sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A mais curta



O que falar de uma corrida percorrida em apenas 14 voltas? Porém, o Grande Prêmio da Austrália de 1991 teve alguns fatos marcantes, que entrariam para a história da F1, além de ter sido a mais curta corrida da história da categoria. Primeiro, e mais importante, foi a despedida de Nelson Piquet da F1, com o brasileiro chegando a pontuar na curta corrida australiana. O tricampeão estava de saco cheio da F1 após a dispensa do seu amigo Roberto Moreno por parte de Flavio Briatore e tendo um novato como Michael Schumacher ao seu lado, Piquet parecia ainda mais desmotivado. Outro foi a demissão de Prost da Ferrari naquele final de semana. Já apalavrado com a Williams, Prost fez questão de criticar a Ferrari e sabendo do temperamento dos italianos, sabia da possibilidade de se livrar do contrato com os italianos e ir para a melhor equipe do momento. E por último, Ayrton Senna terminava uma Era de sonho para ele o para o Brasil. Em quatro temporadas, três títulos e a certeza que era mesmo o melhor piloto do momento. O que Senna não sabia ao comemorar a vitória em Adelaide, que essa Era estava terminando e estava prestes a iniciar outra, dos carros de outro planeta da Williams. Para se ter uma ideia, Senna só marcaria duas poles, sua marca registrada, nas próximas duas temporadas. Uma corrida tão curta e chuvosa, mas cheia de fatos históricos...

Um comentário:

  1. Classificação do Grande Prêmio da Austrália, Adelaiade, de 3 de Novembro de 1991
    (pilotos que pontuaram do 1º ao 6º colocado):

    - 1º Ayrton Senna-Brasil
    McLaren-Honda V12
    Goodyear
    (5 pontos);

    - 2º Nigel Mansell-Inglaterra
    Williams-Renault V10
    Goodyear
    (3 pontos);

    - 3º Gerhard Berger-Áustria
    McLaren-Honda V12
    Goodyear
    (2 pontos);

    - 4º Nelson Piquet-Brasil
    Benetton-Ford V8
    Pirelli *
    (1,5 ponto);

    - 5º Riccardo Patrese-Itália
    Williams-Renault V10
    Goodyear
    (1 ponto) e

    - 6º Gianni Morbidelli-Itália
    Ferrari V12
    Goodyear
    (0,5 ponto)


    * Último ano da Pirelli na Fórmula 1 e só retornaria em 2011 como única fornecedora de pneus. Como foi com a Goodyear nos campeonatos de 1992 à 1996, a Bridgestone em 1999 e 2000, 2007 à 2010.

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