domingo, 17 de abril de 2011

Uma cara diferente em 2011

Que as novas regras melhoraram as corridas da F1, isso ficou claro na semana passada na prova na Malásia. Contudo, a corrida deste domingo foi ainda melhor do que a agitada prova malaia e as táticas provocadas pelos novos pneus que se desgastam bem mais não confirmou o amplo favoritismo de Sebastian Vettel e quem se aproveitou disso foi Lewis Hamilton, que começou a semana criticando a McLaren, mas viu sua equipe lutar contra o tempo para consertar um problema de última hora e vencer pela primeira vez no ano também utilizando a sua já tradicional garra e talento para efetuar várias ultrapassagens durante a emocionante corrida chinesa.


As emoções do Grande Prêmio da China começaram antes mesmo da largada, quando a McLaren de Hamilton apresentou um vazamento de combustível e os mecânicos trabalharam freneticamente para fazer o inglês não perder sua 3º posição no grid. A pressa foi tal que Lewis saiu dos boxes ainda sem um pedaço de sua carenagem e com escassos 30s faltando para o box fechar. Mas ficou a dúvida. A McLaren superaria o problema apresentado ainda nos boxes? A resposta veio na ótima largada dos seus dois pilotos, com Button e Hamilton superando Vettel ainda antes da primeira curva e não serem ameaçados pelo alemão da Red Bull. Button comandou o início da prova, com Hamilton sempre muito próximo quando começaram as paradas de boxe. A nova dinâmica da corrida viu várias alternativas sendo criadas e mudanças de comportamento nos carros. Após a primeira parada, Nico Rosberg liderava com boa vantagem, enquanto a Ferrari de Felipe Massa parecia prestes a escalar o pelotão rumo a uma provável briga pela vitória. No entanto, táticas diferentes entraram no tabuleiro. Mercedes e McLaren resolveram parar três vezes, considerado normal para a atual temporada, enquanto Ferrari e Vettel parariam duas vezes. Isso mudou o panorama da prova, com Vettel liderando à frente de Massa, com os três carros prateados de Rosberg, Button e Hamilton logo atrás. Porém, foi nesse momento que Hamilton começou seu show de pilotagem e de ultrapassagens, deixando para trás Button, Massa e Vettel (faltando cinco voltas) em emocionantes disputas na pista e a corrida veio para o inglês de forma sensacional. Hamilton chegou a ameaçar que não aturaria por muito tempo a McLaren e seus carros regulares e confiáveis, mas não tão rápidos quanto a concorrência. O time prateado respondeu com um bom carro em ritmo de prova, uma dedicação para colocar Hamilton na pista antes do fechamento dos boxes, no qual se a equipe fosse menos competente, faria o inglês largar dos boxes, que poucos times fariam e ótimas paradas de boxe. Lewis pode deveria estar mais do que agradecido por ter uma equipe de ponta em torno de si e mostrou que pode, em determinadas condições, superar a Red Bull e brigar pelo título com Vettel. Jenson Button proporcionou o momento pastelão da corrida ao simplesmente errar seu pit e entrar no meio da equipe Red Bull, com sua equipe lhe esperando mais à frente. O erro do inglês lhe custou a posição de Vettel na primeira rodada de paradas, mas Button foi o piloto eficiente de sempre, chegando em 4º lugar, nos mostrando gana em segurar um agressivo Hamilton e também um muito mais rápido Webber.


Se a Red Bull perdesse uma corrida como a de hoje ano passado, haveria motivos suficientes para criticar o time por falta de experiência e erros estratégicos. Porém, o time tentou uma forma fórmula para Vettel reconquistar a vantagem vista nos treinos e por cinco voltas ela não funcionou, mas os pneus duros da Pirelli não permitiram ao alemão segurar por mais tempo o nitidamente mais veloz Hamilton. Não restam dúvidas que o Kers começa a fazer falta a equipe e a largada, momento em que Vettel se viu ultrapassado pelas duas McLarens, foi nítido que o alemão ficou vendido. Mesmo assim a equipe acertou em cheio na estratégia que permitiu a espetacular recuperação de Mark Webber na corrida, que fez o australiano sair da obscura 18º posição rumo ao pódio, apenas 7s atrás do líder Hamilton e dois de Vettel. Webber começou a prova com pneus duros e foi discreto a ponto de ser ultrapassado pelo atirado Sergio Pérez, mas no decorrer da corrida, sempre com pneus moles e mais rápido do que os demais, o australiano foi galgando posições e conseguiu uma das corridas de recuperação mais espetaculares dos últimos anos, dando uma moral incrível a Webber para o resto do ano, podendo fazer com que o australiano volte a ser o piloto de ponta do ano passado. Nico Rosberg foi outro a fazer uma grande apresentação e por um certo momento o alemão parecia lutar seriamente pela vitória graças a estratégia de Ross Brawn, mas o piloto da Mercedes perdeu um pouco de rendimento na medida em que a corrida passava e terminou em 5º lugar, mas a boa corrida do alemão foi a prova de que a Mercedes pode crescer muito mais e lutar pela ponta durante o campeonato. Michael Schumacher não emulou o desempenho do seu jovem companheiro de equipe, mas ao menos chegou nos pontos e brigou bastante durante a prova, quase superando a Ferrari de Alonso.


