sábado, 10 de outubro de 2009

Tática ou velocidade?


Tática! Foi dessa forma que o atual campeão da F-Indy, Dario Franchitti, respoderia essa pergunta! O escocês da Chip Ganassi fez uma corrida totalmente discreta numa prova atípica, sem nenhuma bandeira amarela, e se aproveitando do ritmo alucinante dos outros concorrentes ao título (Briscoe e Dixon) que vinham à sua frente, Franchitti venceu de forma surpreendente ao economizar combustível e mostrou que nem sempre o mais rápido garante a vitória na Indy.

A disputa em Miami resumiu bem a temporada 2009 da Indy, com um domínio brutal de Ganassi e Penske em compração as outras. Franchitti, mesmo largando na pole, percebeu rapidamente que não tinha carro para perseguir de perto Ryan Briscoe e Scott Dixon e deixou os dois representantes da Oceania se degladiarem a corrida toda pela primeira posição, numa verdadeira luta aberta, em que não houve interrupções, numa prova limpa e sem maiores incidentes. Um fato interessante era a comparação de acertos dos dois pilotos oceânicos, com Dixon preferindo um carro mais rápido por dentro, enquanto Briscoe acertando seu carro para andar bem por fora. Foi uma disputa em alto nível entre os dois pilotos, que abriam um boqueirão com relação a Franchitti e o resto. Literalmente o resto. Antes da metade da corrida, Briscoe já tinha colocado uma volta no quarto colocado!

Na metade de uma prova tranqüila com relação a acidentes, Franchitti percebeu que poderia dar o pulo de gato na base da estratégia e diminuiu seu ritmo antes da terceira e última parada. Após parar na centésima volta, o escocês parou na 150º passagem e com outras cinqüenta faltando, só bastava manter o ritmo para completar a prova. E isso não era o caso dos dois líderes, destacados na frente. O duo Briscoe e Dixon já tinha uma vantagem de duas voltas com relação ao 4º colocado Kanaan e não diminuíam o ritmo. Pelas contas, eles teria que fazer o sphash-and-go nas últimas voltas. Numa última cartada, Briscoe tentou colocar uma volta em Franchitti, mas não deu tempo e o australiano visitou os boxes nos últimos suspiros do campeonato, algo que Dixon tinha feito um pouco antes.

Num ritmo longe de ser o mais rápido, mas usando a inteligência e uma ótima leitura da corrida, Franchitti não se impressionou com a rápida aproximação de Briscoe e recebeu a bandeirada em primeiro, lhe garantindo o segundo título na Indy. Após uma passagem ridícula na Nascar em 2008 e o seu título na Indy em 2007, Dario voltou com extrema caregoria a IRL, mostrando que nunca deveria ter saído de lá e podendo comemorar à vontade nos braços de sua esposa Ashley Judd. Se não bastasse tanta sorte nas corridas, Franchitti ainda tem mais essa!

Parabéns!
Dario Franchitti

Nenhum comentário:

Postar um comentário