vez em que o motor Buick terminou as 500 Milhas. Esse seria seu último bom resultado na carreira.

Unser voltaria a Indianapolis em 1993 e 1994, mas vendo que seu tempo nas corridas havia terminado, anunciou a aposentadoria durante os treinos para a edição de 1994, coincidentemente, vencida novamente por Al Unser Jr. Foram mais de trinta anos nas pistas e seus resultados mostram que ele foi um dos grandes do automobilismo americano. Ele é até hoje o piloto que mais liderou voltas em Indianápolis (644), venceu quatro vezes na famosa pista de Indiana (1970, 71, 78 e 87), foi campeão pela IROC em 1970, bicampeão pela CART (1983 e 1985), onde largou 114 vezes, conseguiu quatro vitórias, quatro poles e 27 pódios. Big Al viu uma carreira de sucesso do filho, Al Unser Jr, e ainda teve a oportunidade de ver o seu neto Al Unser III disputar algumas corridas em categorias de base da IRL, mas longe de continuar alinhagem de ouro da família Unser. Hoje, Al Unser Sr participa de algumas exibições de carros de corridas antigos e é continuamente (e merecidamente) homenageado pela sua vitoriosa carreira.
Parabéns!
Al Unser

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