Após um longo e tenebroso inverno, Felipe Massa fez uma grande corrida e suplantou completamente Alonso desde a largada. O brasileiro enfrentou praticamente sozinho carros bem mais rápidos do que o seu e ainda assim o pódio era algo palpável para Felipe no final da prova. A Ferrari tentou uma estratégia de duas paradas e foi Massa a liderar a equipe, levando o carro nas costas, ficando em 2º na parte final da corrida, quando as limitações da Ferrari fizeram com que o brasileiro fosse engolido por McLarens, Rosberg e Webber. Porém, a boa atuação de Massa lhe deu um pouco mais de moral frente a um apático Alonso, que mais pareceu Massa em seus piores (e recentes) dias. O espanhol foi uma pálida sombra de si mesmo e na comparação a Massa, gerenciou bem pior seus pneus, ficando muito atrás do seu companheiro de equipe. Com a próxima corrida sendo na Turquia, onde Massa sempre andou muito bem, as perspectivas são boas para o brasileiro. A Renault não repetiu as ótimas atuações das duas primeiras corridas do ano e Petrov teve que se contentar com a nona posição, marcando pontos importantes num dia em que o time francês não se encontrou e teve que largar em posições intermediárias por causa de problemas, o mesmo afetando Heidfeld, que ficou desta vez longe dos pontos. Mais uma vez superado por Petrov...


Nas equipes médias, Kamui Kobayashi é disparado o melhor piloto e com as suas já tradicionais ultrapassagens, mas também mostrando paciência e regularidade, o japonês vai marcando seus pontinhos, enquanto Sergio Pérez mostrou uma agressividade desvairada, provocando dois toques com alemães (Heidfeld e Sutil), ganhando com isso um drive-though e mostrando que precisa segurar um pouco mais sua impetuosidade. A Force Índia até começou bem com Paul di Resta se segurando na sua boa posição de largada, enquanto Sutil, que largou bem, estava logo atrás do seu companheiro de equipe, mas o time foi perdendo rendimento durante a prova e Di Resta não marcou pontos pela primeira vez em sua curta passagem pela F1, enquanto Sutil foi vítima de uma manobra banzai de Pérez e caiu várias posições, ficando longe dos pontos. A Toro Rosso deu pinta que poderia mostrar que os bons resultados na pré-temporada não era blefe e teria chances de marcar bons pontos hoje, mas já na largada Buemi e Alguersuari foram perdendo posições e após a primeira parada, o espanhol seria o único a abandonar com um pneu traseiro saindo do seu carro. Buemi fez uma prova apagadíssima e ficou bem longe dos pontos, enquanto a dupla da Toro Rosso vê a sombra de Daniel Ricciardo bem grande perto deles. A Williams errou na mão esse ano e a tradicional equipe, de tantas glórias no passado, se viu brigando para não ser a pior das equipe já estabelecidas, conseguindo o objetivo pela metade, pois se Barrichello conseguiu ficar á frente da Lotus, Pastor Maldonado não o fez e passou o vexame de ficar atrás de Kovalainen. Se a Lotus já começa a entra na briga pelas posições intermediárias, Virgin e Hispania mostraram mais confiabilidade e completaram a corridas com seus dois pilotos, com destaque negativo para Liuzzi, que ficou atrás de Narain Karthikeyan na corrida, depois do hindu ter ficado cinco anos (!) fora da F1.


A F1 termina sua primeira temporada asiática mostrando que a Red Bull continua tendo o melhor carro e um Vettel cada vez mais seguro e não menos veloz, mas também que equipes como McLaren, Mercedes e, um degrau atrás, Ferrari continuam se mexendo e podem impedir um fácil título dos energéticos. A McLaren mostrou o quanto cresceu já na primeira corrida após uma pré-temporada pífia, enquanto a Mercedes já mostrou sua garra ao ver Rosberg liderar com seus próprios méritos. A Red Bull que se cuide, pois o título ainda não está ganho e há muita gente boa querendo impedir isso.

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